+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rodrigo_eiji
    Visitante

    Padrão Problema cruel com Permissões...(Ultima tentiva...por favor alguem me ajude)

    Problema CRUEL....
    Então está acontecendo o seguinte, eu dei permissão 770 para a pasta mais no samba eu dou permissão para qualquer usuario e não vai se eu coloco na pasta 777 e dou no samba permissão só para alguns todos entram e se dou 770 só o criador da pasta entra....putz não sei o que fazer para permitir só alguns usuários nas respectivas pastas....
    Por favor quem puder me ajudra colocando um compartilhamento para que eu possa ver como configura ou então alguma explicação mais detalhada eu agradeço muito....

  2. #2

    Padrão

    Amigo, tem vários exemplos de configuração no focalinux.
    Dá uma olhada ai fera.

    Guia Foca GNU/Linux - SAMBA

    Ab

  3. #3

    Padrão

    cara..

    você precisa especificar os usuários que terão acesso ao diretório, ou entao você especifica o grupo...

    valeu

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_eiji Ver Post
    Problema CRUEL....
    Então está acontecendo o seguinte, eu dei permissão 770 para a pasta mais no samba eu dou permissão para qualquer usuario e não vai se eu coloco na pasta 777 e dou no samba permissão só para alguns todos entram e se dou 770 só o criador da pasta entra....putz não sei o que fazer para permitir só alguns usuários nas respectivas pastas....
    Por favor quem puder me ajudra colocando um compartilhamento para que eu possa ver como configura ou então alguma explicação mais detalhada eu agradeço muito....
    =====================================================

    Bom Rodrigo. O samba se utiliza de duas maneiras de restrição de acesso. Primeiro através do próprio sistema linux e depois pelo samba propriamente dito.
    No seu caso a permissão 770 (usuário + grupo) apenas. Mesmo que você libere no samba os demais usuários não vão conseguir acessar esta pasta somente o dono e o grupo que você configurou com o CHOWN.
    Digamos que você configure o dono e usuário da seguite forma:

    # chown joao.grupo1 /home
    # chmod 770 /home

    Dessa forma só vão acessar o dono e o grupo. Se você não é dono da pasta e precisa acessála tem que fazer parte do "grupo1". No samba você utiliza o seguinte parâmetro:

    valid users = @grupo1 - Ou seja além do dono aquelas que pertençam ao grupo1 também terão acesso a pasta.


    Poré você precisar dizer ao linux quem pertence aquele grupo. É só editar o arquivo /etc/group. Depois dos dois pontos acrescente o nome do usuário que vai pertencer aquele grupo. se quiser colocar mais de um usuário separeos por virgula.

    Para adicionar um grupo no linux use # addgroup.

    Não sei se me fiz entender mais qualquer coisa formule outra pergunta.
    Vamos tentar resolver.