+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda por grupo. Como?

    Gostaria de saber como faço para criar grupos de velocidade.

    Exemplo:
    Plano A 64k
    Plano B 128k
    Plano C 256k

    Dae ao invés de clriar controle de banda para cada usuario individualmente eu simplesmente adicionaria o IP ao grupo desejado.

    Ja procurei no forum e nao encontrei. Fiz uns testes aqui usando regra Pai e Filho mas dae os clientes ficam compartilhando a banda da regra pai :P.

    Se alguem puder ajudar seria bom pois ficaria bem mais pratico controlar dessa forma pois se um usuario derepente resolve mudar de plano eu simplesmente mudo ele de grupo em vez de redigitar tudo devovo. Ainda mais se for para um funcionario fazer isso.

  2. #2

    Padrão

    A solução que me veio a cabeça é que você marque faixas de IPs com o iptables e faça o controle da banda por essas marcações, aplicando um controle a cada marcação.

    Se não me engano, no Wiki da Under existe um script para controle de banda, basta ajustá-lo para filtrar cada uma dessas marcações.

    Espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    Mas neste caso eu teria que mudar a faixa de ip toda vez que o usuário mudase de plano?

  4. #4

    Padrão

    Por exemplo:
    Você tem registro da faixa 200.231.25.0/24

    De 200.231.25.30-130 sao os usuarios com conexao de 300k
    De 200.231.25.130-230 sao os de plano 500k

    e por ai vai...
    Quando ele mudar de plano vc muda no DHCP pra qual faixa deve ser assimilado um ip para aquele MAC

    eu acho meio gambiarra fazer assim, mas eh o unico jeito q eu pensei...
    nao conheço nenhum outro modo, nunca mexi com isso na prática =P

    até mais

  5. #5

    Padrão

    No mk, vc pode fazer de outras formas, mas a que tenho usado é através do hotspot. è só criar um profile com rate-limit diferentes : 128k,256k etc ....
    Espero ter dado uma força ae ..
    falow .........

  6. #6

    Padrão

    Voce pode usar o exemplo edyn e criar uma queue para cada plano.Vou fazer unteste no meu.