Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gradear Bairro com Wireless

    Olá galera!



    Minha necessidade é gradear um bairro com sinal wireless, onde as pessoas com seus notebooks reconheçam o sinal e naveguem.

    JÁ SEI DA LIMITAÇÃO DO ALCANCE DO SINAL WIRELESS E TALZ..... colocarei diversas ominis pelas ruas (é um condomínio fechado) a fim de dar a maior cobertura possível.
    Claro que quem diver la nos fundo da casa não vai achar sinal.....

    Minha maior dúvida!

    Como chegar com sinal nos APs????
    Fazer um p-t-p ficaria inviável.... e saturaria mais ainda o spectro (tendo em vista que seria tudo 2.4).

    Será que se eu colocar AP a cada 300m com omini de 8dbi e colocar para falar em WDS funciona?????

    Pretendo deixar tudo como bridge e autenticar no servidor.

    Que solução vocês veem para essa necessidade?

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Olá galera!



    Minha necessidade é gradear um bairro com sinal wireless, onde as pessoas com seus notebooks reconheçam o sinal e naveguem.

    JÁ SEI DA LIMITAÇÃO DO ALCANCE DO SINAL WIRELESS E TALZ..... colocarei diversas ominis pelas ruas (é um condomínio fechado) a fim de dar a maior cobertura possível.
    Claro que quem diver la nos fundo da casa não vai achar sinal.....

    Minha maior dúvida!

    Como chegar com sinal nos APs????
    Fazer um p-t-p ficaria inviável.... e saturaria mais ainda o spectro (tendo em vista que seria tudo 2.4).

    Será que se eu colocar AP a cada 300m com omini de 8dbi e colocar para falar em WDS funciona?????

    Pretendo deixar tudo como bridge e autenticar no servidor.

    Que solução vocês veem para essa necessidade?
    Isso só seria possível com aps em wds a uma distancia de 400 metros +ou- um de outro e com omnis de 5 dbi Hyperlink, isso pra poder usar a Wireless onboard dos Notebooks, antena direcional nos clientes vc consegue expandir a area de cobertura de seu sinal em alguns quilometros.
    Última edição por marcelomg; 09-12-2006 às 14:55.

  3. #3

    Padrão

    Não pretendo usar antenas nos cliente.... pois o mais distante estará a 200m.

    Minha dúvida é se com esses aps WL-5460 eu vou conseguir dar conta do recadoem WDS.

  4. #4

    Padrão

    Ja tentei fazer esse teste ai mas com o 5460 não consegui ele é muito fraco de sinal, derepente vc consiga mas eu não aconselho, eu fiz em uma consecionaria coisa parecida, os vendedores atendem os clientes no patio onde estão os carros e é bem grande o patio, utilizei senao 2611 e ficou showm de bola.

    Ale

  5. #5

  6. #6

    Padrão eu faria da seguinte forma

    sem usar omini usaria setoriais por causa do tamanho de lobulo delas e usaria aps zinwell g120 em wds caso o trafego seja pequeno, poderia coloca uma omini no meio do condominio com um ap melhor que os g120 e nas extremidades das "ruas" coloca as setorias de tal forma que ela pegue o sinal da omini centro e repita no wds nas ruas.

  7. #7

    Padrão

    Tux,

    Você acha que o G120 será melhor que o WL-5460????
    Pretendo usar APRouter com 150mW (ele vai até 400, mas acho q 150 resolve).

  8. #8

    Padrão

    rapaz eh melhor usar um ap ja com 250mw de hardware, creio que seja melhor sim que wl-5460

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Também estou com um projeto desses aqui. Qual a idéia?

    Usar os APs em ad-hoc, configurando o [ O L S R . O R G ] para que os mesmos comuniquem-se entre si no mesmo canal, sem a repetição de pacotes do WDS. Utilizando antenas omnis de 5 ou 6 dbi no máximo e instalando-os em pontos estratégicos, variando a altura, onde conseguiria alcançar todas as casas e ruas do condomínio.

    Caso, não dê certo, utilizar setoriais, combinadas com painéis, para que o sinal, chegue onde for preciso.

  10. #10

    Padrão

    Sérigo,

    Nunca usei uma rede ad-hoc, desta forma todo mundo falaria entre si e os notebooks tbm seria configurados em ad-hoc?

    Acabei chegando em uma outra questão..... image um cara sacana ligar um dhcp server, ele pode gerar um sério problema nessa rede, oq vc acha?
    (em wds ou outro modo tbm geraria)

  11. #11

    Padrão

    essa eh uma boa ideia sergio, dependendo do tamanho do condominio poderia ser usado 2 aps em cada ponto recebendo o link do pop central e jogando um modo ap nas setorias.

    tenho um cliente que tem um note acer com wireless atheros que pega em quase toda cidade, uso setorial de 14dbi hyperlink, a cidade tem casas de no maximo 3 andares e ele acessa em muitos lugares mesmo.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Sérigo,

    Nunca usei uma rede ad-hoc, desta forma todo mundo falaria entre si e os notebooks tbm seria configurados em ad-hoc?

    Acabei chegando em uma outra questão..... image um cara sacana ligar um dhcp server, ele pode gerar um sério problema nessa rede, oq vc acha?
    (em wds ou outro modo tbm geraria)
    Já usei Ad-Hoc, numa cidade inteira e nunca tive provlemas, na época eram uns 30 pontos dessa forma.
    O [ O L S R . O R G ] é justamente para indicar a melhor rota/conexão para o cliente (MESH).

    Quanto ao DHCP, o negócio é tunelar todo mundo dentro de um PPPoE da vida, para evitar isso. Estou estudando a solução, ainda não coloquei em prática, mas se quiser podemos trocar experiências disto por aqui. Em qualquer modo, inclusive AP, se um indivíduo ligar um DHCP ou DNS ele começa a bagunçar a rede. Meu projeto deverá ser implantado em Janeiro, inclusive com a instalação de câmeras wireless

    Inicialmente usarei alguns zinwell G-120 para testes e depois pretendo trocar para WAR 533 Mhz.

    Não posso te afirmar ainda como funcionará tudo e não pensei em toda a questão de segurança, mas garanto que farei isto funcionar, nem que seja preciso colocar uns Cisco Aironet .

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    essa eh uma boa ideia sergio, dependendo do tamanho do condominio poderia ser usado 2 aps em cada ponto recebendo o link do pop central e jogando um modo ap nas setorias.

    tenho um cliente que tem um note acer com wireless atheros que pega em quase toda cidade, uso setorial de 14dbi hyperlink, a cidade tem casas de no maximo 3 andares e ele acessa em muitos lugares mesmo.
    é Tux, idéia eu tenho um monte, às vezes falta tempo para me dedicar as mesmas e colocar em prática.

    Como estará tudo em ad-hoc não precisa de 2 APs ou um AP de 2 cartões, o negócio é poder de processamento para aguentar o tráfego e às vezes uma quantidade maior de clientes simultâneos.

    Mas realmente tudo ainda é uma idéia, não colocada em prática, a não ser em bancada dentro de um espaço muito pequeno pela magnitude do projeto. Mas em breve terei mais dados para isso.

  14. #14

    Padrão

    Assim tenta usar redes Mesh melhor maneira de voce fazer isso
    existem varias empresas que vendem equipamentos para essa finalidade e o que pode ser feito tambem é usar os aparelhos da Linksys os WRT54G com o filmware alterado assim voce pode fazer com que eles trabalhem com os protocolos de roteamentos RLSR que faz roteamento dos pacotes exitem tambem empresas que ja vendem os seus proprios equipamentos
    MESH que é o caso da TROPOS NETWORKS

    procura saber mais sobre o assunto a UFF aqui no rio de janeiro esta com um projeto desse tipo mas para fins academicos

    alguns links para consulta

    Tropos Networks. The proven leader in delivering ubiquitous, metro-scale Wi-Fi mesh network systems.
    Products - Introduction | RoamAD - converged wireless solutions for Metro Wi-Fi and 4.9GHz Public Safety | Mobile VoIP | VoWiFi | WiMAX | Muni WiFi | Mesh
    MuniWireless
    * Projeto ReMesh * UFF - RNP esse é da UFF
    VMesh - Wireless Experimental Testbed
    roofnet [MIT Roofnet]
    UCSB MeshNet
    CambridgeMatrix
    Melbourne Wireless >> wiki board >> MobileMesh
    Die Webseite fuer WLAN und freie (Funk-)Netze im deutschsprachigen Raum
    Main Page - WirelessAfrica

    esse é o maximo que eu posso ajudar espero ter te dado uma luz

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    vc utilizou WDS no Senao?
    É verdade vc disse WDS desculpe eu usei como Ap foi mal.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    Assim tenta usar redes Mesh melhor maneira de voce fazer isso
    existem varias empresas que vendem equipamentos para essa finalidade e o que pode ser feito tambem é usar os aparelhos da Linksys os WRT54G com o filmware alterado assim voce pode fazer com que eles trabalhem com os protocolos de roteamentos RLSR que faz roteamento dos pacotes exitem tambem empresas que ja vendem os seus proprios equipamentos
    MESH que é o caso da TROPOS NETWORKS

    procura saber mais sobre o assunto a UFF aqui no rio de janeiro esta com um projeto desse tipo mas para fins academicos

    alguns links para consulta

    Tropos Networks. The proven leader in delivering ubiquitous, metro-scale Wi-Fi mesh network systems.
    Products - Introduction | RoamAD - converged wireless solutions for Metro Wi-Fi and 4.9GHz Public Safety | Mobile VoIP | VoWiFi | WiMAX | Muni WiFi | Mesh
    MuniWireless
    * Projeto ReMesh * UFF - RNP esse é da UFF
    VMesh - Wireless Experimental Testbed
    roofnet [MIT Roofnet]
    UCSB MeshNet
    CambridgeMatrix
    Melbourne Wireless >> wiki board >> MobileMesh
    Die Webseite fuer WLAN und freie (Funk-)Netze im deutschsprachigen Raum
    Main Page - WirelessAfrica

    esse é o maximo que eu posso ajudar espero ter te dado uma luz
    Obrigado pelas dicas balisteri.
    Esse projeto da UFF eu não tinha visto ainda, já está no meu favoritos.

    Vamos ler pessoal, até fazer calo nos olhos.

  17. #17

    Padrão

    Essa galera é empenhada!!!!


    Com união a gente consegue!

    ...então sérgio, eu também pretendo colocar minha rede em fase experimental em janeiro/2007.

    Estarei pesquisando e oq eu for encontrando postarei aqui.

    Esse projeto do Rio é muito bom!

  18. #18

    Padrão

    Eu acho o seguinte, cada condominio tem um esquema de casas, ruas etc tem que ver cada um a sua aplicação e relizar em algumas ruas desses condominio um teste.

  19. #19

    Padrão

    outra coisa que eu esqueci de falar tambem é que o mikrotik tambem vai imprementar a sua versão de Rede Mesh mas somente nas versões acimas de 3.0 por enquanto esta em teste mas até agora não sei nada realmente sobre poder fazer isso no mikrotik mas vamos esperar e ver no que dá rsrsrsrsssrsrsrsrsrs


    vamos pesquisar galera.........estudar é a luz do futuro e a evolução humana.

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    outra coisa que eu esqueci de falar tambem é que o mikrotik tambem vai imprementar a sua versão de Rede Mesh mas somente nas versões acimas de 3.0 por enquanto esta em teste mas até agora não sei nada realmente sobre poder fazer isso no mikrotik mas vamos esperar e ver no que dá rsrsrsrsssrsrsrsrsrs


    vamos pesquisar galera.........estudar é a luz do futuro e a evolução humana.
    O starv3 já implementou o [ O L S R . O R G ] , além de algumas configurações de clocking nos canais (algo igual aos Ayraia). É interessante.