+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question tc & iptables ajuda!

    Olá pessoal eu tenho um servidor linux aqui e estou fazendo QoS com tc + iptables! Funciona numa boa mas agora mudou um pouco a necessidade aqui e não estou conseguindo encontrar uma solução para implementar as regras de QoS.

    Meu servidor possui duas placas de rede, uma delas ligada diretamente a minha lan e a outra é uma interface que possui VLANs e esta conectada a várias outras redes.

    Eu tenho um link de internet de 512Kbps simétrico e preciso compartilhar isso de forma a garantir para uma das interfaces de vlan ("rate") 256Kbps (exemplo, eth0.200) e para a interface lan (exemplo, eth1) + ("rate") 256Kbps quando uma das duas não estiver utilizando esses 256Kbps a outra poderia utilizar, podendo chegar aos ("ceil") 512Kbps de meu link.

    Tinha regras funcionando mas cada um tinha seu próprio limite e não era necessário compartilhar essa banda de 512Kbps e agora estou precisando... tentei mudar umas regras aqui creio que não esta funcionando!

    Alguém poderia me dar um help em como achar uma solução para esse cenário?

    Valeu!!

    André

  2. #2

    Question

    O meu problema maior pessoal não é com o Upload! Pois tenho somente uma interface por onde o trafego irá sair que é minha interface WAN! Assim eu consigo criar um QDISC para essa interface compartilhando meus 512Kbps de uplink sem problema!

    O que eu não estou sabendo fazer é o compartilhamento dos 512Kbps de downlink que tenho em duas interfaces diferentes (eth1 e eth0.200, por exemplo) naquele cenário que expliquei na mensagem anterior, as duas possuem 256Kbps garantidos (rate) mas quando uma não estiver utilizando o link a outra pode usar os 256Kbps que sobram, chegando no limite de 512Kbps (ceil)!

    Alguém tem alguma dica sobre isso?? Em como eu poderia proceder?
    Pois eu acho que não é possível colocar em um QDISC regras de uma interface diferente por exemplo:

    tc qdisc add dev eth1 root handle 1: htb default 12
    tc class add dev eth1 parent 1 classid 1:1 htb rate 512kbit
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 htb rate 256kbit ceil 512kbit
    tc class add dev eth0.200 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 256kbit ceil 512kbit

    Quando faço isso sempre me da esse erro "RTNETLINK answers: No such file or directory" relacionado a interface eth0.200!

    Será que existe uma solução para isso?

    Valeu!!

    André

  3. #3

    Question

    Só mais uma! Hehehe seria possível controlar o dowload e o upload em somente uma interface?

    Até onde eu sei é possível controlar o trafégo que sai das interfaces, por exemplo o trafego que sai da minha interface wan para a internet (upload) e o trafego que sai das interfaces da minha lan e da interface com vlan (download)

    Valeu!!

    André

  4. #4

    Padrão

    Saudações amigos,

    Eu fiz isso mas usando IMQ, diretamente na na interface de rede física eu acho que não tem como. Tem aquele módulo do kernel emq mas eu não o testei.
    Dá uma olhada no site do imq
    LinuxIMQ

    Abraço.