+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Question Interpretar diferenças na velocidade

    Pessoal, segundo esses testes, o Mikrotik trabalha com velocidades diferentes de acordo com o protocolo, sei que o udp por ser + simples é + rapido, mas a diferença em enviar e receber é gritante.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         recev tcp.jpg
Visualizações:	100
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	120   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         send tcp.jpg
Visualizações:	97
Tamanho: 	35,5 KB
ID:      	122  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         recev udp.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	36,0 KB
ID:      	123   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         send udp.jpg
Visualizações:	82
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	124  


  2. #2

    Padrão Interpretar diferenças na velocidade

    Kra, a princípio eu também achava isso meio maluco mas com o passar do tempo eu comecei a entender...(não sei se estou certo, mas acho que faz sentido).

    OBS: Não sei a estrutura que você esta utilizando ae, por isso pode ser que eu fale alguma bobagem ou algo que não se aplique ao seu cenario.

    Eu acho que o envio (do cliente para a torre) geralmente é pior pois a quantidade de ruído na torre é muito maior do que o ruído do lado do cliente. Se temos muitos clientes, ou um cliente com o sinal ruim ou então compartilhamos a torre com algum outro sistema/empresa (mesmo que esta não trabalhe na mesma frequencia que agente) teremos uma poluição muito grande próximo a antena (ou no caminho até a antena)...o que é menor do lado do cliente (não estou dizendo que não existe ruído ou poluição do lado do cliente, mas este sempre tem uma situação melhor do que a torre, além de utilizar uma antena direcional que capta menos ruído).
    Acho que por isso o envio/upload é crítico enquanto o download não. Em meus clientes sempre que aparece algum problema sempre verifico primeiro o upload (é claro que temos q ter certeza de que não existe vírus e tal's no pc dele).
    Eu gosto de fazer esses testes com um ftp via MS-DOS mesmo pra ver no que dá e com base nas velocidades obtidas tiro minhas conclusões, e é batata...
    Geralmente os clientes não percebem o problema com o upload pq grande parte deles utiliza apenas navegação e neste caso o envio de informações é muito pequeno, enquanto o recebimento é grande, mas se vc inverter a situação tentando enviar um email com anexo ou fazendo um upload via ftp vc vai notar o que eu estou dizendo (desligue programas p2p pra fazer esses testes.)

    Bom, é essa minha experiencia...

    t+