+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas que todos têm.. eu acho. colaborem

    Olá pessoal,

    Vamos juntos tentar esclarecer algumas dúvidas e talvez alguns "mitos"

    1-) Se eu setar a velocidade básica das minhas interface wireless no MK para 1 ou 2 Mbps, eu melhoro a perfomance dele? Visto que não vai ficar tentando levantar o link de 11mbps, independente do sinal do cliente, se é bom ou médio ?

    2-) As G510, seguram quanto de potência ? Até onde dá para abusar ?

    3-) Alguns clientes meus, o sinal fica em -75 e outros -54.. são bons resultados ? isso a menos de 1km visada direta na setorial. Era para ser melhor ?

    4-) Quais vantagens de se usar o RADIUS para autenticar o PPPoE ? Estamos implementando, mas tenho minhas dúvidas.

    5-) Como ter um ajuste melhor das setoriais ? Olhômetro ? O que fazer para ficar filé..

    Abraços, por enquanto é só. Colaborem.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá pessoal,

    Vamos juntos tentar esclarecer algumas dúvidas e talvez alguns "mitos"

    1-) Se eu setar a velocidade básica das minhas interface wireless no MK para
    1 ou 2 Mbps, eu melhoro a perfomance dele? Visto que não vai ficar tentando levantar o link de 11mbps, independente do sinal do cliente, se é bom ou médio ?
    Sim, melhora, pois DSSS é assim, quanto menor a largura de banda, menos saltos, portanto menos perda, menos "esforço". Normalmente quando você precisa de um link de longo alcance umas das primeiras coisa é setar uma largura de banda menor.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    2-) As G510, seguram quanto de potência ? Até onde dá para abusar ?
    Não faço idéia. Sempre trabalhei com o valor padrão indicado pelo fabricante.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    3-) Alguns clientes meus, o sinal fica em -75 e outros -54.. são bons resultados ? isso a menos de 1km visada direta na setorial. Era para ser melhor ?
    Era para ser muito melhor. Os clientes de -54 dbm estão dentro do padrão, agora esses de -75 dbm estão totalmente fora. Procure ver o posicionamento do TILT de suas setoriais (se forem aquelas q vc postou umas fotos outro dia). Caso não resolva é placa xing ling ou instalação inadequada no cliente.

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    4-) Quais vantagens de se usar o RADIUS para autenticar o PPPoE ? Estamos implementando, mas tenho minhas dúvidas.
    A vantagem seria o túnel, usuários sem gateway, e dizem, um gereciamento melhor. Não conheço outras. Agora as desvantagens, em se tratando de wireless, algumas que sei: manutenção demais, perda da sessão por variação do sinal

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    5-) Como ter um ajuste melhor das setoriais ? Olhômetro ? O que fazer para ficar filé..
    Estude o diagrama de irradiação, ajuste no olhometro de acordo com a área que quer cobrir e depois; faça survey em pontos chaves sempre com um técnico na torre para ajustar conforme orientação baseada nos resultados.

  3. #3

    Padrão

    Mano, nem precisa complementar nada, show de bola as respostas do amigo Sergio.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Mano, nem precisa complementar nada, show de bola as respostas do amigo Sergio.
    Concordo !!! Vlw e espero que ajude outras pessoas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Era para ser muito melhor. Os clientes de -54 dbm estão dentro do padrão, agora esses de -75 dbm estão totalmente fora. Procure ver o posicionamento do TILT de suas setoriais (se forem aquelas q vc postou umas fotos outro dia). Caso não resolva é placa xing ling ou instalação inadequada no cliente.
    Sérgio, vlw mesmo pelas respostas..
    Mas eu tenho uma dúvida..
    Tenho um ptp e utilizo uma placa G520 no MK que distribui.. Na outra ponta tenho um cliente com uma ovislink 5460 com AProuter. Utilizo antenas Aquario de 25 dBi em ambas pontas.

    Coloquei a G520 como AP e a ovislink como Cliente..
    Os níveis são os seguintes:
    Na G520 marca meu cliente com -54 dBm
    Já na ovislink eu tenho 20% de sinal..

    Em quem confio??

    Obs: Nesse mesmo mk eu tenho outra G520 ligada em uma omni de 15 dBi.
    Lá no ovislink eu tenho o sinal da omni tbm com 35%.

    Não entendo.. Porque com a direcional dá menos sinal do que com a omni? E porque marca -54 no mk e 20% na ovislink??

    Se puder me ajudar entender vai ser muito bom..

    Grato

    Thiago

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Sérgio, vlw mesmo pelas respostas..
    Mas eu tenho uma dúvida..
    Tenho um ptp e utilizo uma placa G520 no MK que distribui.. Na outra ponta tenho um cliente com uma ovislink 5460 com AProuter. Utilizo antenas Aquario de 25 dBi em ambas pontas.

    Coloquei a G520 como AP e a ovislink como Cliente..
    Os níveis são os seguintes:
    Na G520 marca meu cliente com -54 dBm
    Já na ovislink eu tenho 20% de sinal..

    Em quem confio??

    Obs: Nesse mesmo mk eu tenho outra G520 ligada em uma omni de 15 dBi.
    Lá no ovislink eu tenho o sinal da omni tbm com 35%.

    Não entendo.. Porque com a direcional dá menos sinal do que com a omni? E porque marca -54 no mk e 20% na ovislink??

    Se puder me ajudar entender vai ser muito bom..

    Grato

    Thiago
    Quanto ao ovislink mostar apenas 20%, existem dois motivos: o software que monitora o sinal não é preciso ou realmente está com sinal baixo... coloque um notebook lá e realize testes, de preferência com um cartão sensível, como orinoco por exemplo, e o próprio software que vem com o cartão.

    Quanto a omni, é algo interessante, como ela irradia em 360° a antena cliente capta o sinal, a refração, a reflexão e tudo o mais... mas isso não quer dizer que seja um enlace de qualidade. Simplesmente o sinal é captado por vários lóbulos da antena (cliente), por isso a impressão de ser um enlace melhor.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quanto ao ovislink mostar apenas 20%, existem dois motivos: o software que monitora o sinal não é preciso ou realmente está com sinal baixo... coloque um notebook lá e realize testes, de preferência com um cartão sensível, como orinoco por exemplo, e o próprio software que vem com o cartão.

    Quanto a omni, é algo interessante, como ela irradia em 360° a antena cliente capta o sinal, a refração, a reflexão e tudo o mais... mas isso não quer dizer que seja um enlace de qualidade. Simplesmente o sinal é captado por vários lóbulos da antena (cliente), por isso a impressão de ser um enlace melhor.
    Hum.. certo.. eu consigo navegar tanto com o ptp quanto com a omni, porém com a omni em horários de pico começa a ter pings altos..
    Sobre o note eu fiz o teste, mas na torre de distribuição utilizando um orinoco classic gold e network stambler. Coloquei a ovislink em modo AP e obtive -50 dBm com o orinoco.
    Mas onde está o ovislink não tem como subir com note, pois é uma torre triangular de 30 metros.. Meio complicado..

    Deixei o link para teste essa semana, por enquanto não teve queda registrada no mikrotik.. vamos ver quando o tempo estiver ruim.. Ai que está meu medo..

    Vlw pela ajuda..

    Abraços..

  8. #8

    Padrão

    Quanto ao PPPoE, existe uma maneira de monitorar a qualidade do sinal.
    Se usa LCP.
    O PPPoE server manda um pacote lqr, se confirmado(respondido pelo cliente) fica tranquilo. Depois de 30 segundos (é um padrao, mas configuravel) é enviado outro pacote. Quando o cliente nao responder esse pacote, é mandado mais 5 seguidos com intervalo de 3 segundos. Se nao forem respondidos, a sessao é fechada.
    Tudo é configuravel, pelo menos com o ppp do freebsd. Creio que com linux tambem.

  9. #9

    Padrão Ola

    Amigo, sugestão, use o seu p2p na horizontal, acho que vai conseguir uma qualidade melhor, tbm veja a questao dos canais para na ficarem proximos, e nao esqueca de avaliar as possiveis interferencias, Estas antenas da aquarios, são mau vedadas, o que ocorre entrar agua e oxidar o lobulo prejudicanto o sinal