+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dandan26
    Visitante

    Padrão Melhorar desempenho do samba

    Boa tarde, galera gostaria de saber se tem como melhorar o desempenho do samba, temos um sistema na empresa, no qual ele fica armazenado em uma pasta no sama, todas as estações da rede acessam ele para buscar, gravar, informações... tem alguma conf em especial que deixa o samba bem mais rapido?



    fico no aguardo....

    valew galera.

  2. #2

    Padrão

    Existe.

    Código :
    read raw = yes
    write raw = yes
    oplocks = yes
    max xmit = 65535
    dead time = 15
    getwd cache = yes

    Você pode obter mais informações sobre as opções e o quê elas fazem no man do smb.conf.

    Mas eu digo de antemão duas coisas que fazem o seu Samba render bem mais. A primeira é um disco de alta velocidade (SATA ou SCSI). A segunda é uma placa gigabit.


    Abraços!

  3. #3

    Thumbs up

    Xstefanox, boa noite amigo. Obrigado pelas dicas. Nunca tinha percebido esses parâmetros no Samba. Também utilizo o samba na empresa, e tem momentos em que para conectar no servidor, parece que a estação fica travada. Mas depois de um certo tempo o mapeamento aparece. E esse lance do HD Sata ou SCSI eu sabia. O problema é que quando falamos isso para o dono da empresa, ele torce a cara. Mas vou ver também essa placa Gigabit que vc mencionou.
    Valeu. Um grande abraço.

  4. #4

    Padrão

    É cara... infelizmente, embora os discos SCSI sejam bons, o custo é alto. =/

  5. #5
    dandan26
    Visitante

    Padrão

    OPa... meu HD é SATA 260 GB, placa de rede intel giga, somente no servidor. Servidor dual core de 2.8 ghz, e 2 gb de ram. Switch 3com com 2 portas gigas tbm.

    Fiz o procedimento acima, mas na verdade nao melhorou muito nao. To achando que é algo do banco de dados, que é arquivo indexado, e ta muito grande e demorando para processar....


    Valew

    Galera;.;

    Abraçoss..

  6. #6

    Padrão

    Poxa... explica direito o problema que você tá tendo, ESPECIFICAMENTE. O quê está ocorrendo e tal...

  7. #7
    dandan26
    Visitante

    Padrão

    Bom, o problema que estou tendo, to achando o sistema que usamos muito lerdo. Resolvi trocar o server... como conf descrita anteriormente.

    Ao fazer o teste no server novo, somente com o servidor e minha maquina conectada no switch, nao notei muita diferença de velocidade. Por isso solicitei ajuda para melhorar o samba.

    Mas to achando que como meu banco de dados é arquivos indexados, os mesmo estao muito carregados dando uma lerdaza na hora q as estações solicitam serviços do sistema.

    Nao sei o que posso fazer para melhorar...

    to rodando com red hat enterprise

  8. #8

    Padrão

    Qual é o banco de dados que você utiliza?

  9. #9
    dandan26
    Visitante

    Padrão

    é arquivos indexados, padrao cobol.

    Ele fica na pasta do sistema no samba.

  10. #10

    Wink

    Dandan26, boa noite meu caro. Olha nós usamos um sistema de controle de produção numa Gráfica desenvolvido por mim e outro colega, todo em Cobol, já tem cerca de uns 6 a 7 anos. De mais ou menos uns 5 anos prá cá passamos a utilizar servidores Linux (Conectiva 8 e depois Slackware 10.0, 10.1, 10.2 e 11) e nesse aspecto de lentidão não temos nada a reclamar. Detalhe : a base de dados e os programas Cobol é toda para windows e colocamos tudo no servidor, inclusive com o programas executáveis também. Fazemos reindexação quando necessário ( e tem muito tempo que não reindexamos nada ), através do Rebuild e também é rápido. O que notamos de lentidão é que ainda temos um servidor que roda num Conectiva 8. Esse sim, é lento para conectar, e o aplicativo que está lá é em Delphi. Mas os servidores no Slackware o tempo de resposta dos aplicativos em Cobol é excelente. Temos cerca de 30 máquinas penduradas, além de uma rede remota, rodando OpenVPN, e com aplicativos Cobol. Roda tranquilo. E não rodamos nada via Wine. É via acesso direto das estações windows no servidor Linux, através de mapeamento de rede, via Samba.
    Agora tenho um amigo que trabalha em outra empresa, em frente a nossa e roda aplicativos em Cobol mas Cobol para Linux. Esse sim, é um tiro. Esse meu amigo as vezes vem aqui na empresa, e entra lá no servidor dele via ssh e de lá ele vai para outro servidor, onde está o aplicativo Cobol. Mas roda tranquilo também. Claro que aí o tempo de resposta tem uma degradação, porque está usando a Internet.
    Será que vc não tem arquivos do Cobol, com muitos índices ??? Te falo isso porque tenho um arquivo que tem 8 chaves, e 6 delas são chaves compostas de vários campos e quando a gente precisa reindexar, ele demora bastante. Em média cerca de 30 a 40 minutos.
    Outra coisa que aprendi ao longo do tempo. Eu venho de cultura IBM de grande porte. A gente fazia um programa gigantesco, mas não tínhamos problemas de memória. Os terminais burros se encarregavam de carregar o programa. Mas quando se trata de pc's a coisa muda de figura. Eu fiz o sistema com trocentos programas pequenos. Carregam rápidos e rodam rápidos. E tento dento do possível carregar o mínimo necessário de arquivos abertos ao mesmo tempo. Pelo que aprendi no Cobol e no Assembler, é que as instruções mais pesadas em linguagem de programação são o Open e o Close.
    Dê uma olhada ....
    Um grande abraço ....
    Última edição por pssgyn; 22-12-2006 às 21:13.

  11. #11
    dandan26
    Visitante

    Padrão

    pssgyn

    boa tarde... desculpa pela demora, mas o final de ano esta muito corrido...

    vou dar uma analisada com o pessoal que desenvolve meu sistema para ver o que pode ser feito..


    assim que tiver resposta coloco aqui...

    obrigado

    boas festas....