+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É melhor configurar o BIND com ou sem cache?

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    1) Gostaria de saber se é melhor configurar o BIND com ou sem cache?
    2) Qual o critério que se deve adotar para optar por utilizar o BIND com ou sem cache?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    com cache com certeza....

    simplesmente que as respostas de dns serao mais rapidas.. diminuindo o tempo de resposta.. economizando consultas externas...(reduzindo o uso do link)

  3. #3

    Padrão

    Você perguntou de forma ambígua, embora dê para responder que cache é sempre bom.

    Existem servidores BIND que são os "cache-servers", onde simplesmente armazenam requisições para outros endereços e repassam requisições. E existem os servidores que delegam domínios and so on, mas existem variáveis dentro dos mapas (zonas) de configuração que estipulam tempo de armazenagem. Qual tu quer saber?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Você perguntou de forma ambígua, embora dê para responder que cache é sempre bom.

    Existem servidores BIND que são os "cache-servers", onde simplesmente armazenam requisições para outros endereços e repassam requisições. E existem os servidores que delegam domínios and so on, mas existem variáveis dentro dos mapas (zonas) de configuração que estipulam tempo de armazenagem. Qual tu quer saber?
    xstefanox,

    Entendi o que você quis dizer, mas o que eu quero, é reunir em um único BIND (servidor DNS) as melhores caracteristicas possiveis, para que ele atendenda a toda a rede de uma forma satisfatória, é isso! Será que você entendeu agora?

    Muitissimo obrigado pela sua valiosa atenção e aguardo mais orientações suas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    com cache com certeza....

    simplesmente que as respostas de dns serao mais rapidas.. diminuindo o tempo de resposta.. economizando consultas externas...(reduzindo o uso do link)
    Beleza, era o que eu imaginava!

    Obrigado pela atenção.

  6. #6

    Padrão

    pelo que eu saiba o que determina quanto tempo um dominio fica no cache é a configuração do dns master...

    por exemplo se eu configuro meu bind o dominio exemplo.com.br e digo pra ele que o TTL é de 1 hora entao o vai ser 1 hora que os DNS vao quardar esse dominio no cache deles, após 1 hora se vem uma consulta nesse dominio o DNS que foi consultado vai até o seu servidor (master/slave do dominio) e faz a consulta denovo.

    deixar esse valor baixo ou alto tem vantagens...
    por exemplo.
    se voce deixa alto vao ser menos consultas no seu DNS e isso vai fazer com que economize banda, só que se voce presisar mudar o IP de algum host vai demorar esse tempo estipulado no maximo para que os hosts da internet possam se atualizar...

    estou certo?

    nao gosto de deixar o TTL muito alto pq o trafego de DNS é tao baixo comparado ao meu LINK que nem vale a pena tentar "economizar" com isso.

    mas isso depende bastante de rede pra rede. e é claro do administrador.

    se falei alguma coisa errada por favor me corrijam

    falou

  7. #7

    Padrão

    é bem por ai.. os tempos das zonas (TTL) servem para expirar o CACHE de quem os consultam...

    se voce tiver um dns local, na mesma maquina do proxy.. as consultas que o squid faz ficam muito mais rapidas...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é bem por ai.. os tempos das zonas (TTL) servem para expirar o CACHE de quem os consultam...

    se voce tiver um dns local, na mesma maquina do proxy.. as consultas que o squid faz ficam muito mais rapidas...


    Beleza!

    É assim mesmo. Tenho um DNS primário e o SQUID (proxy transparente) na mesma máquina.

    Obrigado pela atenção.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Patrick Ver Post
    pelo que eu saiba o que determina quanto tempo um dominio fica no cache é a configuração do dns master...

    por exemplo se eu configuro meu bind o dominio exemplo.com.br e digo pra ele que o TTL é de 1 hora entao o vai ser 1 hora que os DNS vao quardar esse dominio no cache deles, após 1 hora se vem uma consulta nesse dominio o DNS que foi consultado vai até o seu servidor (master/slave do dominio) e faz a consulta denovo.

    deixar esse valor baixo ou alto tem vantagens...
    por exemplo.
    se voce deixa alto vao ser menos consultas no seu DNS e isso vai fazer com que economize banda, só que se voce presisar mudar o IP de algum host vai demorar esse tempo estipulado no maximo para que os hosts da internet possam se atualizar...

    estou certo?

    nao gosto de deixar o TTL muito alto pq o trafego de DNS é tao baixo comparado ao meu LINK que nem vale a pena tentar "economizar" com isso.

    mas isso depende bastante de rede pra rede. e é claro do administrador.

    se falei alguma coisa errada por favor me corrijam

    falou
    Realmente você está certo. O faz deu questionar sobre isso, é sempre procurando por melhorias na performance da rede.

    Obrigado e um forte abraço.