+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wireless x gigabit

    fala povo!

    essa questão me veio à mente hoje quando estava conferindo uns equipamentos para uma rede wireless..
    comparando eu acabo ficando com o gigabit! embora o preço do cabo seja elevado, o ganho em transferência de dados nem se compara!

    ainda li em algum artigo que é possível usar o cat5e para gigabit! é verdade mesmo?

    abraços
    Última edição por _N3o_; 22-12-2006 às 11:51.

  2. #2

    Padrão

    Sim, dá pra usar CAT5 para Gigabit. A vantagem do wireless, na minha opinião, é que é mais fácil para implementar, não tendo tanta dor de cabeça passando cabo, e a distância que você pode percorrer com ele. São tecnologias diferentes. com suas próprias qualidades em situações diferentes.

  3. #3

    Padrão

    cara..

    só corrigindo, pra gigabit é preciso cabo multilan cat 5e ou superior, o "cat 5" é pra no maximo "fast ethernet"...

    agora se tratando de usar wireless ou cabo, vai depender do tipo de implementação..

    mas atualmente a rede cabeada ainda é melhor, em termos de desempenho, segurança, qualidade de transmissão...

    valeu

  4. #4

    Padrão

    é..

    tenho um cliente com 4 máquinas numa rede cat5e 100Mbits! ele comprou o wireless G54.. sem me consultar, claro! rs

    acredito que terá um pouco de perda na rede.. e pelo preço dos equipamentos wireless 108Mbits, dá pra comprar o equipamento de gigabit quase que sem diferença! e utilizando o cat5e então.. é só vantagem! :P

    alguém pode me informar como o linux está atualmente com relação às placas gigabit (1000baseT)?

    abraços e hohoho!

  5. #5

    Padrão

    cara..

    o linux trabalha belezudo com placas dessa velocidade...

    ainda mais os kernels novos..

    tive problema com uma placa gigabit Marvell quando usei kernel 2.6.15.5, mas foi só pegar o driver no site da marvell e instalar...

  6. #6

    Padrão

    Cat5e utilizando Gigabit até funciona, mas ele está mais sujeito a interferências, já que o cat5e foi feito pra trabalhar com no máximo 100Mhz de frequência e a tecnologia Gigabit trabalha a 400Mhz.