+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Servidor Responder com outros nomes

    Pessoal, bom dia.

    Onde trabalho, atualmente temos uma rede bem heterogênea, com servidores Windows 2003 Server e Linux.

    Estou fazendo a migração de todos os servidores para Linux, mas por enquanto só fiz o de FTP e Apache e Squid. Os outros (DNS, AD etc vão ficar um pouco mais pra frente).

    A minha dúvida é a seguinte:

    Tem um servidor rodando Debian 3.1 - Sarge com Apache que provê nossa intranet. Quando entro no navegador, e digito no campo de endereço o nome do servidor, ele me abre a página inicial do servidor sem problemas. Até ai certo.

    Mas, gostaria que, quando alguém digitasse no navegador, por exemplo, "intranet" ele redirecionasse também para esse meu servidor, mostrando nossa página inicial da intranet, como acontece quando alguém coloca o nome do servidor.

    Onde mudo para que isso seja possível?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Se eu entendi bem, você quer criar um alias para o mesmo endereço. Você pode fazer uso disso criando uma entrada no seu servidor DNS do tipo CNAME (Canonical Name). Eu em mãos não tenho nada para te enviar, mas se você procurar no Google "DNS Microsoft Windows 2003 CNAME" você vai encontrar algo bem próximo da sua solução. Se utiliza BIND, seria batata pra poder te ajudar melhor, mas como não usa por enquanto... hehehe.

  3. #3

    Padrão

    e DNS é um serviço prático pra migrar ...
    vc poderia migrar ele tambem ... e usar o bind ...
    é bem mais seguro.

    falow ....

  4. #4
    andkaiser
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Se eu entendi bem, você quer criar um alias para o mesmo endereço. Você pode fazer uso disso criando uma entrada no seu servidor DNS do tipo CNAME (Canonical Name). Eu em mãos não tenho nada para te enviar, mas se você procurar no Google "DNS Microsoft Windows 2003 CNAME" você vai encontrar algo bem próximo da sua solução. Se utiliza BIND, seria batata pra poder te ajudar melhor, mas como não usa por enquanto... hehehe.
    Bem, eu já havia tentado colocar com um CNAME, mas nem assim havia funcionado. Por isso pensei que poderia haver alguma possibilidade de fazer o Linux "dizer" que respondia por mais de um nome. Mas mesmo assim obrigado. Vou ver se fiz algo de erado no DNS do Windows.

  5. #5
    andkaiser
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rootmaster Ver Post
    e DNS é um serviço prático pra migrar ...
    vc poderia migrar ele tambem ... e usar o bind ...
    é bem mais seguro.

    falow ....
    O problema hoje é que estou sem máquina pra migrar o DNS. Na verdade acontece o seguinte. Um dos meus servidores, que ainda possui Win 2003 é DNS, AD, File Server, e roda uns outros programas na rede. Estou querendo "dividir" esses serviços pra que não fique um servidor sobrecarregado.

    Porém, em meu servidor Linux, estou com Apache (apenas rodando para a intranet, sem acesso externo) Squid, e FTP.

    É um PII - 550 - 256 RAM. É um servidor da Compaq, meio antigo, mas tem HD SCSI e tem mais dois HDs IDE que eu coloquei. De espaço de armazenamento ele aguenta o tranco, mas não queria deixar tudo nele e acho que se colocar um DNS sobrecarregaria ele, mas não sei.

    Vou migrar o DNS, com certeza, mas estou esperando pra ver se uma outra máquina "surge".