+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto-Multiponto com Mikrotik

    Olá pessoal.
    Estou precisando fazer um ponto-multiponto para interligar 5 MK a um MK central.
    Gostaria de alguma dica para fazer isto, pois já tentei fazer com WDS, mas não deu certo. O que aconteceu foi o seguinte: quando eu crio o WDS entre os MKs apenas o primeiro consegue conectar no MK central, se esse MK que conectou desconectar o outro consegue se cadastrar no centralizado.

    Aguardo alguma dica do pessoal do forum.

  2. #2

    Padrão

    Posta os scripts da configuração. Provavelmente vce está usando a mesma configuração para cada MK. Por este motivo quando desliga um o outro entra.

  3. #3

    Padrão

    Cara eu fiz as configurações utilizando o Winbox.

    Alguém poderia me dar alguma dica para fazer isso utilizando o Winbox.

  4. #4

    Padrão seguinte

    coloca o mikrotik central como ap e os outros como cliente

  5. #5

    Padrão

    Esta também seria uma ótima idéia. Colocar como AP central e os outros como cliente.

  6. #6

    Padrão

    Também concordo com vocês pessoal que isso é uma boa idéia. Sendo que eu já fiz isso coloquei o centralizado como modo Ap Bridge e os clientes como modo station.

    Não sei se é assim que funciona, pois no meu caso não funcionou.

    Qual é o modo que o Mikrotik funciona como cliente e se conecta em um AP MK também?

  7. #7

    Padrão

    Coloca o AP central como "AP BRIDGE" e os outros MK como "AP BRIDGE" na interface dos clientes e "BRIDGE" na interface que ligará este outro MK a torre central.

  8. #8

    Padrão

    Irmão, não há muito segredo nessa configuração. POde ser que vc esteja cometendo algum erro nas configurações. Mas pra podermos te ajudar faça o seguinte : dentro do do winbox acesse new terminal e acesse a interface e dê um export , a mesma coisa no ap cliente, posta aqui que vamos te ajudar.
    Sucessos ae !
    Obs: se preferir posso resolver pra vc, acessando diretamente seu servidor e depois postarmos aqui o resultado. Estamos ae !

  9. #9

    Padrão

    Pessoal, muito abrigado pelas dicas.
    Eu resolvi o meu problema criando WDS dinâmicos daí consegui fazer o Ponto-Multiponto.
    Segue o passo-a-passo do procedimento:
    1- Criei no centralizado um WDS para a interface de rádio WLAN;
    2- Criei uma bridge e adicionei as portas ETH e WLAN
    3- Na interface WLAN defini como modo AP Bridge e selecionei a frequência que iria utilizar;
    4- Na aba WDS defini o modo como dinamic e selecionei a bridge que havia criado;
    5- No rádio cliente o procedimento é parecido o que muda é apenas o modo de operação do rádio ele é setado como station wds.