+ Responder ao Tópico



  1. #1
    acnunes
    Visitante

    Padrão resolução anatel ate400mw e dbi dbm db

    alguem pode me esclarecer ? a natel diz que nao pode passar de 400mw de potencia , eu quero intender isso que ate hoje nao consegui

    se eu tenho um radio a 400mw e colocar uma antena de 18dbi ? vai utrapassar os 400mw ?

    como faço os calculos?

    como tranformo dbi em dbm ou db?

    como faço os calculos sertinhos?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por acnunes Ver Post
    alguem pode me esclarecer ? a natel diz que nao pode passar de 400mw de potencia , eu quero intender isso que ate hoje nao consegui
    Esta resolução trata cidades acima de 500 mil habitantes. Caso possua uma estação, não importa se é um POP ou um cliente, em uma cidade acima de 500 mil habitantes, a estação não deverá ultrapassar 400 mW de EIRP (Potência Isotrópica Efetivamente Irradiada) para ficar sem licença. Caso ultrapasse o limite citado, terá que licenciar a estação junto à Anatel. Isto vale apenas para 2.4 Ghz.

    Citação Postado originalmente por acnunes Ver Post
    se eu tenho um radio a 400mw e colocar uma antena de 18dbi ? vai utrapassar os 400mw ?
    Sim, vai. Até com aquelas anteninhas de 2 dbi ultrapassará. Pois EIRP é a soma do ganho da antena+rádio e a Anatel geralmente não computa as perdas com cabos e conectores para esse cálculo (não precisam comentar isto, dizendo que é errado, pois eu sei que é, mas a Anatel editou a resolução assim, então cabe uma defesa jurídica e não técnica)

    Citação Postado originalmente por acnunes Ver Post
    como faço os calculos?
    Para EIRP, no caso específico desta resolução da Anatel, o jeito simples é somar o ganho da antena com potência do rádio em dbm.

    Citação Postado originalmente por acnunes Ver Post
    como tranformo dbi em dbm ou db?
    dBm para mW
    dBm to mW Conversion Calculator
    dBm to uW Conversion Calculator
    Maila Networks - DB para MW
    Maila Networks - EIRP

    Mistério de dB, dBm e dBi :: INFOMATIK :: Internet Technology
    O deciBel
    Rede Wireless – Parte 5

    Citação Postado originalmente por acnunes Ver Post
    como faço os calculos sertinhos?
    Com os links acima, creio que entenderá o conceito e aprenderá os cálculos.

  3. #3
    acnunes
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Esta resolução trata cidades acima de 500 mil habitantes. Caso possua uma estação, não importa se é um POP ou um cliente, em uma cidade acima de 500 mil habitantes, a estação não deverá ultrapassar 400 mW de EIRP (Potência Isotrópica Efetivamente Irradiada) para ficar sem licença. Caso ultrapasse o limite citado, terá que licenciar a estação junto à Anatel. Isto vale apenas para 2.4 Ghz.



    Sim, vai. Até com aquelas anteninhas de 2 dbi ultrapassará. Pois EIRP é a soma do ganho da antena+rádio e a Anatel geralmente não computa as perdas com cabos e conectores para esse cálculo (não precisam comentar isto, dizendo que é errado, pois eu sei que é, mas a Anatel editou a resolução assim, então cabe uma defesa jurídica e não técnica)



    Para EIRP, no caso específico desta resolução da Anatel, o jeito simples é somar o ganho da antena com potência do rádio em dbm.



    dBm para mW
    dBm to mW Conversion Calculator
    dBm to uW Conversion Calculator
    Maila Networks - DB para MW
    Maila Networks - EIRP

    Mistério de dB, dBm e dBi :: INFOMATIK :: Internet Technology
    O deciBel
    Rede Wireless – Parte 5



    Com os links acima, creio que entenderá o conceito e aprenderá os cálculos.
    caro amigo muito obrigado pelos esclarecimentos, mas nao querendo ser chato mas sendo o que eu gostaria de saber é o radio sai em dbm e a antena é dbi como eu converto (se tem como) dbm para dbi ou vice verça pois eu fiz os calculos automaticos no saite que vc forneceu e tem uma unidade meio estranha Mw , nao sei se colocaram errado ou é assim mesmo mas da um numero estranho se nao coloco a atenuação do cabo ja que a anatel nao coloca cabos para o calculo.