+ Responder ao Tópico



  1. #1
    duker
    Visitante

    Exclamation Problema com o SOM no KDE e usuarios comuns

    Pessoal to com um problema aqui o alsa foi instalado e funciona muito bem como root e no shell mas como usuario comum dah erro ao tentar usar o alsamixer "alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such device" e no KDE dah erro falando q o dispositivo nao foi encontrado /dev/dsp0 (o mesmo acontece com /dev/dsp) jah tentei foi colocar permissoes 777 no /dev/dsp0 mas nada de diferente aconteceu.... Alguem sabe por onde comeco ??? A e se não for pedir demais o xmms tb tah dando o mesmo erro fala q o dispositivo nao foi localizado ou a placa já esta em uso... o Kmix naum aparece nada nenhum dispositivo....


    Tipo uso o alsa 1.0.12 com o alsa-driver alsa-lib alsa-utils alsa-oss tudo nessa mesma versão baixados do site alsa project (os .tar.bz2)... num acho q seja um problema de kernel pq o root consegue ouvir som normalmente (assim como o alsamixer abre normalmente) no shell, mas uso o 2.6.18... Placa de som é uma Ali M5455 q o alsa usa um driver o intel8x0 mas na frente aparece o nome dela Ali Corporation M5455 PCI AC-Link Controller Audio Device.......

  2. #2
    duker
    Visitante

    Smile PODEM FECHAR O TÓPICO [Solucionado]

    PODEM FECHAR O TÓPICO [Solucionado]
    Consegui agora e era soh permissão de acesso aos arquivos mesmo mas era o problema q as permissões q eu coloquei davam erro coloquei :
    chmod 666 /dev/mixer
    chmod 666 /dev/sequencer
    chmod 666 /dev/dsp
    chmod 666 /dev/audio
    chmod 666 /dev/midi

    e funcionou legal o sistema de som do kde soh falta consigurara para q toquem as campainhas mas tah funcionando o teste e os usuarios comuns do sistema tb consegue fazer tocar som !!!

  3. #3

    Padrão

    Saudações duker,

    Essa sua solução pode ter funcionado, mas acho que o correto seria vc adicionar os usuários que pode acessar as saídas de som ao grupo "audio".

    Abraço