+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool - Squid travando maquina ?

    Pessoal,

    tenho um servidor proxy squid (2.5 STABLE12) rodando em um Fedora Core 4, a CPU é um Sempron 2400+ com 256KB de cache, 1GB de RAM, 80GB de Hd, Placa mae ASUS A7V8X-X.

    Está acontecendo travamento nesta máquina quase que uma vez na semana!

    tenho aproximadamente 110 clientes de rádio atras dela, que devem somar cerca de 400 maquinas requisitando acesso, sendo uma rede válida e outra inválida.

    Meu squid.conf esta com configuracoes padrão exceto os campos abaixo:

    - cache_mem 128MB
    - maximum_object_size_in_memory 512KB
    - maximum_object_size 8192KB

    O Tamanho do diretorio do cache está com 4 GB.

    Pergunto à vocês, poderá ser falta de máquina ??? a configuração está correta.. funciona perfeito, porem a utilização da CPU é altissima, ainda nesta máquina possuo firewall iptables com várias regras, controle de banda HTB e named.

    se puderem me ajudar..

    Abraços
    Everton

  2. #2

    Padrão curioso

    já tive um problema parecido, no meu penultimo emprego administrava uma rede com 100 users, naquela época o problema era a má rotação de logs, fazia com que o server travasse. o file crescia que nem fermento e atingia o tamanho máximo que o processo/linux podia gerenciar; eu não sei qual tamanho maximo que um arquivo pode ter no linux, mas o meu problema foi solucionado com log rotate.

    Teu cache ainda não esta tão grande (na minha opinião).

    * Só o squid que pára?

  3. #3

    Smile

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    já tive um problema parecido, no meu penultimo emprego administrava uma rede com 100 users, naquela época o problema era a má rotação de logs, fazia com que o server travasse. o file crescia que nem fermento e atingia o tamanho máximo que o processo/linux podia gerenciar; eu não sei qual tamanho maximo que um arquivo pode ter no linux, mas o meu problema foi solucionado com log rotate.

    Teu cache ainda não esta tão grande (na minha opinião).

    * Só o squid que pára?
    Olá Ulix, primeiramente obrigado pela dica.

    Na verdade a maquina inteira trava !
    os logs estão em torno de 130MB (access.log)

    vou dar uma olhada para rotacionar eles com tamanho menor !

    Abraços
    Everton

  4. #4

    Padrão beleza, mas ...

    A sua configuração está boa, boa não, está ótima.
    pra rodar só squid + iptables e controle de banda só a metade disso aí já é o suficiente.

    Não sou o mestre em linux, mas um processo parar a máquina é mto pouco provavel, se for hardware vai ter q ir substituindo uma coisa aki e outra ali, exemplo (essa sua Mem.RAM de 1GB).
    sem falar que nunca vi um caso de sucesso Fedora pra Proc. AMD

    tenta encontrar um ferramenta q faz teste de stress ou acho melhor ja ir preparando outra maquina!

    sistema parado é emprego em risco! kkkkk
    abraço!