Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Infobyte
    Visitante

    Padrão Lentidão na rede wireless

    Tenho um Mikrotik rodando com dois cartões Atheros, que uso pra cobrir a minha região.
    Tenho um Router Board ( LinkPower 2200) . Cada um dos cartoes está configurado como AP-Bridge cada um cobrindo uma área distinta. Uso Paineis setoriais de 16DBI TSM.
    Num dos cartoes onde tenho no máximo 20 clientes conectados simultaneamente tá beleza, navegação tranquila, ping normal a qualquer hora do dia ou noite.
    No outro onde tenho até 50-60 clientes conectados simultaneamente o link fica horrível principalmente no horário de pico.
    Pensei q o problema poderia ser um painel, coloquei uma antena de grade 24dbi., e continuou mesma coisa.
    Já troquei de Router Board, cartoes, cabeamento, pig tail ou seja a parte física foi toda trocada e continuo tendo problemas, o ping tá nas alturas ( 1500-5000ms) é uma locura, ninguém consegue fazer nada. Isto principamente entre 8-18 horas.
    Bloquiei o tráfego P2P todo.
    Ontem mesmo caiu a energia numa parte da cidade, e só ficaram 16 clientes conectados ficou uma maravilha, mas assim que a energia voltou e os clientes começaram a conectar o problema voltou.
    Já baixei a potencia dos cartoes que são de 200mw, para 20dbi (100mw), também já aumentei a potencia para o máximo do cartão, continuo a mesma coisa.
    Já refiz toda a configuração de Queues e Firewal, pois poderia alguém estar fora do controle de banda e etc... Nada.
    Prá ser sincero já fiz de tudo possível e impossível mas continuo com o problema.
    Se alguém puder me ajudar nisto ficarei muito grato.

  2. #2

    Padrão

    qual cartão atheros?, to montando meu mikrotik mas com placa pci DWL 520.

  3. #3

    Padrão

    Desse mal vejo muita gente reclamando aqui ultimamente.Realmente é um caso a ser estudado com maior dedicação por nós aqui do forum. Mas posso te garantir que algumas mudanças ae poderá melhorar sua latência, levando em consideração as mudanças que vc efetuou ae. Primeiro gostaria que vc postasse aqui o script ddessa interface aqui, pra podermos dá uma analizada. Mas a principio experimente marcar a opção LONG e Compression na Aba Advanced e setar sua interface em 2M. POste aqui os resultados.

  4. #4
    Infobyte
    Visitante

    Padrão Lentidão Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Desse mal vejo muita gente reclamando aqui ultimamente.Realmente é um caso a ser estudado com maior dedicação por nós aqui do forum. Mas posso te garantir que algumas mudanças ae poderá melhorar sua latência, levando em consideração as mudanças que vc efetuou ae. Primeiro gostaria que vc postasse aqui o script ddessa interface aqui, pra podermos dá uma analizada. Mas a principio experimente marcar a opção LONG e Compression na Aba Advanced e setar sua interface em 2M. POste aqui os resultados.
    Caro amigo. Obrigado pelas dicas.
    Já fiz as configurações acima só não encontrei a opção compression.
    Quanto ao script não sei como acessá-lo para que possa enviar.
    Se puder me dar as coordenadas enviarei o mais breve

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Infobyte Ver Post
    Caro amigo. Obrigado pelas dicas.
    Já fiz as configurações acima só não encontrei a opção compression.
    Quanto ao script não sei como acessá-lo para que possa enviar.
    Se puder me dar as coordenadas enviarei o mais breve
    Abre new terminal e digita:
    interface wireless export

  6. #6

    Padrão Ola

    Kra tive o mesmo problema aque, Fiz varias coisas ate que uma deu certo, Comecei fazendo bloqueio de mac, Depois filtro de porta, depois fiz controle de p2p, e depois tentei fazer o controle de banda, por fim atualizei a versao que eu usava a 2.9.2 coloquei a 2.9.27 que era crackeada funcionou bem, dae resolvi comprar a licenca e estou com a 2.9.38, so que tenho menos clientes que voce, possuo 30 simultaneos

  7. #7
    Infobyte
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Desse mal vejo muita gente reclamando aqui ultimamente.Realmente é um caso a ser estudado com maior dedicação por nós aqui do forum. Mas posso te garantir que algumas mudanças ae poderá melhorar sua latência, levando em consideração as mudanças que vc efetuou ae. Primeiro gostaria que vc postasse aqui o script ddessa interface aqui, pra podermos dá uma analizada. Mas a principio experimente marcar a opção LONG e Compression na Aba Advanced e setar sua interface em 2M. POste aqui os resultados.
    #
    / interface wireless
    set BICASNET name="BICASNET" mtu=1500 mac-address=00:02:6F:24:3A:37 \
    arp=enabled disable-running-check=no radio-name="00026F243A37" \
    mode=ap-bridge ssid="bicasnet" area="" frequency-mode=manual-txpower \
    country=no_country_set antenna-gain=0 frequency=2422 band=2.4ghz-b \
    scan-list=default rate-set=default supported-rates-b=1Mbps,2Mbps \
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps,2Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 \
    ack-timeout=dynamic tx-power=22 tx-power-mode=card-rates \
    noise-floor-threshold=default periodic-calibration=default \
    periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none \
    antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled wds-default-bridge=none \
    wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no \
    update-stats-interval=disabled default-authentication=yes \
    default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 \
    proprietary-extensions=post-2.9.25 hide-ssid=no security-profile=default \
    disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long \
    compression=yes allow-sharedkey=no comment="" disabled=no
    set IGARAPENET name="IGARAPENET" mtu=1500 mac-address=00:02:6F:24:3A:69 \
    arp=enabled disable-running-check=no radio-name="00026F243A69" \
    mode=ap-bridge ssid="igarapenet" area="" frequency-mode=manual-txpower \
    country=no_country_set antenna-gain=0 frequency=2447 band=2.4ghz-b \
    scan-list=default rate-set=default \
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps \
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 \
    ack-timeout=dynamic tx-power=22 tx-power-mode=card-rates \
    noise-floor-threshold=default periodic-calibration=default \
    periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none \
    antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled wds-default-bridge=none \

  8. #8

    Padrão

    linkpower com mikrotik ??

    pede o pessoal pra trocar por ikarus.. uso aqui sem problemas.. tenho radios que atingem media de 130 usuarios (ja chegaram a mais) .. mesmo radio...

    tambe deixe a taxa TXRATE fixada em 11mbits.. talvez voce esteja com problemas com clientes que tenham sinal ruim fazendo seu cartao trabalhar constantemente a 1mbit com altas taxas de erros...

  9. #9

    Padrão

    outra coisa,

    no ikarus tem o monitor de clientes registrados no ap.. tem um campo chamado fade margin.. sempre procure deixar todos acima de 20dm

  10. #10

    Padrão 60 clientes simultâneos não é muito ???

    Será que alguém com mais conhecimento técnico poderia comentar meu ponto de vista (teórico) ?
    .
    Primeiramente, acho que o que nosso amigo "Infobyte" deveria analisar, seria a taxa de transferência real (throughput) de seu sistema especificamente, diretamente em sua interface wireless e sem nenhum cliente conectado.
    Poderia utilizar FTP ou um programa específico para medir "throughput", a partir de um computador como cliente, em uma distância média da antena (com mesmo nível de sinal encontrado nos clientes reais, normalmente).
    Dessa forma, poderá ser certificando qual a capacidade de tráfego total em cada interface.
    Na melhor das hipóteses, acredito que não passará de 2 MBps de througput...
    .
    Depois, deveria analisar o tráfego total dos 60 clientes no horário de pico, pois acredito que simplesmente supera a capacidade de tráfego de 1 cartão da "Router Board". Se estiver trabalhando "no gargalo", não existe milagre que fará passar maior tráfego do que o suportado pela placa wireless !
    .
    Estimando-se que cada cliente encontra-se conectado a 128 kbps, e, digamos, 10 clientes encontrem-se efetuando download ou baixando seus e-mail com anexo, baixando atualizações... teríamos 1.280 kbps de tráfego!
    E se tiver clientes com 256 k, ou mais de 10 clientes baixando arquivos simultaneamente? Sem contar vírus e outras pragas que geram tráfego demasiado !
    Observe que o padrão 802.11b possui suas limitações. Nunca se apegue aos 11 MBps nominais de "bit rate": o que importa é a taxa de tranferência real!

  11. #11
    Infobyte
    Visitante

    Padrão Lentidão Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Será que alguém com mais conhecimento técnico poderia comentar meu ponto de vista (teórico) ?
    .
    Primeiramente, acho que o que nosso amigo "Infobyte" deveria analisar, seria a taxa de transferência real (throughput) de seu sistema especificamente, diretamente em sua interface wireless e sem nenhum cliente conectado.
    Poderia utilizar FTP ou um programa específico para medir "throughput", a partir de um computador como cliente, em uma distância média da antena (com mesmo nível de sinal encontrado nos clientes reais, normalmente).
    Dessa forma, poderá ser certificando qual a capacidade de tráfego total em cada interface.
    Na melhor das hipóteses, acredito que não passará de 2 MBps de througput...
    .
    Depois, deveria analisar o tráfego total dos 60 clientes no horário de pico, pois acredito que simplesmente supera a capacidade de tráfego de 1 cartão da "Router Board". Se estiver trabalhando "no gargalo", não existe milagre que fará passar maior tráfego do que o suportado pela placa wireless !
    .
    Estimando-se que cada cliente encontra-se conectado a 128 kbps, e, digamos, 10 clientes encontrem-se efetuando download ou baixando seus e-mail com anexo, baixando atualizações... teríamos 1.280 kbps de tráfego!
    E se tiver clientes com 256 k, ou mais de 10 clientes baixando arquivos simultaneamente? Sem contar vírus e outras pragas que geram tráfego demasiado !
    Observe que o padrão 802.11b possui suas limitações. Nunca se apegue aos 11 MBps nominais de "bit rate": o que importa é a taxa de tranferência real!

    Caro Alexandre Correa, ontem estive analizando o throughput do rádio em questão e a taxa realmente tá alta (600-900k) as vezes até mais, com 50 clientes conectados, cada um desses clientes tem um limite de banda de 100k cada. Segundo outros usuários destes cartões atheros eles aguentam até mais de 100 clientes simultaneos. Mas como vc mesmo disse se todos estiverem no limite dos seus respectivos links a sobrecarga sobre o sistema é enorme. Durante o monitoramento q fiz ontem notei q a medida que o throughput ia aumentando o ping também aumentava, e neste ponto a maioria dos clientes conectados estavam usando pelo menos 70% da sua banda disponível, conclusão, acho q o q está acontecendo é que o sistema 2.4 não aguenta muito tráfego numa interface, dizem q é 2mbits mas duvido q aguente. Bem, estarei dividino esta rede em duas prá q possa aliviar os cartoes. Não vejo outra saída, visto q já fiz tudo q foi necessário sem nenhum sucesso. Estarei fazendo as alterações esta semana e postarei aqui os resultados. No mais obrigado pela ajuda e pelas dicas. Um abraço.

  12. #12

    Padrão

    Fico contente em poder ajudar!
    Primeiramente, não sei se é para mim, mas não sou o "Alexandre Correia"... rs, rs, rs...
    Agora, não entendí o que quiz dizer com:
    "analizando o throughput do rádio em questão e a taxa realmente tá alta (600-900k) as vezes até mais..."
    Seria o tráfego total que está "passando" pelo rádio? Se é, então seu rádio não está suportando nem 1 MB de througput, ficando "no gargalo" antes de atingir esse nível, com essa quantidade de clientes.
    .
    Quantos aos outros usuários conseguirem 100 cliente num cartão, não acredite em tudo que lê: no fórum pode ser digitado qualquer coisa. Não que eu esteja duvidando, acho que é uma questão de interpretação.
    Uma coisa é cadastrar 100 clientes, outra é esses conectarem-se simultaneamente.
    .
    Por exemplo, 100 clientes idosos (num asilo, imaginemos) simultâneos apenas visualizando 1 site de cada vez, pausadamente.
    .
    Agora imaginamos 100 adolescentes: Jogos on-line + P2P ou Bit Torrent + Download (com Super-Hiper Aceleradores!) + e-mail com anexo + MSN com anexo + navegação... todos simultâneamente!
    10 adolescentes desses conectados a 100 KBps já consumiriam 1 MBps (a banda passante do seu rádio).
    Como disse, é uma questão de interpretação. É matemática pura, não existe "mágica".
    Última edição por w4rh4ck3r; 13-01-2007 às 10:10.

  13. #13

    Padrão

    Exemplo prático:
    Um conhecido tem um provedor em Minas Gerais, onde 90% de seus clientes são moradores rurais... . Ele cadastra 40 à 80 clientes em cada interface wireless, mas os clientes se conectam esporadicamente, por curto espaço de tempo e utilizam a internet mais parecendo os "idosos" exemplificados anteriormente. Consegue suprir até muitos clientes simultâneos (que não entendem muito e não reclamam quando a conexão fica lenta...)
    .
    Já outros conhecidos que tem provedores na cidade, atendem alta demanda de banda por cliente. Clientes exigentes, que estão contantemente medindo a velocidade de sua conexão (e reclamando!); a maioria jovens fazendo download de MP3 e Vídeos e usando programas P2P - muitos deles, deixando o micro conectado 24 horas por dia para essa finalidade !!! Dá para imaginar o caos?
    .
    Portanto, cada um deve ponderar sobre tudo o que lê: cada caso é um caso.

  14. #14
    Infobyte
    Visitante

    Padrão Lentidao na rede wireless

    Bem galera depois de muito trabalho tentando descobrir o q tava causando lentidão na minha rede consegui finalmente a solução.
    Os rádios estavam configurados para Preamble Mode= Both e então passei para Long e todos os problemas sumiram. Já fazem 4 dias q tudo voltou a funcionar perfeitamente, confesso que foi difícil chegar até este ponto, mas valeu a ajuda de todos. Obrigado mesmo.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Exemplo prático:
    .
    Clientes exigentes, que estão contantemente medindo a velocidade de sua conexão (e reclamando!); a maioria jovens fazendo download de MP3 e Vídeos e usando programas P2P - muitos deles, deixando o micro conectado 24 horas por dia para essa finalidade !!! Dá para imaginar o caos?
    .
    hehehe, esse é meu caso aqui... inclusive vou trocar minha omni por 4 setorias, pra dividir o "povaréu" entre as antenas, aumentando assim a banda geral..

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Infobyte Ver Post
    Bem galera depois de muito trabalho tentando descobrir o q tava causando lentidão na minha rede consegui finalmente a solução.
    Os rádios estavam configurados para Preamble Mode= Both e então passei para Long e todos os problemas sumiram. Já fazem 4 dias q tudo voltou a funcionar perfeitamente, confesso que foi difícil chegar até este ponto, mas valeu a ajuda de todos. Obrigado mesmo.
    estou aqui com um problema parecido com o seu, vou fazer a mesma coisa que vc fez e postar aqui se deu certo, pra ficar de referência para o forum...

  17. #17

    Padrão

    Na maioria das vezes que um cartão apresenta lentidão é desconfiguração. Tenho observado em muitos provedores problemas quanto a configuração de cartões wireless. O maior erro é o pessoal confundir na opção "preamble mode" a opção "both" como a melhor. Esta opção faz cair muitíssimo o rendimento da placa wireless. O correto é setar sempre como "long" e caso tenha muitos clientes, deixar ligado também a opção "compression".

    Para saber realmente a diferença, veja abaixo:

    Qual a diferença entre "short preamble" e "long preamble"?

    Preâmbulo é parte da especificação da camada física do 802.11b e especificamente parte do protocolo "Physical Layer Convergence Protocol" (PLCP). Todo dispositivo 802.11b deve suportar o formato "long preamble" e opcionalmente suportar o formato "short preamble". Caso sua rede sofra um grande número de acessos simultâneos é aconselhável utilizar "short preamble", caso contrário opte sempre pelo "long preamble"

    Como disse acima, um grande número de acessos (não significa 10 ou 20 acessos)... Tenho tido ótimos resultados sempre no modo "long preamble".


    David Marcony
    Última edição por catvbrasil; 28-01-2007 às 13:20.

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bom, de ontem quando setei em long preamble (estava em both), até hoje, não tive mais nenhum problema. Pude notar que meu ACK Timeou baixou bastante, estava em torno de 408, e numa base está em 30 e noutra está em 324... Amanhã vou ter certeza da tudo, pois entram em ação os maiores clientes (comerciais) e postarei o resultado.

    Ativei tambem compression, mas não vi nenhum diferença na guia Compression Status, e assim mesmo? Estou neste instante com 43 online numa base e 29 em outra

  19. #19

    Padrão

    Ok. Testa ae e posta o resultado pra galera.;;;

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bom pessoal, depois de 1 domingo e 1 segunda, posso afirmar que aqui, depois q mudei o preamble pra long, ficou tudo normal. Inclusive hoje numa das bases cheguei a ter 60 clientes simultâneos, sem perdas... apenas o ACK subiu bastante, algo em torno de 360... Mas pelo jeito, parece que mudando o preamble resolveu por enquanto!