+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink - Receita !! controle de banda P2P, UPLOAD e DOWNLOAD separados.

    Olá à todos..

    bom, peguei aqui mesmo no Under, um tutorial para controlar o P2P no mikrotik, implantei o mesmo e realmente funciona, mas tem um porém...

    A Regra marca pacotes com a chain PREROUTING, ou seja, os pacotes são analisados na ENTRADA (Isso baseado no IPTABLES, não sei se o mikrotik utiliza mesma politica), sendo assim vc cria a queue tree para controlar na sua interface de saída para os clientes 200k por exemplo para DOWN, e utilizando a mesma marcação vc cria outro queue tree com 32k, utilizando sua interface da internet para controlar o UP, assim está no Tutorial escrito pelos colegas, só que na verdade ele vai dar somente 32k para DOWN e UP, isso em prática aqui, pois os clientes começaram a reclamar, então resolvi quebrar a cabeça para tentar fazer com que meus clientes façam Download a uma velocidade controlada e façam UPLOAD em uma velocidade mínima, pois o que interessa para eles mesmo é o DOWN.

    Bom, então lembrei que com o Layer 7 no Linux, eu pegava o Iptables e marcava no mangle os pacotes P2P, mas para Upload eu marcava com FORWARD (Pacotes vindo de uma rede, com direcao à outra atravessando o kernel são tratados pelo forward) e para Download, POSTROUTING (Os pacotes são analisados na saída), resolvi fazer isso no mikrotik, e enfim funcionou.. então estou postando aqui como foi feito, com as imagens.

    - primeira e segunda imagem: Criando a marcação de pacotes, na chain POSTROUTING, na interface "Local", para DOWNLOAD.

    - terceira e quarta imagem: Criando a marcação de pacotes, na chain FORWARD, na interface "Pública", para UPLOAD.

    - quinta imagem: Criando a Queue Tree para DOWNLOAD.
    - sexta imagem: Criando a Queue Tree para UPLOAD.
    - sétima imagem: As regras do firewall, em "mangle" criadas.
    - oitava imagem: As duas Queue's criadas.

    Espero ter ajudado...

    Abraços
    Everton
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-mangle-down-general.gif
Visualizações:	1114
Tamanho: 	7,7 KB
ID:      	186   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-mangle-down-action.gif
Visualizações:	936
Tamanho: 	5,6 KB
ID:      	187  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-mangle-up-general.gif
Visualizações:	898
Tamanho: 	7,7 KB
ID:      	188   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-mangle-up-action.gif
Visualizações:	816
Tamanho: 	5,4 KB
ID:      	189  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-queue-down.gif
Visualizações:	886
Tamanho: 	5,8 KB
ID:      	190  

  2. #2

    Smile - o resto das fotos na sequencia !!

    Pessoal, o resto das fotos que faltaram, estão anexadas aqui !


    Abraços
    Everton
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-queue-up.gif
Visualizações:	724
Tamanho: 	6,6 KB
ID:      	191   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-mangle-regras.gif
Visualizações:	690
Tamanho: 	18,6 KB
ID:      	192  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p-queue-list.gif
Visualizações:	639
Tamanho: 	16,8 KB
ID:      	193  

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Parabéns! posta isso no Wiki do under aonde seu tutorial receberá o destaque que merece!

  4. #4

    Red face

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Parabéns! posta isso no Wiki do under aonde seu tutorial receberá o destaque que merece!
    Olá Marcelo,

    eu primeiramente ja ia postar lá, mas eu não soube como !!
    poderia me ajudar ??

    desculpa a burrice, mas tentei achar como colocar lá e não encontrei !

    Abraços
    Everton

  5. #5

    Padrão

    Tem algum erro no passo a passo q eu fiz??? Se tiver, passa ae o que tem que ser mudado. Esta seria uma correção ou outra alternativa???


    PS: Temos que tornar o passo a passo mais eficiente possível, corrigindo quaisquer erros.

    Valeu!!

  6. #6

    Padrão

    ótimo.. sempre melhorando o que já está bom... essa é a idéia !!
    Abraços

  7. #7

    Cool

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Tem algum erro no passo a passo q eu fiz??? Se tiver, passa ae o que tem que ser mudado. Esta seria uma correção ou outra alternativa???


    PS: Temos que tornar o passo a passo mais eficiente possível, corrigindo quaisquer erros.

    Valeu!!
    Olá Catv

    não possui erros seu tutorial, pelo contrário, funciona, porém ele utiliza a mesma banda tanto para UP quanto DOWN, então se um cliente na rede esta enviando vários arquivos, ele vai matar toda banda até do down, e a solução que encontrei é para separar um do outro, pois o interessante é o cliente BAIXAR arquivos, UPLOAD não interessa, entao assim podemos colocar tipo 32k para UPLOAD (nao pode bloquear o UP, caso contrário os programas p2p não conseguem fazer pesquisar e nem conectar à rede) e colocamos 200K para DOWN na rede.

    Eu até postei para voce essa idéia, no topico q vc colocou do "passo -a-passo"

    Meu intuíto é só contribuir, não pude fazer melhor pois nao consegui colocar no UPLOAD.

    Abraços
    Everton

  8. #8

    Padrão

    Show de bola!! Deixa eu ter um tempinho que coloco lá este encremento. Mais uma opção para a galera. Vlw!! Se tiver mais alguma coisa, manda ae!!

  9. #9

    Padrão controle no MK

    entao quer dizer q em vez de bloquear p2p, da p/ vc colocar limite???
    é isso???
    vc ja testou???

  10. #10

    Wink

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    entao quer dizer q em vez de bloquear p2p, da p/ vc colocar limite???
    é isso???
    vc ja testou???
    Olá Socrates,

    essas regras foram testadas em bancada, e estão rodando legal...
    implemente para voce comprovar..

    Qualquer dúvida, entra em contato !

    Abraços
    Everton

  11. #11

  12. #12

    Red face

    Citação Postado originalmente por evertonhorst Ver Post
    Olá Socrates,

    essas regras foram testadas em bancada, e estão rodando legal...
    implemente para voce comprovar..

    Everton
    Tentei implantar aki e não tive sucesso, uso pppoe, no server tem duas placas de rede, uma (adsl_link) e outra (clientes_01), vc usa (pública) e (local) é por ai, quem é quem, quebrei a cabeça e não consegui.