Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance CISCO

    Galera andei lendo muita coisa sobre load balance mais nao achei nada concreto, muita gente querendo fazer muita gente falando que nao funciona... e ai vai andei pesquisando sobre um router cisco com 2 WANs para fazer o load.. a duvida e a seguinte.. alguem aqui jah usou?? e funciona mesmo??

    a duvida maior e a seguinte tenho um link de 2mb e outro de 1mb vao virar 3mb???

    como ele faz esse gerenciamento??


    Grato

  2. #2

    Padrão

    Amigo eh o seguinte, aqui no provedor onde trabalho tem 6 links de 2MB cada, com um cisco 3640 todos balanceados e dando os 12MB, porem o balanceamento foi feito direto na embratel, naum no roteador.
    Se esses seus link forem de uma operador soh axo que tem como balancear, porem o balanceamento eh feito pela operadora e nào no reoteador, balanceamento de roteador naum funciona 100% antigamente tinha aqui 2MB com embratel e 2MB com telemar naum funcionava 100% quando tiramos e colocamos tudo embratel ta soh o filé.

  3. #3

    Padrão brasil telecom

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Amigo eh o seguinte, aqui no provedor onde trabalho tem 6 links de 2MB cada, com um cisco 3640 todos balanceados e dando os 12MB, porem o balanceamento foi feito direto na embratel, naum no roteador.
    Se esses seus link forem de uma operador soh axo que tem como balancear, porem o balanceamento eh feito pela operadora e nào no reoteador, balanceamento de roteador naum funciona 100% antigamente tinha aqui 2MB com embratel e 2MB com telemar naum funcionava 100% quando tiramos e colocamos tudo embratel ta soh o filé.
    tipow aqui tenho 2 links da BRT eles estao me oferencendo esse modelo de router mais querem cobrar uma mensalidade do router, estava pensando em comprar um e fazer por aqui serah q funciona??

    como eh feito essa divisao

  4. #4

    Padrão

    Cara, já vi fazendo com 2 router foundry. Ele faz o balanceamento. Tinha 2 roteadores para fazer além do balanceamento também alta disponibilidade.

    O sistema funciona sim. A cisco também tem isso. Nem é tão difícil de fazer.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, aqui temos link da embratel e o roteador eh um simples cisco 3640, sem nenhuma configuraçao especial apenas ao ips das interfaces seriais e suas respectivas rotas, logo naum existe nada no roteador que faça o balanceamento e sim na propria embratel ai sim eh 100% garantido.
    Confesso que nunca vi funcionar balanceamento de operadoras diferentes no mesmo roteador, e a experiencia que tive foi desastrosa.

  6. #6

    Padrão

    Existem roteadores específicos para esta função. Na verdade não são só roteadores. O balanceamento de links não é feito na camada 3 (de roteamento). E sim entre as camadas 4 a 7(não lembro qual).

    Olhe essa série de produtos da foundry: Foundry Networks Application Switching Products - ServerIron XL Series

    Ele faz: "These switches pack all the essentially swiss-army-knife application traffic management features, including server load balancing, layer 7 switching, global load balancing and ISP link load balancing at the industry's best entry price."

    ou seja, ele faz: load balance, switchin na camada 7 (pode fazer controle por conteúdo), global load balance e link load balance ISP (que é o que você precisa).

    Esse endereço mostra como fazer com o cisco:

    Cisco - Troubleshooting Load Balancing Over Parallel Links Using Cisco Express Forwarding

    Agora qual linha de produto eu já não sei. Nunca mechi com sisco.

  7. #7

    Padrão operadora

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Amigo, aqui temos link da embratel e o roteador eh um simples cisco 3640, sem nenhuma configuraçao especial apenas ao ips das interfaces seriais e suas respectivas rotas, logo naum existe nada no roteador que faça o balanceamento e sim na propria embratel ai sim eh 100% garantido.
    Confesso que nunca vi funcionar balanceamento de operadoras diferentes no mesmo roteador, e a experiencia que tive foi desastrosa.

    eh sei que a embratel eh muito boa e tb muito cara, mais acho q o servico deva funcionar pq a propria brt fornece o servico..
    a duvida q e eu tenho e se preciso ficar com o router deles ou posso comprar o meu. pq jah tenho 2 routers aqui q sao dos links esses 2 routers iriam entrar no cisco e virar um soh???

  8. #8

    Padrão

    Tambem tenho meus links balanceados pela Embratel tenho 3 links de 2mb balanceado dando 1 link de 6mb, tem um amigo meu que tem 2 links de 2mb com a Telefonica e tambem são balanceados, acho que sua operadora tambem deve oferecer este tipo de serviço.

  9. #9

    Padrão

    com certeza ela deve oferecer este serviço no seu caso como vc ja tem 2 roteadores, lembro que uma vez quando estavamos pensando em deixar tudo telemar aqui tinhamos roteador pr1000 e o engenheiro da telemar disse que dava pra fazer com varios roteadores usando uma opcao multilink, porem naum sei com os seus roteadores, mas entra em contato com o suporte, o certo seria um roteador com mais de uma WAN

  10. #10

    Padrão 2 wan

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    com certeza ela deve oferecer este serviço no seu caso como vc ja tem 2 roteadores, lembro que uma vez quando estavamos pensando em deixar tudo telemar aqui tinhamos roteador pr1000 e o engenheiro da telemar disse que dava pra fazer com varios roteadores usando uma opcao multilink, porem naum sei com os seus roteadores, mas entra em contato com o suporte, o certo seria um roteador com mais de uma WAN

    entao esse router que estou vendo tem 2 portas wan, seria so comprar o router cisco e colocar os 2 routers no cisco... e configurar??? ou precisa mudar algo na operadora

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por douglassantos Ver Post
    entao esse router que estou vendo tem 2 portas wan, seria so comprar o router cisco e colocar os 2 routers no cisco... e configurar??? ou precisa mudar algo na operadora
    Depende do modelo do teu Cisco ai, por exemplo aqui na empresa temos um cisco 3640 que esta preparado pra 18MB mas no momento soh tem 12MB um roteador soh com 6 Seriais, entende?
    se o seu roteador tiver 2 Seriais da pra balancear legal lenvando em consideraçao que sua prestadota tenha este serviço, e lembrando aqui para os amigos do post que estou dando uma soluçao sem equipamentos de balanceamento e sim com a propria operadora.
    Existe tb uma opçao de Multlink, mas esta eu nunca usei e naum sei se o cisco tem essa opçao, lembro de ter encontrado no Cyclades PR1000 e um engenheiro de redes da telemar me disse que funcionava se eu tivesse varios PR1000 dava pra balancear tb, porem nunca cheguei a usar esta opçao mas fica ai a dica.

  12. #12

    Padrão

    é o seguinte...

    o balanceamento que "soma" os links precisa ser feito nas duas pontas (operadora e cliente)... chamado de mppp ..

    aqui faço esse balanceamento com a embratel, 4 seriais de 2mbit em uma interface virtual... e na ponta da embratel tambem é feito a mesma coisa.. uma interface virtual vinculada as 2 seriais...

    quando os pacotes vao sair ou entrar.. o roteador distribui estes pacotes nas seriais... um exemplo bem "ao pé da letra" seria:

    supondo que voce tenha 2 links de 2mb da embratel.. (1 link em casa serial).. e vao sair 40 pacotes... o roteador manda 20 pacotes pra 1 link e 2 para o outro...

    agora tem um balanceamento que o cisco faz.. que nao eh "somado " o link..

    quando um link de uma serial ENCHE.. ele começa a usar a outra serial.. mas esse balanceamento vc pode ter problemas.. pq ele sempre tenta usar apenas 1 serial.. entao ele vai pra serial 2.. mas sempre tentando na serial 1...

    obs: roteamento é somente para SAIDA de pacotes/frames ...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é o seguinte...

    o balanceamento que "soma" os links precisa ser feito nas duas pontas (operadora e cliente)... chamado de mppp ..

    aqui faço esse balanceamento com a embratel, 4 seriais de 2mbit em uma interface virtual... e na ponta da embratel tambem é feito a mesma coisa.. uma interface virtual vinculada as 2 seriais...

    quando os pacotes vao sair ou entrar.. o roteador distribui estes pacotes nas seriais... um exemplo bem "ao pé da letra" seria:

    supondo que voce tenha 2 links de 2mb da embratel.. (1 link em casa serial).. e vao sair 40 pacotes... o roteador manda 20 pacotes pra 1 link e 2 para o outro...

    agora tem um balanceamento que o cisco faz.. que nao eh "somado " o link..

    quando um link de uma serial ENCHE.. ele começa a usar a outra serial.. mas esse balanceamento vc pode ter problemas.. pq ele sempre tenta usar apenas 1 serial.. entao ele vai pra serial 2.. mas sempre tentando na serial 1...

    obs: roteamento é somente para SAIDA de pacotes/frames ...
    Amigo o Balanceamento que temos aqui eh com a embratel 12MB, porem naum configuro nada no roteador apenas os ips das seriais e a rota default para aquela serial nada mais.

  14. #14

    Padrão

    entao seu balanceamento funciona da seuginte maneira:

    ele vai enchendo as seriais... quando 1 ta cheia.. ele passa pra outra... é meio grotesco esse..

    o balanceamento mppp eh melhor...

    acho que no nosso site da tele SA tem um documento falando sobre

    Erro soh nao sei se ta publico ainda..

  15. #15

    Padrão

    pela Cisco eh conhecida como Etherchannel


    Cisco - Understanding EtherChannel Load Balancing and Redundancy on Catalyst Switches

    ta uma olhada ai alem do mais.. ele funciona como link redundante..

    ai explica sobre os switchs.. mas o principeio eh o mesmo para os routers...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pela Cisco eh conhecida como Etherchannel


    Cisco - Understanding EtherChannel Load Balancing and Redundancy on Catalyst Switches

    ta uma olhada ai alem do mais.. ele funciona como link redundante..

    ai explica sobre os switchs.. mas o principeio eh o mesmo para os routers...
    Amigo axo que este topico ja rendeu muito, volto a repetir, o balanceamento que tenho aqui eh com a Embratel tenho 12MB 6 links de 2MB um roteador 3640 com 6 Seriais e uma FastEthernet naum configurei nada no roteador a naum ser os ips das seriais e as rotas, e para o amigo que disse que era grotesco o balanceamento eh por pacote ou seja para cada pacote que sai por um link ele manda para as outras seriais o balanceamento fica perfeito todos os links consumidos igualmente.

  17. #17

    Padrão

    Na verdade isso chama-se roteamento dinâmico controlado e não link load balance.

    O link load balance não joga os pacotes em cada link automaticamente. Ele analiza a velocidade do tráfego no momento e ae usa um desvio padrão para calcular quem estiver mais disponível para receber mais pacotes. As vezes tem link com menos pacote e que é mais lento.

    Você não vê diferença pois seus links são iguais e da mesma operadora. Dessa forma é normal que haja balanceamento pois os links agem de forma parecida.

  18. #18

    Padrão Brt

    Estou Entrando em contato com a brt para ver qual a disponibilidade deles..

    agradeco a ajuda da todos, e continuem mandando suas opnioes...


    valew galera

  19. #19

    Padrão

    O duro vai ser se forem empresas diferentes. Ae seria bem maior a redundancia.

  20. #20

    Question Link Embratel

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Amigo eh o seguinte, aqui no provedor onde trabalho tem 6 links de 2MB cada, com um cisco 3640 todos balanceados e dando os 12MB, porem o balanceamento foi feito direto na embratel, naum no roteador.
    Se esses seus link forem de uma operador soh axo que tem como balancear, porem o balanceamento eh feito pela operadora e nào no reoteador, balanceamento de roteador naum funciona 100% antigamente tinha aqui 2MB com embratel e 2MB com telemar naum funcionava 100% quando tiramos e colocamos tudo embratel ta soh o filé.
    Amigo aproventando o topico...
    Estou a 8 meses em busca de um link Embratel... ja recebi contrato e tudo só que eles até o momento nao retornaram nenhuma data de implantação... vc sabe me dizer se é demorado assim mesmo ou é porque aqui esta havendo alguma coisa estranha como por exemplo desembolsar algum por fora para os implantadores do sistema Embratel?