+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ikarus ou Mikrotik? 2.4 ou 5.8? Ubiquiti ou Senao?

    Amigos,

    Depois de mto tempo pesquisando, estou a caminho de montar meu provedor.Mas estou com muitas duvidas e agradeceria se alguem puder me ajudar.
    Quero um sistema profissional e que me de suporte caso eu necessite ampliar.E que tb me ajude quando me ligar um cliente solicitando suporte, meu sistema ajude a achar os problemas.

    1. Qual OS usar? Mikrotik ou Ikarus. o Mikrotik parece oferecer boas aplicacoes para resolver problemas de suporte aos clientes.Dude tb eh interessante.Ikarus so ouvir dizer q eh mais estavel q o mikrotik...qual recomendariam como mais completo e funcional?

    2. Seria melhor operar em 2.4 ou 5.8? Desculpem a santa ignorancia, mas se eu optar por 5,8 os kits clientes tb deverao ser 5,8 ne..geralmente tem mta diferenca de precos?

    3. Melhor usar PC MONTADO, RouterBoard ou WRAP ? ate o momento estou preferindo as RouterBoards pela praticidade e economia de energia.

    4. Estou pensando em cartoes de 400mw, mas qual ? Tenho boas referencias dos chipsets AR5213A alguem confirma?

    5.Como sao configurados os kits cliente?

    Desde ja, muuuuuuuuuito grato pela atencao.
    Jefferson

  2. #2

    Padrão

    Bom, não sei o conhecimento do parceiro, na área, mas percebo que vc tem várias dúvidas e creio que seria melhor o amigo procurar uma assessoria pra poder lhe orientar melhor. Mas com certeza muitos irão te ajudar por aqui.
    Vou te responder a questão de nº3. Prefiro PC MONTADO, mais fácil de manutenção, opte por cfide, e se for usar proxy, use um hd secundário./
    Qualquer coisa, entre em contato que posso te ajudar.......

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xacall Ver Post
    1. Qual OS usar? Mikrotik ou Ikarus. o Mikrotik parece oferecer boas aplicacoes para resolver problemas de suporte aos clientes.Dude tb eh interessante.Ikarus so ouvir dizer q eh mais estavel q o mikrotik...qual recomendariam como mais completo e funcional?
    Use mikrotik, com bom hardware e com as antenas de clientes bem alinhadas, o travamento será inexistente praticamente....

    Citação Postado originalmente por xacall Ver Post
    2. Seria melhor operar em 2.4 ou 5.8? Desculpem a santa ignorancia, mas se eu optar por 5,8 os kits clientes tb deverao ser 5,8 ne..geralmente tem mta diferenca de precos?
    Melhor seria operar em 5.8, melhor velocidade, frequência menos utilizada... O único porém que vejo é realmente o custo para os clientes...

    Citação Postado originalmente por xacall Ver Post
    3. Melhor usar PC MONTADO, RouterBoard ou WRAP ? ate o momento estou preferindo as RouterBoards pela praticidade e economia de energia.
    Melhor vc usar pc montado, pois é mais robusto e mais fácil de trocar os componentes em caso de falha. Se queimar placa de rede, só troca ela, se queimar processador, só troca ele, etc... Montando uma caixa hermética bem ventilada, vc não terá problemas.

    Citação Postado originalmente por xacall Ver Post
    4. Estou pensando em cartoes de 400mw, mas qual ? Tenho boas referencias dos chipsets AR5213A alguem confirma?
    Eu uso aqui placas dlink AG530, que usam chipset atheros 5213, tanto pra ponto a ponto como para AP. Os ptp são em 5.8 e os clientes em 2.4.

    Citação Postado originalmente por xacall Ver Post
    5.Como sao configurados os kits cliente?
    Kit cliente não tem mistério. Vc pode usar placas pci direto no micro dele, ou usar uma bridge tipo Ovislink, Zinwell. Aqui tenho usado placas PCI dlink G510 ou Edimax (chipset rtl). Como bridge tenho usado Zinwell G120, mas tive alguns problemas nas últimas que comprei..

    Essas são minhas opiniões, com certeza alguém há de discordar. Mas o fórum é pra isso mesmo!

  4. #4