Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik com mobo SiS530, placa rede onboard...

    comprei 1 pcchips que usa esse chip, e ela tem 1 porta de rede onboard e 2 entradas pci. Instalei 2 placas de rede, e esperava usar a terceira para conectar meu pc nele e fazer o controle pelo winbox. O mk detecta a interface e nomeia ela como ether1. Quando eu conectei meu modem dsl nessa porta, pra testar a discagem do mk, o modem nao acendeu o led relativo à ethernet. Então atribui 1 ip à ether1 e conectei essa porta no hub, para acessar remotamente usando o meu pc. Não funcionou. Mas com as 2 outras placas de redes que eu instalei, funciona perfeitamente. Acho que a porta tá com problema. Mas quero ter certeza. Tem algo que eu possa fazer? Instalar algum driver por exemplo. Creio que o mk tem 1 driver pra ela, mas queria tentar algo mais. Alguem usa essa placamãe ou já teve experiências com ela? Preciso das 3 portas funcionando, 1 para o ap, 1 para o modem e outra pra me conectar com o winbox!

    Grato pela atenção

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    comprei 1 pcchips que usa esse chip, e ela tem 1 porta de rede onboard e 2 entradas pci. Instalei 2 placas de rede, e esperava usar a terceira para conectar meu pc nele e fazer o controle pelo winbox. O mk detecta a interface e nomeia ela como ether1. Quando eu conectei meu modem dsl nessa porta, pra testar a discagem do mk, o modem nao acendeu o led relativo à ethernet. Então atribui 1 ip à ether1 e conectei essa porta no hub, para acessar remotamente usando o meu pc. Não funcionou. Mas com as 2 outras placas de redes que eu instalei, funciona perfeitamente. Acho que a porta tá com problema. Mas quero ter certeza. Tem algo que eu possa fazer? Instalar algum driver por exemplo. Creio que o mk tem 1 driver pra ela, mas queria tentar algo mais. Alguem usa essa placamãe ou já teve experiências com ela? Preciso das 3 portas funcionando, 1 para o ap, 1 para o modem e outra pra me conectar com o winbox!

    Grato pela atenção
    Amigo,
    eu tenho uma placa dessas e a ether on-board funciona numa boa, inclusive, utilzo três interfaces como você pretende usar.
    Confere o IRQ, como nosso colega rps67 mencionou, pode ser conlito entre elas. Tenta conferir se a interface on-board, não está com defeito, se não for conlito acredito que seja problema nela mesmo, pois o mk reconhece as on-board que vem na pcchips com o chip sis530. Aqui comigo pelo menos funcionou.
    abraços

  4. #4

    Padrão

    realmente não chequei o IRQ, e é possível que seja isso mesmo, pois a bateria da placa mae está descarregada, resetando a bios cada vez que eu desligo a cpu.

    Caso não seja isso eu vou fazer mais testes, trocar a parte física da rede onboard, e ver como fica. A pessoa que me vendeu a cpu é uma amigo antigo meu, e ele disse que testou a placa com um cabo crossover sob windows98, não creio que ele esteja mentindo pra mim.

    Grato pela ajuda amigos, volto em breve com os resultados do meus testes.

  5. #5

    Padrão

    De volta. Não achei nenhum local onde mexer no irq da placa de rede onboard na BIOS. Achei da porta serial e paralela, do vga, mas da rede nao. Vocês podem me orientar o local exato onde olho pelo irq dela?

    Antes de eu mexer em qualquer coisa, eu pinguei o mk, o mk conectado pela placa de rede offboard, a que funciona. E o mk está simplesmente incomunicável.
    eu consigo contatar o ap que está conectado ao hub (não ao mk, ao hub), mas não consigo mais contato com o mk. O mk não se comunica com o ap (o mk, o ap e o meu pc estão todos conectados ao mesmo hub, claro) nem com o meu pc. E isto foi antes de eu começar a mexer no mk atrás de alguma coisa sobre o IRQ. alguem sabe o que diabos pode ser? Do nada, o mk parou de se comunicar com tudo fora dele mesmo (as interfaces dentro do mk comunicam-se sem problemas), e 1 cabo de rede não dá problema do nada.

    edit: conectei ao mk com o winbox pelo mac, e ajeitei tudo, então esqueçam a respeito da incomunicabilidade do mk, talvez tenha sido algum erro meu no terminal, nao sei, nao quero saber e tenho raiva de quem sabe. A placa onboard continua sem dar sinal de vida quando a conecto a 1 hub ou modem ou ap ou qualquer aparelho com 1 led indicando conexao.

    Grato pela atenção
    Última edição por Gosulator; 21-01-2007 às 00:29. Razão: novas informações

  6. #6

    Padrão

    As outras duas placas que você tem instalada são WLans ?

    Porque se tiver outra placa Lan pode ser que essa ether1 que ele detectou seja essa outra.

    De qualquer maneira, dê uma verificada na tela de POST (inicialização do micro) se aparece as três placas instaladas com um IRQ diferente para cada uma.

    Falow

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    De volta. Não achei nenhum local onde mexer no irq da placa de rede onboard na BIOS. Achei da porta serial e paralela, do vga, mas da rede nao. Vocês podem me orientar o local exato onde olho pelo irq dela?

    Antes de eu mexer em qualquer coisa, eu pinguei o mk, o mk conectado pela placa de rede offboard, a que funciona. E o mk está simplesmente incomunicável.
    eu consigo contatar o ap que está conectado ao hub (não ao mk, ao hub), mas não consigo mais contato com o mk. O mk não se comunica com o ap (o mk, o ap e o meu pc estão todos conectados ao mesmo hub, claro) nem com o meu pc. E isto foi antes de eu começar a mexer no mk atrás de alguma coisa sobre o IRQ. alguem sabe o que diabos pode ser? Do nada, o mk parou de se comunicar com tudo fora dele mesmo (as interfaces dentro do mk comunicam-se sem problemas), e 1 cabo de rede não dá problema do nada.

    edit: conectei ao mk com o winbox pelo mac, e ajeitei tudo, então esqueçam a respeito da incomunicabilidade do mk, talvez tenha sido algum erro meu no terminal, nao sei, nao quero saber e tenho raiva de quem sabe. A placa onboard continua sem dar sinal de vida quando a conecto a 1 hub ou modem ou ap ou qualquer aparelho com 1 led indicando conexao.

    Grato pela atenção
    ola
    via winbox você pode conferir os irq indo no seguinte local:
    System > Resources > Pci

    dae vocÊ terá todos os hardwares, que foram detectados pelo mk, inclusive, com a indicação de que irq ele está usando.
    falow

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Desative tudo que vc não for usar como o som, usb, paralela etc...
    dai vai sobrar + IRQ's.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    ola
    via winbox você pode conferir os irq indo no seguinte local:
    System > Resources > Pci

    dae vocÊ terá todos os hardwares, que foram detectados pelo mk, inclusive, com a indicação de que irq ele está usando.
    falow
    Achei o problema com sua ajuda Josevaldo. a rede onboard está usando o mesmo IRQ de uma das placas offboard!

    Vou desabilitar todos os componentes que eu nao vou usar, como o outro amigo sugeriu, e ver no que dá.

    grato pela ajuda
    ---
    De volta;

    Desabilitei tudo que nao iria usar, paralela e serial, usb, mas a rede onboard continua usando o mesmo irq de uma das offboards. Alguem sabe se tem 1 local onde eu possa alterar manualmente o irq da rede onboard?

    Grato
    Última edição por Gosulator; 21-01-2007 às 12:37.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Achei o problema com sua ajuda Josevaldo. a rede onboard está usando o mesmo IRQ de uma das placas offboard!

    Vou desabilitar todos os componentes que eu nao vou usar, como o outro amigo sugeriu, e ver no que dá.

    grato pela ajuda
    No setup da maquina, aonde aparecer usb e som onboard deixe como disable.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    No setup da maquina, aonde aparecer usb e som onboard deixe como disable.
    já o fiz, mas mesmo com irqs sobrando, a placa onboard teima em usar o mesmo irq da placa offboard.

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    já o fiz, mas mesmo com irqs sobrando, a placa onboard teima em usar o mesmo irq da placa offboard.
    Troca de posição as placas e veja se a bios não atribui um novo IRQ ou tente com outra placa de rede.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Troca de posição as placas e veja se a bios não atribui um novo IRQ ou tente com outra placa de rede.
    vou tentar troca-las de posição, não tenho placas de rede extras para testar, e na minha cidade só acho ethernets com chip encore, e a última vez que eu testei uma dessas com o mk (era uma versão mais antiga, acho q 2.6.alguma coisa), ele não a reconheceu.

  14. #14

    Padrão

    eu montei um staros na epoca com uma porcaria dessa... joga isso fora... ela nao aguenta ficar mto tempo ligada...

  15. #15

    Padrão

    isso infelizmente não é uma opção atualmente. Passei alguns anos com uma bomba dessa como desktop, e sei que ela é tudo de ruim. Mas é melhor do que nada

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    Amigo,
    eu tenho uma placa dessas e a ether on-board funciona numa boa, inclusive, utilzo três interfaces como você pretende usar.
    Confere o IRQ, como nosso colega rps67 mencionou, pode ser conlito entre elas. Tenta conferir se a interface on-board, não está com defeito, se não for conlito acredito que seja problema nela mesmo, pois o mk reconhece as on-board que vem na pcchips com o chip sis530. Aqui comigo pelo menos funcionou.
    abraços
    olá de novo amigo, vc pode me dizer se fez alguma atualização na bios ou algum processo fora do comum para fazer as 3 interfaces funcionar? já fiz de tudo e a LAN onboard continua usando o mesmo irq do segundo slot pci. Sondei a internet toda, e vejo centenas de pessoas com essas placas (mlr598) reclamando da mesma coisa, e tendo que desabilitar a lan onboard para poder usar a segunda porta pci.

  17. #17

    Padrão

    Cara,
    Deve ter sido coisa do Divino então, por que não fiz nada de anormal nela... até não tenho ela mais ativada, mas amanha ligo ela novamente, pois tou testando um outro mk, e vou fazer nela, colocarei um wlan e uma ether nas pci dela e verificarei se ela funcinará, e dae posto como ficou pra ver se te ajuda

  18. #18

    Padrão

    tem que remover 1 jumper da placa mae pra desabilitar a lan... tem outro que desliga o SOM...

  19. #19

    Padrão

    olá pessoal, estou revivendo esse tópico, porque conversei com um senhor que conserta placas, e ele me disse que as placas de rede vêm com irq escrito na bios/firmware delas, e você pode altera-lo se entrar no mesmo e modificar. Alguem sabe como é possivel fazer isso? Me refiro ao programa que eu teria que procurar. dei uma varrida no google procurando por isso mas não achei, todo mundo com problemas de irq resolve isso na bios da placa mãe. Infelizmente essa maldita sis530 não me deixa indicar manualmente os irqs das portas pci. as placas de rede que estou utilizando são d-link dfe-520tx.

    Grato pela ajuda, mais uma vez

  20. #20

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    olá pessoal, estou revivendo esse tópico, porque conversei com um senhor que conserta placas, e ele me disse que as placas de rede vêm com irq escrito na bios/firmware delas, e você pode altera-lo se entrar no mesmo e modificar. Alguem sabe como é possivel fazer isso? Me refiro ao programa que eu teria que procurar. dei uma varrida no google procurando por isso mas não achei, todo mundo com problemas de irq resolve isso na bios da placa mãe. Infelizmente essa maldita sis530 não me deixa indicar manualmente os irqs das portas pci. as placas de rede que estou utilizando são d-link dfe-520tx.

    Grato pela ajuda, mais uma vez
    tenta fazer o seguinte,... vai la na bios na opçao Load For Performace Settings e clica la, depois vc vai e desabila as irqs das portas serials, som usb, paralela etc, ah tb tive um problema parecido e era o modem on que estava no modo Auto, ae nem reconhecia uma de minhas placa, no meu caso, tive que colocar td em Disable depois que fiz o Load For Performace Setting. faz o teste ae e ve se funciona.

    qualquer coisa, poste ae