Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Thumbs up Planilhas de cálculo

    A :: TSM Antennas :: disponibiliza aqui 2 modelos de planilhas para cálculo de rádio enlace.

    Acesse e verifique.

  2. #2
    renjos
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    A :: TSM Antennas :: disponibiliza aqui 2 modelos de planilhas para cálculo de rádio enlace.

    Acesse e verifique.


    eu tentei entrar nesse link e ele expirou eu gostaria que se pudesse me anviasse essas planilhas

  3. #3
    bugatti
    Visitante

    Padrão Planilhas de Calculo enlaces 2,4 e 5,8


  4. #4

    Thumbs up Enlace

    Gente Eu Estou Instalando Um Enlace De 15km Para Uma Repetidora O Outro Ponto É De 1km Do Primeiro Ponto P/ Repetidora Eu Tenho Arvores No Caminho Que Tipo De Radio Eu Devo Usar Obrigado

  5. #5

    Padrão

    tenho aki duas planilhas de cauculos de enlace em 2.4 e 5.8
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  6. #6

    Post

    Senhores,

    Depois de preenchida a planilha como analisar os resultados?
    Quais valores são bons e quais são ruins nos dois pontos?

    [Sinal incidente, margem de segurança, sensibilidade atendida, sensibilidade requerida pelo fabricante, margem de segurança obtida]

    Segue um simulado (lado A = cliente, lado B = base)

    http://i245.photobucket.com/albums/g...iente_base.jpg

  7. #7

    Padrão

    Mais uma planilha para calculo de enlace de 2.4G, 5.8G e 900Mhz.
    Um diferencial desta planilha, ela gera um grafico muito bom.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Aqui tem um bom link para cálculos wireless: Wireless ISP Equipment Manufacture Demarc Technology Group

  9. #9

    Padrão Cálculo de Enlaces

    Amigos,

    Calcular enlace de RF não é apenas utilizar uma planilha como referência, mas sim deter um conceito mais aprimorado em Radio-Frequência.

    Acho a idéia do moderador mto válida, mas tenho visto muitos problemas gerados através de citações incorretas nesta nossa área.

    Durante 5 anos em meu provedor tive aplicações diversas e sugestões das mais variadas de amigos, alunos ou até mesmo profissionais da área.

    Em meus cursos eu aplico o conceito básico de RF inicialmente justamente para levar até os alunos o conhecimento valioso desta área tão abrangente e interessante que podere,mos explorar por muito tempo se soubermos aplicar e calcular corretamente.

    Tenham cuidado ao colocar equipamentos de potencia elevada, pois assim termos um aumento brusco de poluição na RF.

    Dica: Baixo ganho x potência baixa = menos ruído de emissão e recepção.

    Vale lembrar que esta é uma regra básica para curtas distâncias principalmente e também considerar a aplicação da antena de qualidade é muito mais importante do que qulaquer teoria nas entidades escolhidas.

    Abraços a todos

    Rogério Barion
    ENTELCO TELECOM
    ** www.entelco.com.br **

  10. #10

    Padrão O papel aceita tudo, a planilha tambem

    O papel aceita tudo.
    Não adianta planilha de cálculo de enlace entre antenas, se tu não podes conferir se os valores informados para a planilha são verdadeiros. A planilha considera que foi feito uma instalação perfeita nul local perfeito e com um acoplamento rádio/cabo/antena perfeito. Qua..qua..qua. Deu para a planilha.

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Claro amigo, a planiha é só para se ter uma referência.


    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    O papel aceita tudo.
    Não adianta planilha de cálculo de enlace entre antenas, se tu não podes conferir se os valores informados para a planilha são verdadeiros. A planilha considera que foi feito uma instalação perfeita nul local perfeito e com um acoplamento rádio/cabo/antena perfeito. Qua..qua..qua. Deu para a planilha.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Claro amigo, a planiha é só para se ter uma referência.
    O nosso amigo GilvanEnriconi é o cara mais ironico do forum, estou esperando ate agora a resposta de como fugir da radio interferencia.
    É CLARO Q A PLANILHA É SÓ PARA TER UMA IDEIA.

  13. #13

    Padrão Interferência

    Caro amigo.
    Interferencia hoje, é um termo poético. Na física o cenceito INTERFERÊNCIA é coisa do passado. O que existe é superposição de sinal. A superposição pode ser construtiva ou destrutiva. é construtiva, quando somada vetorialmente o sinal resultante aumenta. È destrutiva, quando somada vetorialmente o sinal resultantev diminui. O que interessa náo é todos os sinais que entram na antena, mas sim o sinal que é entregue para o rádio. Podes usar a antena como filtro, de modo que a superposição destrutiva seja impedida de se propagar pelo cabo coaxial para o rádio. Instalar uma antena, não é só conectar o cabo coaxial.
    Uma boa entrada de ano.
    Gilvan

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Caro amigo.
    Interferencia hoje, é um termo poético. Na física o cenceito INTERFERÊNCIA é coisa do passado. O que existe é superposição de sinal. A superposição pode ser construtiva ou destrutiva. é construtiva, quando somada vetorialmente o sinal resultante aumenta. È destrutiva, quando somada vetorialmente o sinal resultantev diminui. O que interessa náo é todos os sinais que entram na antena, mas sim o sinal que é entregue para o rádio. Podes usar a antena como filtro, de modo que a superposição destrutiva seja impedida de se propagar pelo cabo coaxial para o rádio. Instalar uma antena, não é só conectar o cabo coaxial.
    Uma boa entrada de ano.
    Gilvan
    Amigo, pelo jeito que voce fala, da para ver q tu é um cara bem entendido sobre o assunto, mas todos teus topicos voce deixa tudo muito vago não explica nada..
    Voce criou um topico se não me engano dizendo q em uma cidade com muitas antenas dava para fugir da interferencia,e logo apos fez propagando do teu curso e ficou por isso mesmo.
    Vou te dar um sujestão, por q voce não esclarece este topico, explica isso, voce vai ganhar uma baita reputação e deixar o pessoal com agua na boca querendo mais, e com certeza irao procurar o teu curso.
    Última edição por magnusrk8; 30-12-2008 às 21:39.

  15. #15

    Padrão Cálculo e Prática

    O papel aceita tudo. Quero ver alguem usando uma planilha e cálculo, fazer um enlace com os mesmos resultados. Calcular um enlace é uma coisa, fazer um enlace é outra. Planilha só serve como conhecimento teórico.
    Gilvan

  16. #16

    Smile

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    O papel aceita tudo. Quero ver alguem usando uma planilha e cálculo, fazer um enlace com os mesmos resultados. Calcular um enlace é uma coisa, fazer um enlace é outra. Planilha só serve como conhecimento teórico.
    Gilvan
    Gilvan, não é somente isso.

    Eu acredito que a teoria apresenta o possível resultado de um enlace antes de partirmos pra "ignorancia". Planejar é melhor que dar com os burros n'água, rs.

    O que seriam das operadoras se não fizessem um estudo do enlace antes de ligar um enlace rádio.

    Digo isto de experiencia própria. Se todos fizessem os cálculos antes de sair ativando sites por ai provavelmente os provedores teriam menos dor de cabeça.

    Abraços,

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Amigo, pelo jeito que voce fala, da para ver q tu é um cara bem entendido sobre o assunto, mas todos teus topicos voce deixa tudo muito vago não explica nada..
    Voce criou um topico se não me engano dizendo q em uma cidade com muitas antenas dava para fugir da interferencia,e logo apos fez propagando do teu curso e ficou por isso mesmo.
    Vou te dar um sujestão, por q voce não esclarece este topico, explica isso, voce vai ganhar uma baita reputação e deixar o pessoal com agua na boca querendo mais, e com certeza irao procurar o teu curso.
    Amigo, podes dar uma olhada neste tópico mais recente que tem alguns pontos interessantes sobre interferência e performance. https://under-linux.org/f105/lencol-...keting-135145/

    Em relação ao assunto do tópico, com certeza a planilha é de grande auxílio! Economia de tempo e dinheiro, auxiliando na melhor escolha com cabos, antenas e equipamentos.

  18. #18

    Padrão

    Numa placa de circuito eletrônico, toda a corrente indesejada é jogada para a massa onde ela se anula. Habitualmente se faz isso com um capacitor, um lado do capacitor se solda na massa e no outro lado se coloca na entrada da corrente indesejada. Morreu.
    Esse procedimento é feito á quase 100 anos, modernamente, um descendente deste procedimento foi morar no alimentador das antenas. Vamos lá.
    Um alimentador é a massa em relação ao sinal. Se você tiver um sinal indesejado como uma interferência, jogue este impertinente contra a massa. Você estará decretando a porte da interferência. Isso é ima barbada de fazer. É tão fácil que os meus alunos conseguem aprender a fazer isso em apenas um dia de aprendizado. Vai por mim. Não estou na Zorra Total mas; To pagandoooo.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Numa placa de circuito eletrônico, toda a corrente indesejada é jogada para a massa onde ela se anula. Habitualmente se faz isso com um capacitor, um lado do capacitor se solda na massa e no outro lado se coloca na entrada da corrente indesejada. Morreu.
    Esse procedimento é feito á quase 100 anos, modernamente, um descendente deste procedimento foi morar no alimentador das antenas. Vamos lá.
    Um alimentador é a massa em relação ao sinal. Se você tiver um sinal indesejado como uma interferência, jogue este impertinente contra a massa. Você estará decretando a porte da interferência. Isso é ima barbada de fazer. É tão fácil que os meus alunos conseguem aprender a fazer isso em apenas um dia de aprendizado. Vai por mim. Não estou na Zorra Total mas; To pagandoooo.
    Me permita uma pergunta. Porque as empresas fabricantes de antenas já não fazem isso e decretam a morte da interferência na raiz do problema? Ou, porque a Anatel não exige que para se homologar uma antena ela tenha um dispositivo destes, que "mate" as interferências? Com certeza seria de grande ganho para todos.

  20. #20

    Padrão

    Carlos,

    não se esqueça que interferência ocorre em frequências de mesmo valor ou muito próximas. A lógica de desviar a corrente para a massa é o fato de se criar um filtro para a frequência desejada. O que o Gilvan está falando é de sintonizar a antena para o canal desejado, fazendo ela ficar mais seletiva na frequência desejada. Se sua interferência for de mesma frequência (ou muito próxima) que seu sinal, o filtro não vai adiantar. O detalhe é que as antenas são fabricadas para atender a uma faixa de frequência bem maior do que é necessária (de um canal). Por exemplo, você pode utilizar a mesma antena para o canal 1 e para o canal 11. A vantagem é que vc não precisa trocar sua antena ao trocar o canal de seu equipamento. Consegue imaginar uma antena sendo fabricada para cada canal exclusivo?
    Mas se alguém mais quiser contribuir com este assunto, sugiro trocar de tópico. Afinal, este ś sobre planilha de cálculo...