Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Arranjo de Antena Setorial

    Olá Pessoal!

    Estou trocando minha setorial Hyperlink 15 dbi, que está ligada num cartão Dlink AG530 em B, por 3 setoriais TSM 90º 15 dbi. Como nunca usei setoriais, estou em dúvida como dispor as mesmas no meu suporte no alto do prédio. Tenho que manter distância de quantos metros uma da outra? Ou podem ser montadas juntas, como nos "arrays" que a hyperlink vende de setoriais?

    Outra dúvida é quanto a configuração do MK. Uso o mesmo SSID nos 3 panéis (pra não ter q ir em cliente reconfigurar) e uso os canais 1, 6 e 11?

    ... em tempo, irei usar cartões Atheros CM9 (5213), 1 em cada painel, não vou usar divisor nem nada... e tenho dúvida também quanto ao apontamento da antena, se ela é tipo as direcionais, só apontar ela pra onde tão os clientes...

    []s

    Alexandre
    TecWave Internet
    Última edição por sergio; 25-01-2007 às 21:43.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quanto a montangem das antenas, o ideal é separá-las em torno de 1,5 m de distância uma vez que usará canais diferentes.

    Quanto ao array da hyperlink, se notar é usado apenas um rádio, na foto dá para reparar um splitter + amplificador.

    Já usei, aquele modelo de array, e 2 canais para 4 antenas e não tive problemas aparentes. Então vai de escolha e testes.

    Quanto ao mesmo ssid não tem problemas, a não ser que não possua controle de quem pode conectar no AP, pois normalmente o cliente conecta-se ao AP que estiver com o melhor sinal e quandos as antenas estão próximas o sinal de um lóbulo traseiro de uma pode se sobressair ao da outra e causar problemas.

    Quanto ao "apontamento" não é tão simples como as direcionais de grade. Você terá que montá-las inicialmente, alinhadas com o horizonte e ajustar o TILT (inclinação vertical) de acordo com a necessidade. Quanto a área de cobertura, se está substituindo uma omni, tenha certerza que as mesmas ficarão alinhadas correntamente umas com as outras para o sinal de uma não sobrepor o de outra (faça uma cruz, com os ângulos de cada "braço" em 90º exatos).

    O ideal seriam 4 antenas de 90° e não 3 como você irá montar, mas dependendo da área que quer cobrir ( 270°, por ex.) funcionará sem problemas.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Comentei acima que usei um array do modelo hyperlink. Em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         array_1.jpg
Visualizações:	1698
Tamanho: 	356,0 KB
ID:      	250  

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Comentei acima que usei um array do modelo hyperlink. Em anexo.
    eu tenho essa foto sua aqui, vc já tinha postado num tópico sobre linux ap... Então, na verdade a pessoa q me dá assistência aqui, ele olhou no site da TSM o lóbulo de irradiação das antenas e disse que com 3 de 90º eu fechava os 360, pois clientes são todos "perto", o mais longe acredito q esteja no maximo a uns 2 a 3 km da base...

    De qualquer maneira, caso não feche os 360, quais as implicações de mim manter a omni atual e adicionar essas 3 setoriais de 90º?

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    eu tenho essa foto sua aqui, vc já tinha postado num tópico sobre linux ap... Então, na verdade a pessoa q me dá assistência aqui, ele olhou no site da TSM o lóbulo de irradiação das antenas e disse que com 3 de 90º eu fechava os 360, pois clientes são todos "perto", o mais longe acredito q esteja no maximo a uns 2 a 3 km da base...

    De qualquer maneira, caso não feche os 360, quais as implicações de mim manter a omni atual e adicionar essas 3 setoriais de 90º?
    Neste caso dos clientes próximos, até concordo com o técnico, em partes... vai funcionar mas não é o correto. Coloque então antenas de 120° (acho que não tem nenhuma homologada... não lembro).

    Agora este lance de colocar esse omni junto, esquece, é economia à base de porcaria. Vai sujar o espectro todo e atrapalhar as setoriais. Espere a verba aumentar e coloque depois + 1 CM9 e outra TSM.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o caso é que não posso mais esperar... nessa omni tá batento já os 60 online simultâneos.. terei q dar um jeito de comprar mais 1 cm9 e mais 1 setorial então.

    Mas assim, estive no prédio ontem olhando, tenho cliente que estão desde 100 metros até 2 ou 3 km... axo difícil atender esse pessoal com 1 setorial né? para quase todos os lados que olhei, tem clientes nessa situação...

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    o caso é que não posso mais esperar... nessa omni tá batento já os 60 online simultâneos.. terei q dar um jeito de comprar mais 1 cm9 e mais 1 setorial então.

    Mas assim, estive no prédio ontem olhando, tenho cliente que estão desde 100 metros até 2 ou 3 km... axo difícil atender esse pessoal com 1 setorial né? para quase todos os lados que olhei, tem clientes nessa situação...
    Então monte com as 3 antenas, só que ao invés de montar as antenas no formato de uma cruz, deverá montar no formato de Y (+- isso).

    Agora, quanto a estes clientes variando de 100m a 3KM, terá um trabalhinho para ajustar a inclinação das antenas, mas é possível sim.

    Põem a mão na massa e manda ver. O equipamento já está ai, deixe os clientes felizes.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Então monte com as 3 antenas, só que ao invés de montar as antenas no formato de uma cruz, deverá montar no formato de Y (+- isso).

    Agora, quanto a estes clientes variando de 100m a 3KM, terá um trabalhinho para ajustar a inclinação das antenas, mas é possível sim.

    Põem a mão na massa e manda ver. O equipamento já está ai, deixe os clientes felizes.
    vou fazer isso mesmo sérgio... fiz uns testes e troque uma DWL AG530 por 1 dessees CM9 q tenho, mas alguns clientes não conseguiam se conectar, tem ideia do que pode ser? Não esperei muito tempo pra ver, coisa de 5 minutos, e voltei a AG530 no lugar da CM9.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    vou fazer isso mesmo sérgio... fiz uns testes e troque uma DWL AG530 por 1 dessees CM9 q tenho, mas alguns clientes não conseguiam se conectar, tem ideia do que pode ser? Não esperei muito tempo pra ver, coisa de 5 minutos, e voltei a AG530 no lugar da CM9.
    Provavelmente algum rádio daqueles que se não rebootar, não volta a conectar. Esses rádios ficam "preso" a bssid e só reiniciando para liberar.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Provavelmente algum rádio daqueles que se não rebootar, não volta a conectar. Esses rádios ficam "preso" a bssid e só reiniciando para liberar.
    tipo ovislink 1120 e 5460? a CM9 é a mesma q a AG530? Atheros 5213 né? Essa CM9 é homologada? desculpa tanta chateação e perguntas...

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    tipo ovislink 1120 e 5460? a CM9 é a mesma q a AG530? Atheros 5213 né? Essa CM9 é homologada? desculpa tanta chateação e perguntas...
    Na verdade existem vários rádios que apresentam estes problemas, não sei responder exatamente quais, pois já vi acontecer com vários, inclusive estes que mencionou.

    De acordo com o www.cfide.com.br é 5004X.

    CM9 não é homologado. O único miniPCI atheros homologado, que poderá encontrar à venda são os 5354MP Aries 2 Plus (SENAO).

  12. #12
    mundodigitalin
    Visitante

    Padrão

    desculpa me meter, estou tentando montar um provedor e gostaria de saber qual a melhor marca de setorial??? Estava pensando em usar 4 hyperlink de 17 dbi e 90º, com dois aps 2000 com dois cards cada daria conta do recado???

  13. #13

    Padrão

    pra começar ta bom d+ so so tem que ver quantos clientes vc vaii colocar em cada cartao amigo, mas de inicio ta 100%.

  14. #14
    mundodigitalin
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pra começar ta bom d+ so so tem que ver quantos clientes vc vaii colocar em cada cartao amigo, mas de inicio ta 100%.
    se issu ta bom pra começo oque posso fazer pra melhorar???? pois futuramente terei uns 200 clientes dai tenho q dividir eles para cada card,????

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mundodigitalin Ver Post
    se issu ta bom pra começo oque posso fazer pra melhorar???? pois futuramente terei uns 200 clientes dai tenho q dividir eles para cada card,????
    Com essa configuração que vc mencionou, conseguirá atender cerca de 30 clientes por cartão do Ap2000 simultâneos, ou seja, uns 120 clientes simultâneos, com qualidade. Mas também tem que levar em conta a velocidade que vc irá liberar pra eles. Se vc montar 1 mikrotik com 4 cartões, 1 pra cada antena, acredito que poderá colocar mais clientes simultâneos e com maior qualidade...

  16. #16
    mundodigitalin
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Com essa configuração que vc mencionou, conseguirá atender cerca de 30 clientes por cartão do Ap2000 simultâneos, ou seja, uns 120 clientes simultâneos, com qualidade. Mas também tem que levar em conta a velocidade que vc irá liberar pra eles. Se vc montar 1 mikrotik com 4 cartões, 1 pra cada antena, acredito que poderá colocar mais clientes simultâneos e com maior qualidade...
    sim realmente mas é o seguinte o mare 400 não é homologado pela anatel!!!hehehhe!!!! eu tinha visto realmente essa possibilidade mas dai não resolve o meu problema, me falaram q posso colocar até 40 clientes simultaneos em cada card B do ap 2000 , mas a respeito das setorias elas são mesmo as melhores que tem como falow o meu fornecedor???? valew ae pela ajuda galera espero que continuem!!!!

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mundodigitalin Ver Post
    sim realmente mas é o seguinte o mare 400 não é homologado pela anatel!!!hehehhe!!!! eu tinha visto realmente essa possibilidade mas dai não resolve o meu problema, me falaram q posso colocar até 40 clientes simultaneos em cada card B do ap 2000 , mas a respeito das setorias elas são mesmo as melhores que tem como falow o meu fornecedor???? valew ae pela ajuda galera espero que continuem!!!!
    Vc pode usar PCs montados com placas homologadas pra montar seu Mikrotik, aqui uso assim, vc só tem q usar placas homologadas. Aqui estou mudando de omni para setorial, mas não porque a omni me dá problemas, pois trabalhei 3 anos com omni, apenas estou mudando pq está batendo 66 clientes simultâneos no meu cartão em uma das bases, e ainda tem muito cliente entrando. Então usando 4 setorias e 4 placa dlink G520 estarei distribuindo os clientes nesses cartões. Mas se pudesse, continuaria com a omni...

  18. #18
    mundodigitalin
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vc pode usar PCs montados com placas homologadas pra montar seu Mikrotik, aqui uso assim, vc só tem q usar placas homologadas. Aqui estou mudando de omni para setorial, mas não porque a omni me dá problemas, pois trabalhei 3 anos com omni, apenas estou mudando pq está batendo 66 clientes simultâneos no meu cartão em uma das bases, e ainda tem muito cliente entrando. Então usando 4 setorias e 4 placa dlink G520 estarei distribuindo os clientes nesses cartões. Mas se pudesse, continuaria com a omni...
    ta onde consigo o microtik para download ele é pago certo???

  19. #19

    Padrão

    amigo pago ele , è mas como tudo na vida tem o JEITINHO, pois no warez vc achara ele crackeado ate em algumas paginas de torrents tem o arquivo verçao 2.9.27.
    eu acho que se vc vai usar mesmo o melhor seria pagar , pois o level 4 para 200 clientes custa apenas 105 reais em Mikrotik Brasil nao e tao caro para a utilidade dele.

  20. #20
    mundodigitalin
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    amigo pago ele , è mas como tudo na vida tem o JEITINHO, pois no warez vc achara ele crackeado ate em algumas paginas de torrents tem o arquivo verçao 2.9.27.
    eu acho que se vc vai usar mesmo o melhor seria pagar , pois o level 4 para 200 clientes custa apenas 105 reais em Mikrotik Brasil nao e tao caro para a utilidade dele.
    vc já ouviu falar em bfw ele tabem tem essa opção de transformar um pc em um ap sabe se é bom e quais as placas que poderia usar??