+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com controle de banda!!!

    Pessoal,

    Tenho na minha rede um Mikrotik como bridge fazendo somente controle de banda dos meus clientes (up e down). Esses dias coloquei um servidor com Asterisk, e gostaria que meu Mikrotik não fizesse controle de banda nenhum quando o tráfego for de Voip, mas que controlasse todo o tráfego restante. Isso evitaria as falhas na conversação quando o cliente estiver fazendo um download, utilizando toda sua banda.

    Até consegui fazer algo, marcando todos os pacotes do cliente, com excessão os que tenham como destino o IP do meu servidor de Voip... Funcionou bem, mas não consegui mais fazer o controle de upload do cliente, o que é muito necessário...

    Aguardo por sugestões, ok???

  2. #2

    Padrão

    Opa amigo!!!

    O ideal é vc marcar os pacotes VoIP e consequentemente colocá-los com a banda mínima com quanlidade. O ideal é trabalhar com banda de 128k para UP e DOWN. Cada pacote que entrar ou sair do VoIP terá a banda mínima de 128k (mais que suficiente). Esta regra deixará perfeito o uso do VoIP na sua rede.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=udp dst-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_in passthrough=yes comment="VOIP-IN" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_in action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_IN passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_out passthrough=yes comment="VOIP-OUT" \
    disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_out action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_OUT passthrough=yes comment="" disabled=no

    / queue tree
    add name="voip_in" parent=global-in packet-mark=VOIP_IN limit-at=64000 queue=default priority=8 max-limit=64000 \
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no
    add name="voip_out" parent=global-out packet-mark=VOIP_OUT limit-at=64000 queue=default priority=8 max-limit=64000 \
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no

    Caso você trabalhe com o VONO, utilize a regra abaixo para liberar as portas de entrada do VONO.

    / ip firewall nat

    add chain=dstnat dst-address=200.199.242.xx protocol=tcp dst-port=4040 \
    action=dst-nat to-addresses=0.0.0.0-255.255.255.255 to-ports=8000-65535 \
    comment="LIBERA O DAS PORTAS DE ENTRADA \(SERVIÇO VONO\)" disabled=no
    add chain=dstnat dst-address=200.199.242.xx protocol=udp dst-port=4040 \
    action=dst-nat to-addresses=0.0.0.0-255.255.255.255 to-ports=8000-65535 \
    comment="" disabled=no
    add chain=dstnat dst-address=200.199.242.xx protocol=udp dst-port=8000-65535 \
    action=dst-nat to-addresses=0.0.0.0-255.255.255.255 to-ports=8000-65535 \
    comment="" disabled=no

    Onde o 200.199.242.xx é o Ip do seu servidor.

    David Marcony
    Última edição por catvbrasil; 28-01-2007 às 11:30.

  3. #3

    Padrão

    Essas regras eu coloco para cada cliente que use meu servidor de Voip ou essa regra é geral para todos os meus clientes?

  4. #4

    Padrão

    Essa regra é geral no seu mk, marca pacotes e estabele qos pro serviço.

  5. #5

    Padrão

    Perfeitamente. Estas regras são gerais...

  6. #6

    Padrão Upload do HTB Assumindo default 8

    ola alguem sabe resolver o problema no htb que naum cria a regra de upload no ip desejado e assume a velocidade default???

    ja vi alguem com este mesmo problema aki no forum mas naum vi soluçao...

    obrigado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IkaroDePaula Ver Post
    ola alguem sabe resolver o problema no htb que naum cria a regra de upload no ip desejado e assume a velocidade default???

    ja vi alguem com este mesmo problema aki no forum mas naum vi soluçao...

    obrigado
    cara...

    não leve a mal... assim fica dificil te ajudar...

    se desde o primeiro momento que eu falei pra você abrir um tópico tivesse feito, é possível que já teríamos resolvido seu problema... mas 50% depende de você...

    você precisa abrir um tópico pois preciso que coloque suas configurações do htb, informações sobre sua rede, seu servidor... e em um tópico já aberto fica complicado, o assunto é o mesmo, mas em situações diferentes...

    então camarada... faça como eu disse, abra logo um tópico para que possamos te ajudar...

    valeu