+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Microtik como AP e Bridge

    Ola

    Amigos to com dois AP da Microtik, queria saber eh so possivel fazer uma rede ponto a ponto usando um dos cartaos dos microtik na frequencia 5,8 e com os outros cartaes instalar uma omni em 2,4, a distancia sao 20km visado com antenas da hyperlink 24dbi de disco, fica bom? quantos clientes posso colocar na em cada omni, o cartao do ap eh da atheros, qual seria melhor antena para usar nesse tipo de serviço?




    Muito Obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    Ola

    Amigos to com dois AP da Microtik, queria saber eh so possivel fazer uma rede ponto a ponto usando um dos cartaos dos microtik na frequencia 5,8 e com os outros cartaes instalar uma omni em 2,4, a distancia sao 20km visado com antenas da hyperlink 24dbi de disco, fica bom? quantos clientes posso colocar na em cada omni, o cartao do ap eh da atheros, qual seria melhor antena para usar nesse tipo de serviço?

    Muito Obrigado
    Olá amigo, sua situação é igual a minha, mas sua distância é maior... Acredito que feche seu enlace em 5.8 sim, e a quantia q vc consegue atender nas omni depende do perfil de seu cliente. Aqui consegui ir com os atheros, com qualidade, ate uns 45 simultâneos, clientes de 128k e 256k...
    Como omni uso hyperlink de 15 dbi, é ótima, mas não é homologada... estou trocando por setoriais, pois estou hj com cerca d 60 clientes simultaneos em cada base...

  3. #3

    Padrão

    Alexandre
    vai isso mesmo, essa quantidade de clientes e esse link, tu acha q fica bom o sinal sem perca de pacotes?

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    quanto ao ponto a ponto não sei te dizer, pq minha distância aqui é de 1 km entre as bases... Mas quando eu tinha até 45 cliente nas omnis, era tranquilo...

  5. #5

    Padrão

    e quais as Antenas vc Recomenda Usar Para Esses Ponto?

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    e quais as Antenas vc Recomenda Usar Para Esses Ponto?
    em 5.8 recomendaria as Zirok 90 cm 32 dbi, são homologadas e não são tão caras. Ou TSM, só q essas são mais caras.

  7. #7

    Padrão

    onde posso encontrar elas para comprar?

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    onde posso encontrar elas para comprar?
    TSM Antennas

    as zirok eu compro em Graebin.com :: Cabos, conectores, pigtails para internet sem fio wireless. Componentes eletrônicos, circuitos integrados, transistores..., mas estou no RS

  9. #9

    Padrão

    Bah Muito Obrigado, e eh possivel fzer q uma dos cartao do microtik faça o link ponto a ponto e o outro cartao jogue numa onmi em 2.4,para ponto a ponto eh melhor 2.4 ou 5.8
    ?

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Exatamente assim que eu tenho aqui: são 2 MK, com 2 cartões cada 1... 1 cartão está ligado a uma omni hyperlink de 15 dbi, e o outro cartão numa Zirok de 45 cm (1km de distancia somente) em 5.8 pra fazer o ponto a ponto com o outro MK.

    Pra fazer o ponto a ponto é muito melhor em 5.8, tanto pela velocidade que vc irá conseguir, como pela menor interferência, visto que 5.8 ainda é menos utilizado que 2.4

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Exatamente assim que eu tenho aqui: são 2 MK, com 2 cartões cada 1... 1 cartão está ligado a uma omni hyperlink de 15 dbi, e o outro cartão numa Zirok de 45 cm (1km de distancia somente) em 5.8 pra fazer o ponto a ponto com o outro MK.

    Pra fazer o ponto a ponto é muito melhor em 5.8, tanto pela velocidade que vc irá conseguir, como pela menor interferência, visto que 5.8 ainda é menos utilizado que 2.4
    vc sabe qual a liceça que vc tem no teus Microtik??

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    vc sabe qual a liceça que vc tem no teus Microtik??
    É Versão 2.9.27 level 6