+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Taylon
    Visitante

    Padrão Nao consigo modificar os arquivos de sistema

    Galera eu to precisando modificar alguns arquivos como o:
    /etc/resolv.conf

    mas depois q eu edito o arquivo e vou salvar diz q eu nao tenho permissao para modificar o arquivo

    e quando eu tento pelo konsole pelo comando

    vi /etc/resolv.conf
    ele abre o arquivo e tal mas depois q eu edito o q eu quero eu nao sei como salvar o processo, ai volta tudo do jeito q estava...

    alguem pode me falar como eu faço para modificar esse arquivo e outros...

    *obs: quando eu tento pelo konsole eu uso o comando "su" para executar como root, mas quando edito pelo kwrite mesmo eu estou logado como user comum...

  2. #2

    Padrão

    Aqui você vai encontar uma documentação interessante sobre o VI e os seus principais comandos e tarefas comuns. Pode ser bem iluminador pra você.

    O resolv.conf é um arquivo que contém as entradas de servidores DNS para resolução de nomes. Você pode editá-lo simplesmente no VI, como você tinha tentado, mas em algumas distribuições, quando você reiniciar o serviço de rede para que essas alterações entrem em vigor, o arquivo vai ser editado novamente pelo programa client DHCP (pegue como exemplo de um client DHCP o pump). Para contornar este problema, você deve editar um pequeno script dele e comentar algumas linhas (infelizmente eu não tenho como te dizer onde fica o script ou se essa informação é 100% válida para o Mandriva, mas funciona na maioria).

    Só apontando o caminho, como sempre...

  3. #3
    Taylon
    Visitante

    Padrão

    nossa, muito obrigado, a documentação a respeito do vi de fato é muito importante, consegui editar aki agora...

    muito obrigado