+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão djbdns resolver dominio em servidor interno

    Colegas, o que estou precisando é o seguinte, preciso configurar o dnscache para resolver o meu dominio para que ele responda que o meu dominio eh um computador da rede interna e não externa.

    Exemplo:

    Possuo um notebook que utilizo no trabalho e na configuração dele eu especifiquei que:

    Conta POP3: pop.meudominio.com.br
    Conta SMTP: smtp.meudominio.com.br

    Daí o que acontece é o seguinte, quando estou fora da empresa, via internet, funciona tudo bem já que o tinydns resolve o endereço e retorna o endereço de ip válido e baixa os e-mails, mas quando o notebook está dentro da empresa, ele continua resolvendo o host com o endereço de internet válido, e não é isso que eu quero, eu gostaria que o meu dnscache resolvesse www.meudominio.com.br como 192.168.0.11 que é o ip interno.

    Bom, acredito que eu tenha que adicionar manualmente estes tipos de configuração, mas não sei como fazê-lo, se alguem conseguir me dar uma força eu agradeço, valeu.

    Guilherme

  2. #2

    Padrão Resolvido

    Galera, já resolvi, o negocio eh o seguinte, tem que fazer o dnscache resolver os hosts antes de procurar pela internet a fora nos servidores dns, fiz o seguinte:

    - Configura-se o tinydns normalmente como qualquer tutorial manda, colocando os hosts, aliases, etc
    - Depois executa esses comandos

    root@dnsserver# cd /service/dnscache/root/servers
    root@dnsserver# echo "IP_DO_TINYDNS" > seudominio.com.br
    root@dnsserver# svc -h /service/dnscache
    root@dnsserver# svc -t

    Isto vai fazer com que quando um computador da sua rede interna pedir ao dnscache para resolver "seudominio.com.br" ele peça para o "IP_DO_TINYDNS" resolver e retorna as respostas do tinydns previamente configurado.

    É isso aí, espero ter ajudado quem precisa.

    Valeu.