+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida dobre dd

    Pessoal eu tenho um servidor com dois hd´s identicos de 200 gb
    eu to atras de fazer um backup com uma imagem do hda para hdb, se eu der o comando dd if=/dev/hda of=/dev/hdb com o linux rodando vai dar certo? pq nos foruns uns dizem dar certo outros dizem que o hda e hdb tem que estar demonstados poderiam me dar uma solução para clonar sem precisar parar o servidor.

  2. #2

    Padrão

    Funciona sim, mas você tem que ter algumas coisas em mente: a primeira delas é que quando você colocar os dois na mesma máquina, você vai trabalhar com /dev/hda e /dev/hdb e dependendo do seu boot manager, você vai precisar editar o arquivo /boot/grub/device.map caso algo dê errado e você precise utilizar o segundo HD.

    Entretanto, existem bons softwares para manter cópias de discos, como o SystemImager. Se você procura algo caso o seu disco dê pau, RAID 1 é a solução.

  3. #3

    Padrão

    Se voce quer ter uma copia integra usando qualquer metodo de backup, asseguere-se que durante esta operacao nao exista transacoes de gravacoes e/ou atualizacoes de arquivos (em especial banco de dados abertos).
    O problema é manter os sistemas/RDBMS offline durante tanto tempo.
    Assim a melhor solucao é a sugerida pelo colega xstefanox. use RAID-1 e jamais dispense os backups.
    []s

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wellesximenes Ver Post
    Valeu vou olhar raid 1
    e se você quizer fazer uma cópia fiel do sistema que está instalado
    com todos os arquivos e etc ... você pode fazer a seguinte ...

    dd=if/dev/hda of=/dev/hdb

    Ele copia bit a bit ...
    troque apenas os devices ... para a sua realidade ...


    Falow ...