+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fixar ou não Data Rates

    Qual a sugestão do pessoal quanto a questão de fixar um Data Rate?

    Por padrão a placa (no nosso caso Dlink 510) gerencia até 54Mbps.
    Vocês sugerem deixar a configuração default (que é ela mesmo que gerencia), ou definir um Date Rate fixo menos (11Mbps por exemplo) ou menos?

    Qual a vantagem de deixar livre e de fixar?
    Entenda-se que nos clientes há diversidade de rádios (Orinoco (antigos), PCI Edimax, PCI Dlink, AP Edimax, AP Ovislink, etc)

  2. #2

    Padrão

    no meu caso eu fixei a placa em 11mb . pelo que percebi alivia um pouco a placa em questao algums clientes em auto conectarem em 1 mb e outros em 2 forcava muito a a placa .. fiz esta alteracao e melhoro bastante

  3. #3

    Padrão

    54 (mobo G) para ser usado em outdoor.. é pessimo...

    entao mude para 802.11b .. e fixe em 11mbits

    ai é so manter o cliente com sinal mto bom.. que vc nao tera problemas

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    O interessante é vc analisar sua rede, quando vc tem muitos clientes fica difícil manter um bom sinal, isso se comprova pelo próprio upload que fica comprometido com a interferência de tanta antena apontada pro mesmo pop, se conseguir fixar em 11 mb excelente, mas se não conseguir esse padrão é melhor baixar o data rate para 5.5 ou até 2 mb, pq clientes com sinal fraco e placa setada em todas as velocidades vai só sobrecarregar o AP, em um cenário misto é melhor 2 mb que 11 mb.

  5. #5

    Padrão

    a placa sendo setada em AUTO e o ap em 11 ... a placa SEMPRE trabalha em 11 !!

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a placa sendo setada em AUTO e o ap em 11 ... a placa SEMPRE trabalha em 11 !!
    Vc diz a placa no ap? concerteza, mas não foi isso que falei, me refiro ao AP setado em auto e clientes com sinal baixo na rede.

  7. #7

    Padrão

    Como faço para fixar em 11 mbits?? aqui aparece as seçoes:
    Supported Rates B
    1 - 2 - 5 - 11 * Nesta seçao estao marcado todos
    Supported Rates A/G
    6 - 9 - 12 - 18 - 24 - 36 - 48 - 54 * Nesta tambem todos estao marcados
    Basic Rates B
    1 - 2 - 5 - 11 * Nesta seçao esta marcado apenas 1 mbits
    Basic Rates A/G
    6 - 9 - 12 - 18 - 24 - 36 - 48 - 54 * Nesta seçao esta marcado apenas 6 mbits

    Como faço para fixar em 11 mbits??
    Agraderecia a ajuda urgente!!

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    Como faço para fixar em 11 mbits?? aqui aparece as seçoes:
    Supported Rates B
    1 - 2 - 5 - 11 * Nesta seçao estao marcado todos
    Supported Rates A/G
    6 - 9 - 12 - 18 - 24 - 36 - 48 - 54 * Nesta tambem todos estao marcados
    Basic Rates B
    1 - 2 - 5 - 11 * Nesta seçao esta marcado apenas 1 mbits
    Basic Rates A/G
    6 - 9 - 12 - 18 - 24 - 36 - 48 - 54 * Nesta seçao esta marcado apenas 6 mbits

    Como faço para fixar em 11 mbits??
    Agraderecia a ajuda urgente!!
    Sete a interface em 802.11b e desmarque 1 mb, 2mb, e 5.5 mb ficando somente 11 mb selecionado.
    da mesma forma em data rates.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Sete a interface em 802.11b e desmarque 1 mb, 2mb, e 5.5 mb ficando somente 11 mb selecionado.
    da mesma forma em data rates.
    Dessa forma, se tiver alguém que o sinal não está muito bom, e não conseguir estabelecer em 11, esse cliente está fora, não vai conectar.

    Abraços

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Dessa forma, se tiver alguém que o sinal não está muito bom, e não conseguir estabelecer em 11, esse cliente está fora, não vai conectar.

    Abraços
    Correto, passei o procedimento pq acredito que o solicitante é ciente das conseqüências.

  11. #11

    Padrão

    exato.. acho que para se ter um serviço de qualidade, deve-se manter um sinal no minimo "muito bom" no cliente... -60 a -50dbm acho que é o ideal....

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    exato.. acho que para se ter um serviço de qualidade, deve-se manter um sinal no minimo "muito bom" no cliente... -60 a -50dbm acho que é o ideal....
    É mas nem sempre se consegue manter um sinal nesse nível, e ai o que vc sugere? entregar o cliente pro concorrente?
    Acho q não né? Quem conhece a limitação do wireless investe em mais pontos, amplia cobertura com maior numero de células etc...

    Um bom link não significa um nivel alto de sinal, pelo menos aqui na pratica não funciona assim, a transmissão é feita por 64 subportadoras, vc terá um link bom com uma margem confortavel quanto seu (link) cliente e seu ap atingirem + de 80% dessas portadoras ou seja + de 50 sub portadoras.
    Para saber isso é só analisar. A qualidade da conexão deve passar de 80% ai ta bom.
    Isso vc consegue com 100% ou 30% de sinal, então esquece os 50 dbm hehehe.
    Última edição por marcelomg; 03-02-2007 às 14:41.

  13. #13

    Padrão

    ai cada um com seu ambiente...

    os clientes que nao conseguem ter sinal bom.. monto ponto a ponto (geralmente pessoas fora da cidade)....

  14. #14
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ai cada um com seu ambiente...

    os clientes que nao conseguem ter sinal bom.. monto ponto a ponto (geralmente pessoas fora da cidade)....
    Seria o mais recomendável, mas nem todos pagam isso, fazer o que né?
    Abraços t+

  15. #15

    Padrão

    com minha torre atingo cerca de 7 bairros proximos mas tem 3 bairros que ficam a uma media de 3 km em linha reta meu sinal chega lá so que so fica bom quando diminui o trafego voces acham que deveria colocar uma torre em cada um desses bairros??

  16. #16
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    com minha torre atingo cerca de 7 bairros proximos mas tem 3 bairros que ficam a uma media de 3 km em linha reta meu sinal chega lá so que so fica bom quando diminui o trafego voces acham que deveria colocar uma torre em cada um desses bairros??
    O trafego que vc se refere é na rede? isso não tem ligação com o alcance do seu sinal, tente descobrir o que acontece para resolver esse problema, se vc puder colocar uma torre por bairro isso seria muito bom, assim se der problema em um ap não afetará os demais, desta forma todo problema fica descentralizado.