+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Cidade
    Visitante

    Padrão Omni, setoriais e 2000 Litros de água???

    Meus queridos amigos, eu já ñ sei + o que fazer!
    Segundo a empresa que me deu um suporte, a minha suspeita ñ tem fundamento!
    Eu tenho uma antena omni, e 2 setoriais.
    Em baixo dessas antenas a 1,50 mts estão 2 tanques d’água cada um com 1000 litros, os 5 rádios estão em uma caixa a 0,20 cm, menos de um palmo dos tanques d’água, eu tenho 1000 litros de um lado e 1000 de outro!
    Pelo amor de Deus, isso interferi em minha conexão? É muito importante a resposta de vc’s...
    Muito obrigado meus amigos!!!!

  2. #2

    Padrão

    Suas especificações estão meio dificeis de entender. Mas vejamos: Agua é um dos principail males das redes wireless. desde que estejam no caminho do cliente ao AP, no seu caso num sei se estão. outra coisa é vc ter 5 radios em 3 antenas? como ta estas ligações?

  3. #3

    Padrão

    Poderia estar influenciando sim, pois pode estar acontecendo reflexão do sinal. Agua é como se fosse "espelho"..........

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Talking

    Caro amigo, tem que ver se as caixas não estão abertas, porque pode refletir na agua em forma de espelho e desviar o sinal

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    Caro amigo, tem que ver se as caixas não estão abertas, porque pode refletir na agua em forma de espelho e desviar o sinal
    E se a caixa tiver fechada, o sinal não vai atravessar a caixa e refletir do mesmo jeito?

    Imagine uma rede wireless interna, com dois pontos relativamente distantes, separados por uma parede de tijolo, mas que estejam funcionando.

    Agora imagina se, ao invés da parede, fosse um armário de aço enorme entre os dois pontos: iria obstruir as ondas de RF. Não importa se esse armário encontra-se atrás de alguma parede ou não!


    O que eu quero dizer é que materiais inertes (como alguns plásticos) não influenciam na propagação de RF, sendo totalmente transparentes; não produzindo nenhuma obstrução ou reflexão - como se alí nem estivessem.

    Portanto, se a caixa d'agua for dessas modernas, de plástico, o sinal será refletido na água como se a água estivesse "descoberta". Acredito que mesmo que for de cimento (parcialmente inerte, no caso), o efeito seria o mesmo .

    Uma sujestão para TODOS os instaladores de antenas: é recomendável que QUALQUER ANTENA seja instalada num local o mais aberto possível, sem nada próximo para interferir no lóbulo de radiação.

    Deve HAVER DISTÂNCIA entre outras antenas (receptora de TV, ou qualquer ourta), contrução, árvore, postes e cabos de alta tensão e qualquer outro objeto.

    No mínimo, 5 metros. Se for totalmente impossível, pelo menos 3 metros - mas já comprometendo muito a forma de radição. O ideal é, quanto mais distância melhor: 10 a 20 metros livres produzem um efeito sutilmente superior.

    Há leigos em propagação de RF que dizem: "A minha ficou ótima...", "Funciona perfeito...", "Não ví diferença..." "O sinal continua o mesmo", "Não aumentou a distância", mas não sabem o que estão dizendo.

    Obstáculos próximos à antena irão deformar o lóbulo de radiação, ao que a antena mudará o formato radiação, deixando de irradiar em algumas direções!

    No caso do nosso amigo, quanto a caixa com os rádios, essas podem ficar em qualquer lugar; mas eu recomendaria encostada na antena, ligando-se o rádio às antenas direto com o Pig-Tail, sem o uso de cabos. Mas todo esse conjunto, o mais distante possível de qualquer obstáculo, como essa caixa de água, logo abaixo.

    O que pode ocorrer, com a distância de 1,5m acima dessa caixa, é a deformação do lóbulo de radiação pela sua obstrução parcial e pelo efeito de reflexão na água. Acredito que os clientes que estiverem próximos serão os mais afetados, pois a antena irradiará menos para baixo, para os clientes próximos.

    A alternatica seria elevar todo o conjunto o máximo possível - uns 5 ou 10 metros, incluindo os rádios. É difícil dizer o quanto já seria suficiente, devendo ser experimentado na prática.

    Eu sujeriria utilizar um notebook com o netstumbler, dando enfase tanto nos testes de distância quanto, principalmente, nas proximidades, em vários pontos, entre 100 m e 1 km.

    Qualquer dúvida, estamos por aquí !

  6. #6

    Padrão

    as antenas principalmente dos pop precisa está longe dessas coisas que interfere como arvore, água etc... para e em uma atura calculada dependendo as visadas no 360 graus e espaço no local onde vai ser instalado a antena para que ela fique livre para irradiar o seu lobulo perfeitamente sem obstaculos.