+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Dúvida básica de configuração de pacotes tar.gz para compilação

    Esses pacotes tem lugares certo pra descompactar?
    se depois eu quero executar o configure, make e make install. Para corrigir uma dependência basta descompactar e fazer em qualquer diretório. E depois no programa que tem a dependência de pacote ele vai saber automaticamente onde a dependência foi configurada.
    Exemplo to tentando configurar o gtk+-2.0.0.tar.gz copiei ele pra /source e fiz tar –xvzf gtk-+2.0.0.tar.gz
    Daí fui fazer o ./configure –prefix=/opt/gtk e ele me dá erro. ‘Package glib-2.0 was not found in the pkg-config search path.
    Agora vem a duvida baixei o glib+-2.0.3.tar.gz onde devo instalar e depois o que devo configurar pra corrigir a falha do gtk-+2.0.0.tar.gz

  2. #2

    Padrão

    Bom, existem vários locais onde você pode utilizar para descompactar. Esses locais às vezes dependem de distribuição para distribuição. Eu utilizo o /opt para compilar meus programas.

    Quando você tenta compilar um programa que tenha uma dependência não satisfeita, ele já nem deixa compilar na maioria dos casos, dando um erro em algum certo ponto do ./configure. Então é onde você tem que catar a dependência e compilá-la antes.

    No caso, como eu estou vendo que você quer compilar algo como o GTK, é mais fácil você pegar e puxar isso por meio de um pacote pré-compilado.

    Qual é a distrbuição que você está utilizando?

  3. #3

    Padrão

    Nesse caso depois de ter sucesso na compilação posso deletar os arquivos que usei no caso os arquivos dentro do diretorio /source. Eu to usando o red hat 9

  4. #4

    Padrão

    Consegui configurar uma glib e agora está dando esse erro?

    *** 'pkg-config --modversion glib-2.0' returned 2.12.0, but GLIB (2.2.1)
    *** was found! If pkg-config was correct, then it is best
    *** to remove the old version of GLib. You may also be able to fix the error
    *** by modifying your LD_LIBRARY_PATH enviroment variable, or by editing
    *** /etc/ld.so.conf. Make sure you have run ldconfig if that is
    *** required on your system.
    *** If pkg-config was wrong, set the environment variable PKG_CONFIG_PATH
    *** to point to the correct configuration files
    no
    configure: error: gobject is required to build pygtk?

    Como posso resolver?