+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rafaelaraujodafonsec
    Visitante

    Padrão Windows enxergar linux e vice-versa

    Ola pessoal
    Estou instalando um samba no Slack 11 no modo share. Eu procurei informações no google.com.br/linux mas não encontrei muita coisa sobre o modo share mas sim no modo server. Eu não estou conseguindo fazer os windows enxergar o linux. Esse samba está configurado para ser backup dos windows. Só tem 1 pasta compartilhada. Os windows xp enxergam da seguinte forma: \\192.168.0.1 mas se eu colocar no nome da máquina \\backup não enxerga. Minhas dúvidas são as seguintes: Tem como os windows enxergar o linux pelo nome (\\backup) ? Tem como o linux aparecer no ambiente de rede dos windows? A conf do meu samba esta abaixo:

    [global]
    # nome da máquina que vai compartilhar arquivos
    netbios name = backup
    # nome do grupo de trabalho na rede
    workgroup = net
    server string = Samba Server
    #lista de ips da rede que podem acessar o compartilhamento
    os level = 65
    hosts allow = 192.168.0.0/24
    ##log file = /var/log/samba.%m
    ##max log size = 50
    security = share
    ##wins support = no
    ##preferred master = no
    ##domain master = no


    #nome do compartilhamento
    [backup$]
    # path da pasta que será compartilhada
    path = /home/backup
    guest ok = yes
    public = yes
    browseable = yes
    writable = yes

  2. #2
    rafaelaraujodafonsec
    Visitante

    Padrão

    Esqueci de falar. Os windows 98 nem pelo ip \\192.168.0.1 ou \\backup não enxergam de maneira alguma.

  3. #3

    Padrão

    Um bom guia sobre Samba que eu recomendo pra todo mundo é o Focalinux. Lá existe bastante informação, sobretudo conceitual. Se você não conhece como o bicho funciona, lá o lugar para ter uma noção.

    O fato dele não estar acessando como \\backup provavelmente é devido à alguma falha de resolução WINS dentro da sua rede. Verifique se o serviço está disponível no servidor que está rodando Samba e se em hipótese alguma der errado, edite o hosts do Microsoft Windows.


    Abraços!