+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Diferença entre Dedicado e DSL

    gente uma duvida bate a minha cabeça , qual a real diferença entre um link dedicado de 1 mega e um link dsl 1 mega ? no dsl a taxa de transferencia é de 100 kbp/s e no link dedicado ? se consegue colocar a mesma quantidade de pessoas em uma dsl q um dedicado ?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    A diferença é que uma ADSL eles não tem comprometimento de te dar sempre 1Mb/s. Já no link dedicado está no contrato que ele tem de lhe prover essa velocidade.

    E outra, o contrato do link dedicado permite que vc revenda o link.

  4. #4

    Padrão

    Como os amigos falaram o dedicado ele tem que manter aquela velocidade que vc contratou e ja no acesso comparilhado que pode ser adsl, radio, cabo etc.. ele te da uma banda mais não garante que vc vai rodar esta banda, me parece que o velox te garante 10% da banda.


    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    gente uma duvida bate a minha cabeça , qual a real diferença entre um link dedicado de 1 mega e um link dsl 1 mega ? no dsl a taxa de transferencia é de 100 kbp/s e no link dedicado ? se consegue colocar a mesma quantidade de pessoas em uma dsl q um dedicado ?

  5. #5

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Como os amigos falaram o dedicado ele tem que manter aquela velocidade que vc contratou e ja no acesso comparilhado que pode ser adsl, radio, cabo etc.. ele te da uma banda mais não garante que vc vai rodar esta banda, me parece que o velox te garante 10% da banda.
    pensei q o link full erá um link com uma largura de banda Maior q a DSL, estou fazendo essa pergunta pq conheço um amigo q tem um provedor com 4 megas dsl velox , é triste pagar um link 2mb full 2,300 reais enquanto 4 mb velox se paga 99 reais

  6. #6

    Padrão

    Isto até a telemar comecar a limitar as conexoes do velox.. tenho um amigo que tem 6 megas de velox e ele da no maxio 1mb e olha la... consultei la na conexao do modem:
    Line Rate - Upstream (Kbps): 1024
    Line Rate - Downstream (Kbps): 6144

    Quanto ao valor, R$2300 e valor justo por 2mb full.

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    pensei q o link full erá um link com uma largura de banda Maior q a DSL, estou fazendo essa pergunta pq conheço um amigo q tem um provedor com 4 megas dsl velox , é triste pagar um link 2mb full 2,300 reais enquanto 4 mb velox se paga 99 reais

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    gente uma duvida bate a minha cabeça , qual a real diferença entre um link dedicado de 1 mega e um link dsl 1 mega ? no dsl a taxa de transferencia é de 100 kbp/s e no link dedicado ? se consegue colocar a mesma quantidade de pessoas em uma dsl q um dedicado ?
    Opa!! Tem muita gente que confundi (assim como eu antigamente!!rsssssss), as velocidades de links...

    Quando falamos que um link tem tantos "mbs", na verdade nos referimos a velocidade em "MB" ou seja, a velocidade real, multiplicada por 8. Oras porque isso??? Lembra daquela época em que começamos, que se falava de bits e bytes???? Então, para relembrar:

    1 byt é igual a uma informação
    1 byte é igual a 8 bits...

    Pois bem, na minha opinião, para "encher os olhos" dos consumidores, as operadoras vendem sempre seus links (ADSL, DEDICADO, etc), na foma de bytes, cabendo a nós, converter (dividr o tamanho do link por 8), para saber o tamanho real... O link pode ser adsl, dedicado, satélite que será sempre assim, medido em bytes.... Até mesmo nós donos de provedores trabalhamos assim;;;; Pois bem, mesmo em links reais, funciona desta forma.... Tem um site (RJNET - Velocímetro) que mede a velocidade nominal (em kbytes) e a velocidade real (em kbits)... As reais vantagens dos links dedicados são os delays (tempos de resposta, quase zero), estabilidade, número de conexões (dependendo do link, infinitas), garantia de banda (normalmente 100%), entre outras coisas.... Aconselho sempre que possível para provedores de tamanho médio, que recorram como solução a links dedicados, pois além de todos os benefícios acima, também oferecem ranges inteiros de ips válidos (fixo), podendo assim, estes provedores oferecerem serviços profissionais a seus clientes (ip fixo, vpn, etc etc)...
    Última edição por catvbrasil; 12-02-2007 às 22:52.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Opa!! Tem muita gente que confundi (assim como eu antigamente!!rsssssss), as velocidades de links...

    Quando falamos que um link tem tantos "mbs", na verdade nos referimos a velocidade nominal ou seja, a velocidade real, multiplacada por 8. Oras porque isso??? Lembra daquela época em que começamos, que se falava de bits e bytes???? Então, para relembrar:

    1 byt é igual a uma informação
    1 byte é igual a 8 bits...

    Pois bem, na minha opinião, para "encher os olhos" dos consumidores, as operadoras vendem sempre seus links (ADSL, DEDICADO, etc), na foma de bytes, cabendo a nós, converter (dividr o tamanho do link por 8), para saber o tamanho real... O link pode ser adsl, dedicado, satélite que será sempre assim, medido em bytes.... Até mesmo nós donos de provedores trabalhamos assim;;;; Pois bem, mesmo em links reais, funciona desta forma.... Tem um site (RJNET - Velocímetro) que mede a velocidade nominal (em kbytes) e a velocidade real (em kbits)... As reais vantagens dos links dedicados são os delays (tempos de resposta, quase zero), estabilidade, número de conexões (dependendo do link, infinitas), garantia de banda (normalmente 100%), entre outras coisas.... Aconselho sempre que possível para provedores de tamanho médio, que recorram como solução a links dedicados, pois além de todos os benefícios acima, também oferecem ranges inteiros de ips válidos (fixo), podendo assim, estes provedores oferecerem serviços profissionais a seus clientes (ip fixo, vpn, etc etc)...
    mais só para resumir , não a diferença entre numeros de clientes entre um link full e um link dsl ? mesmo numero de cliente q um velox aguenta será o mesmo de um dedicado ???

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    mais só para resumir , não a diferença entre numeros de clientes entre um link full e um link dsl ? mesmo numero de cliente q um velox aguenta será o mesmo de um dedicado ???
    Provavavelmente não!!! Devido a todos os fatores que eu citei, este link é muito menos robusto... Poderiamos dizer em proporções para um link dedicado seria 10 para 1, para adsl seria 5 para 1 (+-).... Isso depende de vários fatores em termo de adsl (velocidade, tipo, conexões disponíveis, garantia, delay, etc)... Por exemplo... Se você vai trabalhar com 128k recomendo em cada 1mb (ADSL), você pindure até uns 50 clientes.... (isso com um servidor 100% configurado).... Para um link dedicado, recomendaria até 100 clientes (+-) com 128k.... mas é aquilo.... depende devários fatores citados e também o perfil de seus clientes....

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    mais só para resumir , não a diferença entre numeros de clientes entre um link full e um link dsl ? mesmo numero de cliente q um velox aguenta será o mesmo de um dedicado ???
    Depende, se a operadora limitar as conexoes, por exemplo, vc nao conseguira compartilhar com muitas maquinas, vai depender da limitacao da operadora. Tem ainda a possibilidade da tele te cortar o adsl a qquer momento se souber que vc esta revendendo ou ainda a Anatel te incomodar.
    Se vc quer garantir um bom serviço, tenha link dedicado que é garantia de boa conexao. Eu uso um link dedicado e complemento ele com adsl para determinados serviços.

  11. #11

    Unhappy

    2,300 por um link de 2 megas??? puts isso ta é brato d+ huahuahua, aqui na minha região um link de 1mb ta por mais de 4 mil!!!!

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    pensei q o link full erá um link com uma largura de banda Maior q a DSL, estou fazendo essa pergunta pq conheço um amigo q tem um provedor com 4 megas dsl velox , é triste pagar um link 2mb full 2,300 reais enquanto 4 mb velox se paga 99 reais

  12. #12

    Padrão

    Poxa, de acordo com o que escreveram aqui eu estava muito errado na forma de pensar a respeito de links dedicados. Pensei que as telefônicas anunciavam os links dedicados com o valor NÃO MAQUIADOS, ou seja, um link de 2mbps seria um link de 2 [s]MEGABYTES[/s] POR SEGUNDO, mas pelo que lí, os links dedicados de 2mbps são links de 2megabits por segundo, o que dá aproximadamente [s]250[/s] kilobytes por segundo. Quer dizer que se eu contratar um link dedicado de 1mbps eu teoricamente vou ter toda minha banda utilizada com apenas 4 clientes com links de 256kbps ???????????????

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Poxa, de acordo com o que escreveram aqui eu estava muito errado na forma de pensar a respeito de links dedicados. Pensei que as telefônicas anunciavam os links dedicados com o valor NÃO MAQUIADOS, ou seja, um link de 2mbps seria um link de 2 [s]MEGABYTES[/s] POR SEGUNDO, mas pelo que lí, os links dedicados de 2mbps são links de 2megabits por segundo, o que dá aproximadamente [s]250[/s] kilobytes por segundo. Quer dizer que se eu contratar um link dedicado de 1mbps eu teoricamente vou ter toda minha banda utilizada com apenas 4 clientes com links de 256kbps ???????????????
    Se você for dar garantia de banda de 256 kbps para esses clientes, e todos estiverem usando toda sua banda, seu link de 1 mega estará no gargalo, sim...

  14. #14

    Padrão

    Lendo isso aki q vejo q o serviço do velox no rio de janeiro é um DSL dedicado , pq varias empressas q vou e tem esse serviço segura dezenas de maquinas , e quase sempre a velocidade bate a velocidade garantida 1 mega fica em torno de 90kbps a 100kbbps e o 2 megas entre 190kbps a 200kbps , acho q para uma dsl sem garantia de banda esta muito bom , acho q pelo valor pago em link dedicado deveria bater um pouco , não acho de maneira 2300 barato, pelo contrario valor muito salgado pela quantidade de clientes q se pode colocar

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Lendo isso aki q vejo q o serviço do velox no rio de janeiro é um DSL dedicado , pq varias empressas q vou e tem esse serviço segura dezenas de maquinas , e quase sempre a velocidade bate a velocidade garantida 1 mega fica em torno de 90kbps a 100kbbps e o 2 megas entre 190kbps a 200kbps , acho q para uma dsl sem garantia de banda esta muito bom , acho q pelo valor pago em link dedicado deveria bater um pouco , não acho de maneira 2300 barato, pelo contrario valor muito salgado pela quantidade de clientes q se pode colocar
    Como o CATVbrasil citou anteriormente, se estiver bem configurado o servidor proxy e controle de banda, dá pra por bastante gente num link de 2 mb dedicado.. Com certeza a qualidade ficará melhor q adsl. Estou com quase 400 clientes em 2 mb, mas agora q está "enchendo" o link, pedi migração pra 3 mb, a R$ 3.900,00... Não acho caro não, pois o serviço é muito bom.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Como o CATVbrasil citou anteriormente, se estiver bem configurado o servidor proxy e controle de banda, dá pra por bastante gente num link de 2 mb dedicado.. Com certeza a qualidade ficará melhor q adsl. Estou com quase 400 clientes em 2 mb, mas agora q está "enchendo" o link, pedi migração pra 3 mb, a R$ 3.900,00... Não acho caro não, pois o serviço é muito bom.

    tudo bem vc colocou 400 mais com q banda vc vende para seus clientes ? com certeza 64 ou 128kbps né ?

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    tudo bem vc colocou 400 mais com q banda vc vende para seus clientes ? com certeza 64 ou 128kbps né ?
    O número real de clientes seria 364, a banda que vendo é a maioria de 128, alguns de 80 kbps e alguns de 256 kbps

  18. #18

    Padrão

    você pode nos dizer quanto cobra dos clientes pelo acesso a 128kbps? realmente não estou vendo como viabilizar o serviço cobrando média de $50, tendo que pagar 2 ou 3 mil reais pelo link. não há cache, controle de banda e o escambau no mundo que aguente.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    você pode nos dizer quanto cobra dos clientes pelo acesso a 128kbps? realmente não estou vendo como viabilizar o serviço cobrando média de $50, tendo que pagar 2 ou 3 mil reais pelo link. não há cache, controle de banda e o escambau no mundo que aguente.
    Pessoal, esse tipo de divulgação de valores cobrados, contratos, são peças chaves para o desenvolvimento de uma empresa. Sinceramente não acho o melhor lugar para discutirem sobre isso.

    De qualquer forma é apenas minha maneira de pensar a respeito do assunto, mas pensem também a respeito.

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    você pode nos dizer quanto cobra dos clientes pelo acesso a 128kbps? realmente não estou vendo como viabilizar o serviço cobrando média de $50, tendo que pagar 2 ou 3 mil reais pelo link. não há cache, controle de banda e o escambau no mundo que aguente.
    128 kbps cobro 50,00 mensais. Controle de banda, cache são fundamentais e aguenta sim, como falei tou com 364 clientes em 2 mb, e agora q tá batendo no talo! Se não tivesse controle de banda e nem cache (que em média, economiza 16% do link pelos relatórios do SARG) eu ia precisar mais q o dobro de link! Pq sem controle de banda, apenas 1 cliente pode matar teu link, eu sei pq qdo comecei 3 anos atrás eu não usava controle de banda.