+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MARE 400, consigo fechar 30km com antenas pluton 36dbi? Alguém já conseguiu?

    Pessoal,

    Estou para fazer dois links de 32km cada um e gostaria de saber se alguém já fez links longos com o MARE 400, numa empresa que vende ele, Alphalink, o vendedor me disse que consigo fazer o link, já em outra empresa que não comercializa o equipamento o vendedor já me disse o contrário, Panasat.

    Afinal será que com um cartão de 400mw operando em 5,8ghz com antenas Pluton 36dbi PTX eu não vou conseguir um link desses?

    Tenho visada dos pontos, vou usar torres de 20mts porque do chão eu já consigo ver a olho nú os pontos.

    Por favor me ajudem pois não tenho experiência com esse equipamento e gostaria de saber se isso é apenas uma questão comercial de uma empresa que comercializa e outra não o MARE 400 ou se realmente o equipamento não me serve para esse serviço.

    Estou optando por ele por falta de verbas para o projeto, já cansei de ouvir dizer que para um projeto desse é Long Range na cabeça, mas não tenho grana prá isso, tenho que tentar com as cartas que eu tenho em mãos, só que preciso ter sucesso, ou seja preciso conseguir interligar os pontos com mínimo 2Mbits de troughput e no máximo 10ms de latencia.

    Será que vou conseguir?

    Conto com a experiência dos senhores.

    Tenham uma boa tarde e desde já muito obrigado.

    Atenciosamente,


    Rodrigo César de Freitas.

  2. #2

    Padrão

    Amigo nunca trabalhei com este equipamento, porem posso contar o que eu consegui.
    Consegui 4Mbits a 27,6 KM estaveis com ping entre 1 e 2 ms usando Ovilink 5.8 e antenas de 90cm da Zirok.
    Com a sua configuraçao acredito que voce conseguira fechar com mais facilidade que eu, pois sua potencia eh muito grande 400mw e 36dbi de ganho eh muita coisa pra voce ter ideia os APs da ovilsink em 5.8ghz trabalham com 63mw +- e as antenas de 90cm da zirok dizem que da 29dbi.
    Espero que tenha ajudado.

  3. #3

    Padrão O que usar ?

    Bom dia meus caros ,

    Olha realmente como disse o nosso querido amigo Marcelo é possível sim vc fechar 30 km com a Mare 400 e com antenas de 36 dbi em um link ponto a ponto,
    porém temos que analisar porque um vendedor de duas empresas disitintas disseram que ou pode fechar tranquilamente ou não pode.
    Um deles deve ter dito porque teoricamente se vc tiver antenas de 36 dbi e um rádio como o Mare 400 , com visada direta e sem interferência é pra vc fechar sim, com certeza mais que absoluta, porém na prática é outra coisa.
    Agora o outro deve ter dito que não pq tem antenas que falam que tem um ganho elevado e vc vai ver não exatamente isso de ganho que vc pensou que tinha.
    Eu já tive casos que uma marca de antena me garantiu um ganho de 10 dbi em uma antena , uma marca que já não tem no mercado, e fui ver uma antena de 2 dbi era mais forte que aquela antena, mais as antenas da pluton geralmente garantem certo , eu não tive nenhum caso que falasse ao contrário , mais já deve ter acontecido imprevisto com esta antenas em outros lugares.

    Mais resumindo é pra vc fechar o link sim , mais teria que fazer o teste mesmo para ter um certeza absoluta, não sei como que é a sua área ai pra dar uma boa certeza pra vc.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    Amigo,

    Eu tenho um link aqui de 20 km com esse rádio MARE-400 com antenas zirok wll 905, quando medi o throughput deu uns 4mb, sinal muito bom, enfim ja estou com esse link a uns 2 meses e nunca deu nehum problema.
    Porem tenho outro link aqui de 35 km com esse mesmo rádio só que usando antenas pluton de 36 dbi, não sei se é a antena ou o rádio mais de vez em quando da um problema, de sinal caindo, as vezes conexao lenta e etc. E fiz tambem uns enlaces menores com esses radio e tambem nao ficou muito bom nao.

    Mais se vc quiser um enlace garantido mesmo para nao dar problemas, usa o terabeam long range, tenho um enlace aqui de 70 km com antenas de 42 da pluton, com um throughput de 4 mb, funcionando redondo a uns 5 meses, Nunca deu nenhum problema.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por notgle Ver Post
    Amigo,

    Eu tenho um link aqui de 20 km com esse rádio MARE-400 com antenas zirok wll 905, quando medi o throughput deu uns 4mb, sinal muito bom, enfim ja estou com esse link a uns 2 meses e nunca deu nehum problema.
    Porem tenho outro link aqui de 35 km com esse mesmo rádio só que usando antenas pluton de 36 dbi, não sei se é a antena ou o rádio mais de vez em quando da um problema, de sinal caindo, as vezes conexao lenta e etc. E fiz tambem uns enlaces menores com esses radio e tambem nao ficou muito bom nao.

    Mais se vc quiser um enlace garantido mesmo para nao dar problemas, usa o terabeam long range, tenho um enlace aqui de 70 km com antenas de 42 da pluton, com um throughput de 4 mb, funcionando redondo a uns 5 meses, Nunca deu nenhum problema.
    Meu amigo 70Km eh muita coisa tem como voce mandar umas fotos ai do enlace ou as medidas do GPS pois assim com o radio mobile tem como a gente ver a topologia do teu enlace.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelovoax Ver Post
    Meu amigo 70Km eh muita coisa tem como voce mandar umas fotos ai do enlace ou as medidas do GPS pois assim com o radio mobile tem como a gente ver a topologia do teu enlace.
    Marcelo,

    Fiquei com dúvida quanto ao que você disse de radio mobile. O que é radio mobile?

    To precisando de um bom software prá analise de dados de GPS, atualmente só tenho utilizando o Mapsource da Garmin e o Google Earth.

    T+

    Rodrigo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rcfweb Ver Post
    Marcelo,

    Fiquei com dúvida quanto ao que você disse de radio mobile. O que é radio mobile?

    To precisando de um bom software prá analise de dados de GPS, atualmente só tenho utilizando o Mapsource da Garmin e o Google Earth.

    T+

    Rodrigo
    Amigo Radio Mobile eh um Software para auxilio de enlaces wireless, com diversos calculos te ajuda bastante, ele eh um pouco complicado de mexer mas aqui mesmo no underlinux tem ums companheiros que fizeram ateh tutorial dele, vale a pena voce conferir pelo menos pra mim ajudou e muito.

    https://under-linux.org/forums/wirel...io-mobile.html