+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Grub

    Bom dia pessoal.

    Instalei recentemente o Gentoo2006.1 , consigo bootar normal meu problema tá somente no grub, ele aparece o prompt, e mais nada, se eu der enter, entra no gentoo, baixo enter entra no windows, so não aparece nada, o menu não aparece.

    estou já a alguns dias pra tentar arrumar esta brincadeira, veja meu grub.conf

    #########################################################

    timeout = 10

    default = 0

    fallback = 1

    color = 16

    foreground = ff0000

    background = a00000

    splashimage = (hd0,5)/boot/grub/splash.xpm.gz

    773 1024x768x256

    title Gentoo-2.6.19
    root (hd0,4)
    kernel /boot/gentoo-2.6.19 root=/dev/hda5


    title = Windows_Xp
    rootnoverify (hd0,0)
    chainloader +1
    makeactive

    ############################################################

    O que eu fiz na instalação, eu instalei em sistema reiserfs mas não havia separado, nãot inha feito uma partição /boot , e como ficou deste jeito resolvi criar a partição, então removi o grub "emerge --unmerge grub", fiz a partição em ext2, mounti em /boot instalei o grub, alterei o Fstab, e o problema persiste.

    com certeza a merda eu fiz em algum lugar em alguma hora, pois ja não é a primeira vez que fico brigando com o gentoo, na verdade faz algumas semanas XD, até eu entender os Use e cflags, e das outras o grub funfava que era uma maravilha, so nesta que acertei a instalação do SO e fodi o grub.


    Conto com qualque ajuda.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Amigo, verifique onde se encontra o arquivo splash.xpm.gz. E verifique se a partição está correta.

  3. #3

    Padrão

    Sim o Splash se encontra lá, e a partição é a /dev/hda6, ficando (hd0,5)

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oicreal Ver Post
    Sim o Splash se encontra lá, e a partição é a /dev/hda6, ficando (hd0,5)
    Então se o splash se encontra la o kernel também se encontra correto?
    Então o código seria o seguinte:

    Código :
    splashimage=(hd0,5)/boot/grub/splash.xpm.gz
     
    title Gentoo-2.6.19
    root (hd0,5)
    kernel /boot/gentoo-2.6.19 real_root=/dev/hda5

  5. #5

    Padrão

    Me corrija se estiver falando besteira.

    na parte do real_root=/dev/hda5

    seria se eu não estivesse bootando no linux correto?, se for o problema não é este, ele boota no linux normal, so que não aparece nada na hora de gerenciar, escolher o qual boot, ele nem aparece as opções, mas boota tanto linux ou windows.

    Mesmo assim estarei rebootando a máquina agora para tentar.

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    RESOLVIDO.

    Agradeço a viny_carvalho, mas consegui encontrar meu erro, uma tentativa de explicação.

    Ao instalar o gentoo não montei uma partição /boot, quando configurei o fstab, coloquei que o /boot era a partição /, dai pra frente so pau, ao tentar resolver criei a partição /boot depois instalei o gentoo e etc, e nada, o pau continuava por causa do fstab, desistalei o grub do que era o /boot (que tinha configurado depois), comeitei a partição de /boot, deixei apenas a / pra tudo, re-instalei o grub, e o configurei.

    resumindo, problema de BIOS XD

    obrigado a todos.