+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile como configura Firewall

    Oi pessoal...

    Pesquisei vários tutorial na NET sobre Firewall, e sei as regras que devo usar no meu slackware11 kernel 2.4.33. Mas não sei como usar, ou melhor, qual arquivo que controla isto e qual a melhor forma de proteger o "linux", pois pensava que era só ter linux que estava protegido na NET.
    Sou iniciante neste tópico e estou contando com ajuda de você...


    Há li um tutorial sobre Sort... ele é bom ???? ele trabalha junto com o Firewall???

  2. #2

    Padrão

    A minha primeira recomendação pra voCê é que você pegue leve e não queira jogar tudo de uma vez em cima de um servidor ou em cima de seus conhecimentos. Implemente primeiro o firewall. Depois de implementado, comece a trabalhar em outros aspectos de segurança, incluindo IDS, que no caso seria o Snort.

    Sempre que a gente vai configurar um firewall, a gente cria o quê a gente chama de script de firewall. Esse script de firewall nada mais é do quê um shell-script que contém todas as regras, como se nós as adicionássemos à mão via console.

    Recomendo muito que você dê uma lida no Focalinux - Avançado, e se possível, tire o pó daquele livro do Andrew Tanembaum (Se você não tem um, empreste de alguém) sobre redes. =)

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Kra sobre firewall primeira coisa q vc deve ter em mente é o que vc deseja de um firewall?
    Vai bloquear tudo e liberar só o que interessa?
    Vai liberar tudo e bloquear as "pragas"?

    Depois de decidido isso aí vem a segunda parte onde vc vai estrutura em cima de sua decisão, analisa direitinho o que vc deseja de seu firewall e posta ai pra gente te da uma ajuda!

    Link do guia foca:
    Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables

  4. #4

    Padrão

    Kra eu concordo com o xstefanox, vc tem que procurar ir com calma nao vai querer fazer tudo de uma vez que vc nao aprende nada.... procura ler e entender as regras do iptables, o pq de ter de fazer NAT, o pq de ter de colocar FORWARD, etc....

    Entao estude primeiro e vá implementando aos poucos... muita calma nessa hora... procure o guia foca linux q tem muita coisa interessante.

    Sobre IDS tem vários programas IDS. eu particularmente uso o Ossec Hids.

    Vlw

  5. #5

    Smile configurar firewall

    Vou bloquear tudo e liberar só o que interessa ?

  6. #6

    Thumbs up

    Amigo,
    Concordo plenamente com o Xstefanox. Considero o firewall e DNS como serviços mais complicados no Linux de configurar e manter. Faça como o Xstefanox recomendou. Leia o Guia Foca Linux. Tem dicas muito boas.
    Li muito esse guia. É muito bom. No site Vivaolinux tem uns tutoriais bons de firewall.
    Um grande abraço .......................

  7. #7

    Padrão

    Já estou lendo algumas informação no Foca linux ....valeu pessoal pela dica. Realmente tenho que ir divagar não da pra monta Firewall do jeito que tava pensando.

    obrigado a todos pela atenção....

  8. #8