Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Eu tenho um provedor com muitos clientes, a dois anos não compro mais antenas para colocar nos clientes, antigamente eu fazia as famosas biquad, depois que comprei um nano 2 comecei a fazer réplicas da antena dele, mas ela só tem bom rendimento com o nano 2, ainda não sei porque.

    Mas depois que encontrei essa antena de placa de circuito já fiz minha réplica eheheh, já estou a alguns meses instalando clientes com essa antena, é muito bom!!!!

    Para vocês que querem saber uma boa alternativa "com cara de profissional" para proteger as antenas, então lá vai minhas idéias:

    PARA RÁDIO AP:
    1. Caixa de passagem, confeccionada em PVC, aquelas que tem uma tampa com dois parafusos, a marca tigre é a melhor, é mais cara também. Aqui compro por 10,00 em comércio de material elétrico.
    2. Ao invés de conector (que custa uns 6,50), use uns 15 cm de RGC-58 (para celular é mais flexível), solde a ponta diretamente na antena, a outra ponta você coloca o conector ou use aquela anteninha preta de 2 dbi que vem nos USB ou rádios. (eu uso essas pra ficar mais barato).
    3. Cole a antena na tampa da caixa, dentro da caixa você coloca o AP e a fonte, ou faća PoE. (para usb não vale a pena usar a caixa).
    4. Para passar o cabo faća o furo com broca na caixa, em baixo ou atrás, eu faćo só uma cavidade na parte da berada onde fica a tampa, assim posso trocar o cabo sem ter que arrancar o conector rj-45.
    5. Na parte de trás da caixa use duas abraćadeiras de cunha na medida 3/4 (padrão para canos de antena), cole com veda calha ou silicone, mas também dá pra usar arrebite junto com a cola pra ficar mais seguro.
    6. Para vedar a tampa use silicone industrial (existem dois tipos de silicone: que prega em PVC e o que não prega, teste antes).

    PARA USB:
    1. Ao invés de conetor na antena, use 7 ou 10 cm de cabo rgc-58 soldado direto na placa e a outra ponta coloque o conector que vai diretamente no USB.
    2. Arrume tinta fosca sem pigmentos metálicos e pinte a antena totalmente (menos o cabo kkkk)
    3. Faća uma extensão usb usando cabo de rede, dá pra chegar até 5,5mt (mais que isso a perda faz com que dê "dispositivo desconhecido").
    4. coloque o usb na antena, encaixe o cabo e envolva o usb + conectores com fita alta-fusão e depois fita isolante (ou tinta de vedaćão).
    5. Pregue o usb na traseira da antena usando uma gota de "veda calha" ou silicone, use "cola quente" para fixar rapidamente o usb até que o silicone seque (não use apenas cola quente pois sai com água).
    6. Use veda calha ou silicone para pregar a abraćadeira de cunha na traseira da antena, assim você coloca a antena diretamente no cano.
    7. Costuma ser bom pregar acima do usb um quebra-sol, pois alguns modelos de usb costuma esquentar (geralmente os chipset de 200mW).

    Pronto, vc tem uma antena com usb e extensão de 5,5mt, ou seja, um kit cliente longo-alcance com o mínimo de gasto possível. Um kit assim me custa entre 40,00 a 50,00 e para o cliente eu vendo a 160,00. Fica com acabamento muito bom, ótima durabilidade.

    Já o kit ap fica uns 80,00 (com aquele ap krazer de 61,00).

    Outro detalhe: fica muito discreto e os concorrentes nem sabem do que se trata kkkk.

    O kit fica tão simples que EU levo uns 15 minutos pra instalar.

    Sem falar que é totalmente homologado.... pelos rebeldes anti-anatel kkkkkkkkk
    Última edição por cytron; 04-04-2010 às 23:45. Razão: ortografia corrigida

  2. #42
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Com certeza a PERFEIÇÃO do traçado na Placa é extremamente importante, a respeito da espessura do cobre pode ser solucionado com um banho de estanho após a corrosão do excesso de cobre da placa com per-cloreto de ferro, quanto à espessura da placa quanto menor melhor. O respeito da distância entre a placa e o refletor deve ser respeitada ao máximo, para melhorar a direcionabilidade desta antena. pode se deixar além do refletor uma borda de 55mm, para ser dobrada em ângulo de 45 graus, isso diminui o ângulo de ação e conseqüentemente um maior alcançe.
    Espero ter contribuído um pouco para a melhoria deste projeto !
    Grande Abraço a todos e bom proveito !

  3. #43
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Antena Patch TODA Faixa 5Ghz Sensibilidade 18dbi e 30º de Abertura

    Para todos aqueles que precisavam de uma solução para a faixa de 5Ghz, e como havia prometido aqui está postado o projeto de uma antena PATCH que atende toda a faixa de 5Ghz, sensibilidade de 18dbi e 30º de abertura.

    O Circuito impresso está postado em JPG - 1/1 - 300dpi, o que garante as proporções do projeto.
    A placa de circuito impresso deve ter 170mm x 170mm, e ser o mais fina possível.
    O Refletor deve ter 190mm x 190mm.
    A distância crítica a ser respeitada é entre a Face Cobreada da Antena e o Refletor que é de 4mm, desta maneira não interessando a espessura da placa. Mas quanto mais fina melhor para melhorar a indução.
    Está antena é um circuito aberto, o Positivo vai a placa de circuito impresso e a malha ao refletor.
    O positivo vai no centro do circuito em um ponto ja determinado para o furo.
    Os círculos desenhados no circuito servem para furos, e fixar o circuito ao refletor, e para manter a distância podem ser usadas arroelas de plástico ou vinil.

    Espero que tenha solucionado a maioria das dúvidas, qualquer coisa estou às órdens.

    PS.: Esse projeto, NÃO é uma cópia é um projeto próprio, registrado.
    Livre para uso INDIVIDUAL NÃO COMERCIAL.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ANTENA Faixa 5Ghz.jpg
Visualizações:	1050
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	11709
    Última edição por pkmc; 21-05-2010 às 22:55.

  4. #44

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Devido a variação no cobreamento nas placas de fanolite baratas, e a corrosão por percloreto nem sempre ser nivelada, se você fizer 10 placas terá 10 antenas com ganhos levemente diferentes. Se a diferença será pequena ou grande vai depender da qualidade do material e da corrosão.

    A primeira fiz com caneta comum de retroprojetor, levei 20 minutos pra retocar tudo, e ficou boa depois de corroida. A segunda piorou um pouco porque já retoquei mal, a mão cansa e a paciência diminui, a terceira retoquei mais mal ainda mais ficou boa novamente, porque o percloreto já estava sujo.

    Já ví que pra ficar nivelado tem que fazer silkagem (Tela, fotosensibilizador e aquela trabalheira) e um recipiente grande com percloreto, e placas de fenolite nem tão baratas, enfim, tem que industrializar a produção. Mas ainda assim tenho minhas duvidas se dá pra nivelar as placas, porque os kits de algumas distribuidores tem aparência de feitos assim mas tem diferenças entre as antenas, alias, alguns que são meio ruinzinhos tem placa de fenolite quase marrom, lembrando os primeiros radios semi-artesanais dos anos 70 que não usavam mais barra e sim placas, aquelas que tem capacitancia parasita aos montes.

    Se usar placa de fibra acho que o custo fica similar a antenas prontas. Se usar fenolite dupla face pra melhorar a reflexão sai mais caro que colocar uma folha de aço de 0,1mm atras e o resultado é o mesmo. Dupla face de fibra ficaria inviável demais.

  5. #45

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    qual tamanho do refletor ? alguem tem fotos da antena? obrigado

  6. #46

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Muito Bom !!!

  7. #47
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    esse esquema é igual as da antenas da firemax....

  8. #48

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Prezados Senhores,
    Algum dos amigos poderia dizer qual e o tamanho do ( REFLETOR ) desta antena em 2.4 ?
    Jà fiz a placa e antena, coloquei um ap de 400 mw , distancia da repitidora e de 1,5 km , respondeu como antena comercial, pois o tamanho do refletor esta em duvida , sera se almentar o fretor para 30 cm x 30 cm o ganho almenta de 15 dbi ? , ou saira do R.O.E , aos amigos do Forum podera dar esta resposta com mais conhecimento.
    Eu li algo em torno do tamanho refletor e de 19,7 x19,7cm , gostaria de saber, colocar 30 x 30 cm.
    Fico no aguardo dos amigos, gostaria de ajuda.
    Um forte abraço a todos.
    Att. Alexandre - Ecolink
    Última edição por ecolink; 24-04-2011 às 11:57.

  9. #49

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    O refletor não precisa ser muito maior que a propria placa. Veja que se aumentar o tamanho do refletor não há diminuição do ganho, só haverá desperdício de material e menor suporte a ventos fortes. Um detalhe importante pode ser a distancia do refletor para a placa, pode ser pequena tipo 4mm que a diminuição do ganho versus distancias maiores tipo 12mm muda pouco, talvez o VSWR muda mas o ganho muda tão pouco que não compensa o custo de espaçadores de tamanhos específicos.

    Com 1,5Km, visada limpa, zona de fresnel quase total, qualquer antena direcional de 6 ou 7dB resolve (Pra troughput baixo tipo 1 ou 2Mbps, claro), medir nível de sinal apenas num dos lados não é a metodologia mais precisa de determinar ganho aproximado.

    Acabei perdendo o interesse por essas antenas (Aka "Descobri que não tem como ter custo baixo em escala"), mas a principio o ganho não é alterado quando se usa refletores de materiais distintos tipo aluminio, zinco, cobre ou aço.

  10. #50

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Ok, muito obrigado Rubem .
    Eu montei esta antena como se fosse uma CPE, Coloquei a placa em cobre com o refletor e um ap 400mw , montei em uma caixa , uso no meu provedor o adaptador USB com antena de grade , com a CPE a perca e nada , pois com USB e antena grade e cabo de 12 metros, tinha muita perca, com a CPE, eu uso cabo de 4 pares e conector RJ45 , ja levo configurado,o Ping e baixo no cliente e na torre repetidora.
    Um forte abraço a todos do forum.
    Att. Alexandre - Ecolink

  11. #51

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Não achei valer a pena porque CPE's completas com essas antenas patch, tipo da Fastlan por R$ 122, quando vendidas sem a antena patch, baixam só R$ 10 no preço, ou seja, a placa+corrosão+cabo+sma custam R$ 10!
    Dá pra comprar a Krazer flash de 200mW que nalguns locais está R$ 69 só a PCBA, e usar o Engenius 1221 que vem no kit da Fastlan com antenas externa em modo wds-cliente ou algo assim.

    CPE's tipo a TPLink WA5210G, se importrabandeada (MercadoLivre) sai uns R$ 10 a mais que isso, a potencia e sensibilidade são melhores aí acho que compensa.

    Até gastei um bom tempo testando cabo manda de 10m, pra colocar adaptador USB junto de antena patch, mas o custo fica alto igual (Cabo manga blindado é o mesmo preço de RGC213), quando muito eu economizaria R$ 5 comparado aos kits prontos.

    (Alias, 12m de RG58 é pedir pra ter muita perDa mesmo, só uso algo tipo 10m (De antena que já tem com cabo, pra não ter perda em conectores) quando tem zona de fresnel bem grande, senão parto pra CPE mesmo, mas sei que interior com poucos provedores tem pouca poluição no espectro permitindo essas raridades tipo 15m de RG58...)

  12. #52

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    promocao de link dedicado, para saber mais me adicionar velox_up8mb arroba hotmail ponto com

  13. #53

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não achei valer a pena porque CPE's completas com essas antenas patch, tipo da Fastlan por R$ 122, quando vendidas sem a antena patch, baixam só R$ 10 no preço, ou seja, a placa+corrosão+cabo+sma custam R$ 10!
    Dá pra comprar a Krazer flash de 200mW que nalguns locais está R$ 69 só a PCBA, e usar o Engenius 1221 que vem no kit da Fastlan com antenas externa em modo wds-cliente ou algo assim.

    CPE's tipo a TPLink WA5210G, se importrabandeada (MercadoLivre) sai uns R$ 10 a mais que isso, a potencia e sensibilidade são melhores aí acho que compensa.

    Até gastei um bom tempo testando cabo manda de 10m, pra colocar adaptador USB junto de antena patch, mas o custo fica alto igual (Cabo manga blindado é o mesmo preço de RGC213), quando muito eu economizaria R$ 5 comparado aos kits prontos.

    (Alias, 12m de RG58 é pedir pra ter muita perDa mesmo, só uso algo tipo 10m (De antena que já tem com cabo, pra não ter perda em conectores) quando tem zona de fresnel bem grande, senão parto pra CPE mesmo, mas sei que interior com poucos provedores tem pouca poluição no espectro permitindo essas raridades tipo 15m de RG58...)
    Esse topico e meio antigo mais eu to querendo começar a copiar essas antenas. Acho que hoje compensa se sair 20 reais uma dessas antena pois to vendo aqui pra copiar uma de 18 dbi 5.8ghz dupla polaridade e sairia mais ou menos esse custo de 20 a 30 reais cada, sem case mais qualquer caixa hermetica de 20 reais caberia, tem uma outra de 15 dbi de dupla polaridade que sairia ate mais barato,que qualquer caixa hermetica padrao pequena caberia com tranquilidade. Ai so colocar um radio dupla polaridade como rb ou outro que ficaria mais em conta que comprar uma antena a parte.

  14. #54

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Na verdade acho que o caminho devia ser o contrário, ver que tamanho de caixa tem.

    Eu fiz isso naquelas caixas com trava na porta, internamente tem cerca de 15x20cm de espaço pra antena na porta.
    (Ou 14x21, não lembro bem)

    Aqui tem a placa de 15x20cm:
    http://www.eletrodex.com.br/placa-de...te-virgem.html

    Mas as vezes é mais fácil comprar uma de 10x20cm e fazer outro projeto:
    http://www.soldafria.com.br/placa-de...cm-p-2139.html

    Com isso aqui de percloreto dá pra corroer umas 30 ou 40 placas desse tamanho antes de ficar sujo:
    http://www.soldafria.com.br/perclore...98-p-1368.html



    Não sei se/onde guardei os projetos que usei, mas provavelmente foi tudo daqui:
    http://www.zero13wireless.net/foro/f...cacion-Antenas
    Ou do Digdice.com

    E logo percebi que pro uso era mais fácil fazer uns biquad. Pra fazer patch igual precisa uma lata como refletor atrás (Tipo mais de 1cm longe, placa dupla-face não serve), achei mais fácil fazer biquad e prender no refletor logo. Biquad pra 5,8GHz com aquele fio fino de bobina de fonte ATX tá ótimo, bem mais de 10dBi de ganho e é bem fácil fazer. Usei tubos de cobre (De freio, lojas de peças e ferramentas tem) como suporte e pra prensar o cabo RGC58, fora que por ser cobre aceita solda.

    Mas nunca me preocupei com muito mais que uns 10dBi de ganho. 18dBi não sei se cabe fácil em 15x20cm (Talvez algum projeto com slot em placa dupla-face, coisa mais cara e complicada).

    Mas enfim, R$ 4 a 6 em placa, um refletor pode ser tela de inox barata em loja que vende tela (Se for aberta demais pode cobrir com fita de aluminio tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...-5cm-x-30m-_JM ), o percloreto vai custa menos de R$ 1 por placa corroída, pra passar o projeto pra placa pode usar uma folha de impressora de tonner pra transferir, o custo vem da mão de obra mesmo, porque o material é bem barato.
    (E se for fazer biquad, o custo de material cai ainda mais, dependendo do projeto e o que usar de sucata (Tampa de fonte ATX pifada co refletor , fio das bobinas, essas coisas) o custo em material é zero com biquad)

  15. #55

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    muito interessante reviver este tópico, foi-se a época em que era interessante fabricar antenas, hoje o custo do conjunto fica mais barato pela garantia de funcionamento, se tivesse alguma rb com preço competitivo que justificasse a produção de antena patch caseira, seria muito bom, visto que cpes intelbrass sai por volta de 250 reais com antena de 14dbi, sxt lite5 16dbi por R$300 e nano beam 16 R$360 , ao meu ver, seria necessário rb com custo de no máximo R$150 ja com cartão, pois ainda vem pigtail , caixa hermética e a própria placa

  16. #56

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Seria interessante pra RB integrada tipo a RB411r, 711, 911 e outras do tipo, com radio integrado.
    (Se achasse umas baratas)

    Talvez pra usar ponteira de airgrid que não tem mais grade, essas sucatas.

    Eu comprei 10 CPE's com yagi da Oiwtech. Ao longo dum ano todas deram problema na placa. Como já tava ali caixa e antena coloquei RB411r, 711, PCBA e uma velharia tipo RB133 com cartão emp8602, e... graças a antena yagi o conjunto era ótimo (Yagi tem várias vantagem sobre patch).

    Tive PCBA Eternatec, Kozumi e mais algumas (Falando de 5,8GHz, coisa moderna com suporte a N e cia), foram coisa tipo R$ 70 a 90, hoje não se acha mais isso, mas umas PCBA's eram boas (Ou ótimas pro preço), tem cliente com trafego e necessidade tão baixa, que em pacotes baratos isso é mais que suficiente.

    Tem poucas opções boas e baratas, gosto dessa porque Compex tem produtos OK e o firmware não tem erro, é OpenWRT:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5ghz-poe-_JM#D[S:ADV,L:VQCATCORE_LST,V:1]


    Pigtail? Se o troço vai ficar trancado mesmo, e só vai ser mexido na bancada, mete solda mesmo, eu já andei soldando até RB912 por conta de pigtail dando mal-contato conforme o clima. Se o problema é custo não tem nada melhor que soldador (Quando tinha uns 15 anos um cliente do meu pai me pagou pra ficar 2 dias soldando os cabos numa Rural a gasolina, vivia com problemas elétricos então a ideia era soldar tudo que era encaixável (Exceto fusíveis), até emendas, e... resolveu, de 1 problema por semana passou pra 0 por ano, nunca mais duvidei do poder do estanho :-)

  17. #57

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Seria interessante pra RB integrada tipo a RB411r, 711, 911 e outras do tipo, com radio integrado.
    (Se achasse umas baratas)

    Talvez pra usar ponteira de airgrid que não tem mais grade, essas sucatas.

    Eu comprei 10 CPE's com yagi da Oiwtech. Ao longo dum ano todas deram problema na placa. Como já tava ali caixa e antena coloquei RB411r, 711, PCBA e uma velharia tipo RB133 com cartão emp8602, e... graças a antena yagi o conjunto era ótimo (Yagi tem várias vantagem sobre patch).

    Tive PCBA Eternatec, Kozumi e mais algumas (Falando de 5,8GHz, coisa moderna com suporte a N e cia), foram coisa tipo R$ 70 a 90, hoje não se acha mais isso, mas umas PCBA's eram boas (Ou ótimas pro preço), tem cliente com trafego e necessidade tão baixa, que em pacotes baratos isso é mais que suficiente.

    Tem poucas opções boas e baratas, gosto dessa porque Compex tem produtos OK e o firmware não tem erro, é OpenWRT:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5ghz-poe-_JM#D[S:ADV,L:VQCATCORE_LST,V:1]


    Pigtail? Se o troço vai ficar trancado mesmo, e só vai ser mexido na bancada, mete solda mesmo, eu já andei soldando até RB912 por conta de pigtail dando mal-contato conforme o clima. Se o problema é custo não tem nada melhor que soldador (Quando tinha uns 15 anos um cliente do meu pai me pagou pra ficar 2 dias soldando os cabos numa Rural a gasolina, vivia com problemas elétricos então a ideia era soldar tudo que era encaixável (Exceto fusíveis), até emendas, e... resolveu, de 1 problema por semana passou pra 0 por ano, nunca mais duvidei do poder do estanho :-)
    Sim mais a ideia de fabricar antenas assim e pelo custo e fazer pequenos ponto a ponto e distribuir com rb 433, hoje usada vc acha ate por 150 e mais alguns cartao e mais pratico que colocar nanobridge e distribuir com bullet e omni pois ficaria tudo integrado, a placa de 18dbi dupla polaridade que eu to copiando e 20x20 tem caixas hermetica desse tamanho por 17 reais, e mais barato que ficar colocando antena externa, eu ja to ate vendo como se copia uma antena de nano, pois ja usei uma antena queimada de nanom5 ne uma rb e ficou muito bom, na verdade usei 3 uma em cada cartão. dando u mangulo de 180 graus com as 3 e tudo ne uma caixa hermetica grante que saiu por 30 reais e o qu eu vi na nanostation a propria placa pcb dela e o refletor.
    Tava vendo da ate pra copiar as anteninhas da omnittik pra colocar em roteadores normais com 2 antenas.

  18. #58

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Eu copie essa antena do topico 5.8ghz comparei com uma que eu tenho aqui da proeletronic e ficou com o sinal ruim em comparação com a da proeletronic.

    essa foi a que eu copieiClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1966.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	1,65 MB
ID:      	62445


    essa e a da proeletronicClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1969.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	1,77 MB
ID:      	62446

    O que eu notei foi que a placa da proeletronic e muito mais fina e a que eu copiei era a padrao de 1,6mm mais vendidas por ai.
    Ai arrumei uma de 0,2mm.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1971.JPG
Visualizações:	163
Tamanho: 	1,56 MB
ID:      	62447 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1975.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	1,77 MB
ID:      	62448Ai o sinal ficou top, ou seja a placa de 1,6mm tava bloqueando o sinal de rf do rfletor e por isso não havia melhora no sinal. Com a de 0,2mm o sinal ficou igual a da proeletronic. Ficou muito bom, O proximo passo e uma de dupla polaridade de 18dbi que eu tenho aqui pois de polaridade simples acho menos vantagem de se fazer.

  19. #59

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Hum... eu condenei uns projetos da web porque parecia ter ganho baixo, mas só usei placa comum (A comum de fibra sei que é 1,5mm, é minimamente mais fino que fenolite).

    Vou ter que achar placa mais fina agora pra testar tudo de novo :-)

    Na verdade o que mais me incomodou foi que tentei fazer biquad impresso e ficou péssimo, muito pior que fio entortado no olhômetro na mão, provavelmente era isso, placa grossa demais.
    (Umas coisas me preocupei em testar em fibra e fenolite mas era tudo igual, a fibra sei que é 1,5mm geralmente)

  20. #60

    Padrão Re: Antena patch Interline 15 dbi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Hum... eu condenei uns projetos da web porque parecia ter ganho baixo, mas só usei placa comum (A comum de fibra sei que é 1,5mm, é minimamente mais fino que fenolite).

    Vou ter que achar placa mais fina agora pra testar tudo de novo :-)

    Na verdade o que mais me incomodou foi que tentei fazer biquad impresso e ficou péssimo, muito pior que fio entortado no olhômetro na mão, provavelmente era isso, placa grossa demais.
    (Umas coisas me preocupei em testar em fibra e fenolite mas era tudo igual, a fibra sei que é 1,5mm geralmente)
    Pois é,eu comparei a antena da proeletronic que eu tinha aqui e a que eu fiz, o ganho da proeletronic tava 10 dbi a mais , tirei a proeletronic do refletor e ela ficou com a mesmo sinal da outra que eu fiz, notei que a diferença da proeletronic era a placa de fibra mais fina de maiss ou menos 0,40mm ai eu usei uma de 0,2mm que eu tinha aqui ficou molenga mais nada que uns calço de plastico por baixo não resolva. So foi eu usar essa placa fina que o sinal ficou igual a da proeletronic. Fiquei muito satisfeito. Antes testei com a normal de fenolite e a de fibra e as duas era grossa de 1,5mm , mais nada de o o refletor funcionar era como se nem tivesse o refletor no local, detalhe essas placas grossa de fenolite ou fibra da pra usar como refletor eu testei e ficou a mesma coisa da chapa.