Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Dúvidas Anatel e outras cositas mais!!

    Olá a todos, estou em via de regularizar mina situação, como a maioria iniciei e ainda estou com adsl e sem SCM, agora vou passar para um link full e fazer parceria de aluguel na SCM, ai vem as duvidas…
    E necessário licencias na anatel a base, onde chega o link e minhas repetidoras ??? elas serão duas dentro do mesmo município, mas terei que licenciar elas também ????
    Outra coisa, os clientes que já tenho com placas PCI, terei que trocar as placas deles por Omologadas, a anatel vai à casa de clientes comferir???
    Como podem ver tenho algumas duvidas, pois não e muito grande a base de clientes e não sei se será viável economicamente , pois se tiver que licencias as repetidoras, fica caríssimo e aumenta o custo mensal do valor pago ao parceiro SCM.
    Mais uma coisa, com 512 garantia de 50% daria pra atender cantos clientes domésticos a 64k. ???
    Esses 512 seria da Brasil telecom, descem que o link deles sempre esta acima desces 50% em torno de 80 a 90% será ????
    Se alguém me der uma luz, ficaria grato.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    Olá a todos, estou em via de regularizar mina situação, como a maioria iniciei e ainda estou com adsl e sem SCM, agora vou passar para um link full e fazer parceria de aluguel na SCM, ai vem as duvidas…
    E necessário licencias na anatel a base, onde chega o link e minhas repetidoras ??? elas serão duas dentro do mesmo município, mas terei que licenciar elas também ????
    Outra coisa, os clientes que já tenho com placas PCI, terei que trocar as placas deles por Omologadas, a anatel vai à casa de clientes comferir???
    Como podem ver tenho algumas duvidas, pois não e muito grande a base de clientes e não sei se será viável economicamente , pois se tiver que licencias as repetidoras, fica caríssimo e aumenta o custo mensal do valor pago ao parceiro SCM.
    Mais uma coisa, com 512 garantia de 50% daria pra atender cantos clientes domésticos a 64k. ???
    Esses 512 seria da Brasil telecom, descem que o link deles sempre esta acima desces 50% em torno de 80 a 90% será ????
    Se alguém me der uma luz, ficaria grato.
    Bom, pelo que sei vc teria que registrar todas suas bases, pagando aquela taxa de 1.300 e poucos por registro, mais 600 e poucos anuais..

    Quanto as placas pci, é chute, mas acho q eles não deve ir atrás disto.

    Quanto ao link, comecei com esse da Brt de 512, com garantia de 50%. Depois passei pra 1 mb, depois pra 2 mega, e agora estou com 2 mega IP dedicado. Esse IP Turbo, que agora é o tal de IP Diamante, quase sempre dava os 100% de banda. Na verdade, nunca vi dar menos...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    Olá a todos, estou em via de regularizar mina situação, como a maioria iniciei e ainda estou com adsl e sem SCM, agora vou passar para um link full e fazer parceria de aluguel na SCM, ai vem as duvidas…
    E necessário licencias na anatel a base, onde chega o link e minhas repetidoras ??? elas serão duas dentro do mesmo município, mas terei que licenciar elas também ????
    Outra coisa, os clientes que já tenho com placas PCI, terei que trocar as placas deles por Omologadas, a anatel vai à casa de clientes comferir???
    Como podem ver tenho algumas duvidas, pois não e muito grande a base de clientes e não sei se será viável economicamente , pois se tiver que licencias as repetidoras, fica caríssimo e aumenta o custo mensal do valor pago ao parceiro SCM.
    Mais uma coisa, com 512 garantia de 50% daria pra atender cantos clientes domésticos a 64k. ???
    Esses 512 seria da Brasil telecom, descem que o link deles sempre esta acima desces 50% em torno de 80 a 90% será ????
    Se alguém me der uma luz, ficaria grato.
    Para um link com 100% de banda, aconselho colocar 10 clientes com 64k a cada 64k... Daria em torno de 80 clientes se o link fosse 100% de banda..., Mas é aquilo, depende do perfil dos seus clientes....

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    A licença SCM se aplica a base.
    Base é aonde seu link de internet chega, lá vc precisa de licença.
    Repetidora não é base, vc não precisa de licença se usar o mesmo canal equipamento homologado etc...
    Sobre ADSL, não quero ser polêmico nem incentivar algo ilegal, mas se vc tem licença SCM vc pode escoar o acesso por qualquer meio adsl dedicado atc...
    ANATEL não se importa com isso, a telecom dona do ADSL sim.

  5. #5

    Talking

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    A licença SCM se aplica a base.
    Base é aonde seu link de internet chega, lá vc precisa de licença.
    Repetidora não é base, vc não precisa de licença se usar o mesmo canal equipamento homologado etc...
    Sobre ADSL, não quero ser polêmico nem incentivar algo ilegal, mas se vc tem licença SCM vc pode escoar o acesso por qualquer meio adsl dedicado atc...
    ANATEL não se importa com isso, a telecom dona do ADSL sim.
    pois e, o problema e que eu iniciei com adsl por nao ter grana e nao sber como contratar ipfull fico feliz em saber que ese 512 com garantia de 50% quase sempre esta a 100%.
    agora, fui imformado que teria que licenciar minhas repetidoras, pois, depende do fiscal da anatel, eles podem ou nao pedir licença pra repetidoras.
    se alguem tiver certeza ai que nao e necesario por favor imformar, obrigado a todos...

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    A licença SCM se aplica a base.
    Base é aonde seu link de internet chega, lá vc precisa de licença.
    Repetidora não é base, vc não precisa de licença se usar o mesmo canal equipamento homologado etc...
    Sobre ADSL, não quero ser polêmico nem incentivar algo ilegal, mas se vc tem licença SCM vc pode escoar o acesso por qualquer meio adsl dedicado atc...
    ANATEL não se importa com isso, a telecom dona do ADSL sim.
    Quando estava negociando com a Rede Networks, antes de tirar minha SCM própria, eles me informaram que base seria inclusive as repetidoras... Agora vc me deixou com dúvida, vou ver quando a Anatel estiver aqui pra fiscalizar, pois já paguei o boleto dos 9.000 semana passada, logo eles devem estar por aqui e vou tirar essa dúvida. Tomara que vc esteja certo mesmo!

  7. #7

    Padrão

    Existem posts mais antigos onde foi discutido este assunto.

    Não sou um entendedor profundo de SCM, mas pelo que me lembro nos posts em cidade com até 500mil habitantes você precisa licenciar apenas a estação onde tem a saída para internet, as outras repetidoras entram como estrutura de sua rede interna e não precisam ser licenciadas (é necessário apenas em cidade com mais de 500mil hab.)
    Agora claro......todos equipamentos devem ser homologados.

    Quando as placas PCI dificilmente você terá problemas, pois dos relatos dos amigos não é de praxe eles visitarem os clientes. O que eles pedem é o contrato que você tem com os clientes.
    No caso de uma denúncia ai pode ser que um determinado cliente seja vistoriado.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Existem posts mais antigos onde foi discutido este assunto.

    Não sou um entendedor profundo de SCM, mas pelo que me lembro nos posts em cidade com até 500mil habitantes você precisa licenciar apenas a estação onde tem a saída para internet, as outras repetidoras entram como estrutura de sua rede interna e não precisam ser licenciadas (é necessário apenas em cidade com mais de 500mil hab.)
    Agora claro......todos equipamentos devem ser homologados.

    Quando as placas PCI dificilmente você terá problemas, pois dos relatos dos amigos não é de praxe eles visitarem os clientes. O que eles pedem é o contrato que você tem com os clientes.
    No caso de uma denúncia ai pode ser que um determinado cliente seja vistoriado.
    Tomara que seja assim mesmo, aqui atendo ao todo 7 cidades, mas a maior de todas tem 16 mil hab hehehehe... Dessa maneira, pelo que entendi analizando esses post, só registrarei a estação principal, onde chega meu link com a Brasil Telecom, o resto estará então automaticamente legalizado?

    E quanto ao contrato com os clientes, tem algum contrato padrão?

    Ouvi também comentários que seria obrigado o provedor ter um 0800 para atender os clientes, isso é realmente necessário?

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Tomara que seja assim mesmo, aqui atendo ao todo 7 cidades, mas a maior de todas tem 16 mil hab hehehehe... Dessa maneira, pelo que entendi analizando esses post, só registrarei a estação principal, onde chega meu link com a Brasil Telecom, o resto estará então automaticamente legalizado?

    E quanto ao contrato com os clientes, tem algum contrato padrão?

    Ouvi também comentários que seria obrigado o provedor ter um 0800 para atender os clientes, isso é realmente necessário?
    VC tem que ter um S.A.C. No contrato tem que estar em negrito seu 0800 e o 0800 da ANATEL, nas repetidoras, dentro da caixa hermética coloque a nota fiscal dos equipamentos, contato do provedor, numero de registro da estação base, papelada comprovando a homologação do radio, antena, cabo etc...
    Se por exemplo sua repetidora for denunciada e eles não acharem informação junto ao equipamento ela SERÁ LACRADA!

  10. #10

    Padrão

    pois e, to na duvida, nao adianta licenciar a base e depois levar um ferro da anatel peras repetidoras, alguem tem certeza de se devemos licenciar ou nao as reptidoras, o pessoal da pegasus que estou por negociar a SCM dis que depende do fiscal que cair, to ppreocupado, alguem se abilita com resposta??, alguem ja foi fiscalisado e multado por nao ter licença em repetidortas ?????

  11. #11

    Padrão

    xandemartini,

    no seu caso tem q licenciar uma base em cada cidade!!!!!!



    se for 7 bases na mesma cidade vc licencia apenas a primeira

  12. #12

    Padrão

    ta e se a repetidora fon em outra cidade, mas no mesmo municipio, tem que licenciar mesmo ????

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    ta e se a repetidora fon em outra cidade, mas no mesmo municipio, tem que licenciar mesmo ????
    Porque não pergunta isso na Anatel?? Lugar apropriado para estas questões... Aqui vai encontrar um monte de palpites, uns certos, outros errados... Na Anatel terá suas dúvidas sanadas com clareza, inclusive documentado se assim o desejar.

  14. #14

    Padrão

    desculpa sergio, nao achei que estaria encomodando alguem perguntando, pois sei que o melhor lugar para perguntar e a anatel mesmo.
    mas isso nao quer diser que eu nao possa perguntar aqui nao e mesmo???
    ou se for asim, o melhor lugar para faser perguntas ssobre o mikrotik e a pagina do fabricante , seguindo sua logica.
    ou sobre valores de link direto com a embratel, brasil telecom etc.
    a gente costum,a perguntar para quem esta a mais tempo, eu nao gostaria de mexer diretamente com a anatel por agora.
    por ese motivo, uso este espaso democratico para perguntar ok, e venho sentindo a varias semanas qeu cada ves esta menos democratico, com post deletados e travados de forma groseira, gosto muito do forum e sou usuario diario daqui, mas as coisas estao ficando diferentes digamos, a varias semanas.
    Última edição por alexsuarezferreira; 22-02-2007 às 00:48.

  15. #15

    Padrão

    Calmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    desculpa sergio, nao achei que estaria encomodando alguem perguntando, pois sei que o melhor lugar para perguntar e a anatel mesmo.
    mas isso nao quer diser que eu nao possa perguntar aqui nao e mesmo???
    ou se for asim, o melhor lugar para faser perguntas ssobre o mikrotik e a pagina do fabricante , seguindo sua logica.
    ou sobre valores de link direto com a embratel, brasil telecom etc.
    a gente costum,a perguntar para quem esta a mais tempo, eu nao gostaria de mexer diretamente com a anatel por agora.
    por ese motivo, uso este espaso democratico para perguntar ok, e venho sentindo a varias semanas qeu cada ves esta menos democratico, com post deletados e travados de forma groseira, gosto muito do forum e sou usuario diario daqui, mas as coisas estao ficando diferentes digamos, a varias semanas.
    Quando digo local adequado para tais questões é porque se precisa esclarecer dúvidas que impactarão diretamente no seu negócio, assim imaginei, foi no intuito de ajudar, pois se seguir caminho por algumas sugestões postadas não estará seguindo as regras, assim como são. Já opinei diversas vezes sobre questões referentes à legislação, mas praticamente não faço mais, devido caberem interpretações e questionamentos jurídicos, e isso é para advogados e magistrados e não conheço dessa área.

    Quanto a "mexer" com a Anatel, é algo bem simples, não precisa nada, apenas uma consulta formal, inclusive com dados de terceiros se não quiser envolver seu nome e/ou empresa. Esse "receio" que tem não faz sentido, pois estará apenas pedindo respostas claras às dúvidas referentes à legislação, elaborada por eles (Anatel).

    Quanto a fazer perguntas nos lugares corretos, sim é uma boa idéia, assim poderá com base em fatos e não especulações ter clareza em suas dúvidas e respostas.

    Quanto ao forum, continua democrático, como sempre, apenas bem cuidado, para evitar erros e problemas diversos. Se ficar diferente para melhor, é este o intuito.

    A minha intenção quando respondo de maneira simples e direta é não prolongar assunto que já está desgastado, foi discutido aqui nos foruns N vezes. Agora se sente isto como grosseria, lamento... e realmente é por essas e outras que grandes colaboradores aqui do site, com conhecimento inigualável, sumirão e tantos outros continuam a sumir a cada dia.

  17. #17
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    sergio, lhe dou razão sobre o melhor lugar para sanar a duvida seja a ANATEL.
    Mas também dou razão a alexsuarezferreira, o fórum ta cada dia menos democrático, só não ve quem não quer.
    Eu mesmo fui vitima de post deletado quando a pedido postei como quebrar a chave wep.
    O moderador interpretou como sendo algo ruim para a comunidade! isso é um absurdo, essa informação todo administrador de rede wireless deve ter e qual lugar seria o correto para tal informação?

    Pessoal, desculpa pelo OFF TOPIC

  18. #18

    Padrão

    pois e marcelomg, talves ese seja o motivo de tanta gente que tem conhecimento estar deixando o forum, "desaparecendo", gostaria de perir ao moderador que travase este post, acho que ele ja foi longe de mais, mas, como podem ver, a ipmreçao de que a coisa aqui ta ficando cada dia menos livre nao e so minha, acho que os responsaveis pelo forum deveriao reavaliar posiçoes, nada mas, pois como eu disse adoro este forum, somente acho que as veses os moderadores e responsaveis por ele, agen de forma rigida de mais ou de forma arrogante.
    nao e para ofender nimguem, somente para que revaliem o jeito que a coisa vai.
    pois realmente nimguem gosta dese tipo de coisas.
    desculpa a quem se sentir ofendido, nao falo isso por mal, e para o bem de todos..

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Ok, sem mais discussões e peço desculpas se fui arrogante, não foi essa a minha motivação.

    Trancado.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    sergio, lhe dou razão sobre o melhor lugar para sanar a duvida seja a ANATEL.
    Mas também dou razão a alexsuarezferreira, o fórum ta cada dia menos democrático, só não ve quem não quer.
    Eu mesmo fui vitima de post deletado quando a pedido postei como quebrar a chave wep.
    O moderador interpretou como sendo algo ruim para a comunidade! isso é um absurdo, essa informação todo administrador de rede wireless deve ter e qual lugar seria o correto para tal informação?

    Pessoal, desculpa pelo OFF TOPIC
    Cara...

    seu tópico continua deletado? Uma coisa que foi, equivocadamente feita, e já corrigida, você ainda vai ficar tocando nesse assunto somente para causar intriga?

    Pelo jeito você é o tipo de gente que não erra, certo?

    Comentários como este que não são necessários no fórum, não está ajudando em nada no tópico, muito pelo contrário, só atrapalha, pois causa antipatia entre as pessoas.

    Acredito que possamos esquecer o assunto do tópico deletado, ou ele ainda continua deletado?

    valeu