+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queue Tree para empresa. Ajudem aí.

    seguinte pessoal, tenho casos assim plano de 300 k Down/128k UP para 2 clientes (isso é só um exemplo) e quero que quando os 2 estiverem usando a velocidade seja repartida igualmente entre eles, para evitar de 1 sugar a banda do outro, na questão do download to conseguindo o que não está dando certo é no Upload. no mangle mostra que ta marcando os pacotes, mas no queue tree, não sobe o contador, o que pode ser? wireless é onde conectam meus clientes e saem para a internet atraves da interface Internet(ether1). e Aproveitando em casos de eu ir instalar um mk em um cliente, uma empresa, tem como eu fazer assim, essa empresa tem 50 pcs e 1mb de link, que esse link seja dividido igualmente entre os que estao usando ou vou ter que cadastrar 1 por 1?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue.gif
Visualizações:	283
Tamanho: 	12,6 KB
ID:      	332   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mangee.gif
Visualizações:	226
Tamanho: 	10,4 KB
ID:      	333  


  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    seguinte pessoal, tenho casos assim plano de 300 k Down/128k UP para 2 clientes (isso é só um exemplo) e quero que quando os 2 estiverem usando a velocidade seja repartida igualmente entre eles, para evitar de 1 sugar a banda do outro, na questão do download to conseguindo o que não está dando certo é no Upload. no mangle mostra que ta marcando os pacotes, mas no queue tree, não sobe o contador, o que pode ser? wireless é onde conectam meus clientes e saem para a internet atraves da interface Internet(ether1). e Aproveitando em casos de eu ir instalar um mk em um cliente, uma empresa, tem como eu fazer assim, essa empresa tem 50 pcs e 1mb de link, que esse link seja dividido igualmente entre os que estao usando ou vou ter que cadastrar 1 por 1?
    Para compartilhar banda entre 2 ou mais pcs, basta criar uma regra no queue e no campo "target address" adicionar os ips de cada pc que irá compartilhar a banda... Coloca o primeiro ip e cria um novo endereço (seta para baixo, de baixo do "target address), com o ip do outro pc...

  3. #3

    Padrão

    Obrigado CATV, isso é no queue simples né? ajudou pra caramba já. mas é que ouvi falar que no queue tree dai o controle de banda usando a opção wireless-default, fica um controle (esqueci o nome) tipo controle inteligente pra 1 nao usar toda a banda. que ele seja sendo dividida, Tipo criar Grupos de QOS onde o pc 1 pode ter banda maior ou menor que os d+, pra fazer o donwload funcionou, mas só o Upload ainda não.
    Desculpe se eu entendi errado sua resposta, se for, me explique.

  4. #4

    Padrão

    Resolvido agora, estava errando em 2 coisas. vejam as fotos, eu estava usando prerouting em vez de forward. e no queu tava a interface errada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue22.gif
Visualizações:	265
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	334   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mange2.gif
Visualizações:	252
Tamanho: 	15,1 KB
ID:      	335  


  5. #5

    Padrão

    Resolvido agora, estava errando em 2 coisas. vejam as fotos, eu estava usando prerouting em vez de forward. e no queu tava a interface errada.

    alguem coloca como resolvido esse topico. valeu pela ajuda amigos, e espero eu ter ajudado alguem com a solução do meu problema

  6. #6

    Padrão

    jhonnyp,

    voce poderia postar esta solucao no wiki que o catv montou, ou seja no manual online do mikrotik com o titulo tipo Compartilhando banda com QOS, dai poderiamos saber passso a passo o que vc fez.

    T+

  7. #7

    Padrão

    posso? eu faria sim, com prazer, mas o merito do tutorial é do catvbrasil. se ele autorizar eu tiro umas printscreen, e coloco lá. Aproveito para agradever meu Amigo Armage.DOm que me ajudou nisso.