+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pmvalente
    Visitante

    Padrão Genero Active Diretory

    Boas,
    quero montar uma rede com servidor e com um serviço genero Active Directory, onde os usuários se cadastram nao localmente mas no servidor e nesse servidor estão guardadas as suas caracteristicas como usuários, tal qual o A.D. do win2003 server.
    Como posso faze-lo? Quais os serviços a utilizar? Todos os falam em Linux em Dominio Windows , mas eu quero Linux em Dominio Linux, só linux que se dane o windows. Isto é um projecto para uma escola com tres salas de aulas e uma bilbioteca com 4 pcs e cerca de 100 usuarios. Já tenho servidor com proxy, e compartilhamento da net a funcionar, só me falta esta parte.
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Samba...

    O Samba faz isso...dá ate pra colocar clientes Windows...aki tem muito tutorial a respeito...

  3. #3
    pmvalente
    Visitante

    Padrão

    então segundo dizes com o Samba posos obrigar meus pc cliente a logar no meu servidor e colocar neles as restrições que quero, tais como pastas que vão acessar, porgramas instalados, não instalar nada nos pc clientes, etc.
    vou investigar obrigado.

  4. #4

    Padrão

    cara..

    o que você pode fazer para gerenciamento de clientes é usar uma base LDAP, com este, você pode gerenciar usuários do samba, squid, ftp, e-mail, etc...

    com relação a restrições de instalação e acesso a pastas, tem que ver onde quer fazer isso, com o samba você pode restringir acessos as pastas do servidor samba, e não a pastas do windows (cliente), para restringir que o usuário faça instalações ou coisas do tipo, você precisará de algo que edite o registro do windows e quando o usuário logar este registro seja executado, esqueci o nome disso agora, mas é desta forma que você fará... infelizmente o samba 3 não dispõe deste tipo de recurso nativamente...

    reza a lenda que o samba 4 possa vir com estas ferramentas, mas é só vendo pra crer...

    valeu