+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro na visualisação dos processos

    Pessoal, seguinte.
    Estou com um problema a 1 semana e não consigo resolver.
    A fila do meu e-mail está alta, e quando eu faço

    # ps -axf | grep error apresenta a seguinte linha:

    # ps axf | grep error
    13635 pts/4 S+ 0:00 \_ grep error
    2138 ? S 0:00 \_ readproctitle service errors: ...og: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-pop3d/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-send/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-smtpd/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-pop3d/current, pausing: out of disk space?

    Procedimentos feitos.

    1 - Li em um fórum sobre isso dizendo para eu remover os arquivos lock. Removi e não adiantou quando reiniciei o qmail.
    2 - Eu vou no diretorio informado e tem 3GB em disco disponível ainda

    Alguém teve esse problema ?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Pessoal, seguinte.
    Estou com um problema a 1 semana e não consigo resolver.
    A fila do meu e-mail está alta, e quando eu faço

    # ps -axf | grep error apresenta a seguinte linha:

    # ps axf | grep error
    13635 pts/4 S+ 0:00 \_ grep error
    2138 ? S 0:00 \_ readproctitle service errors: ...og: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-pop3d/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-send/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-smtpd/current, pausing: out of disk space?multilog: warning: unable to write to /var/log/qmail/qmail-pop3d/current, pausing: out of disk space?

    Procedimentos feitos.

    1 - Li em um fórum sobre isso dizendo para eu remover os arquivos lock. Removi e não adiantou quando reiniciei o qmail.
    2 - Eu vou no diretorio informado e tem 3GB em disco disponível ainda

    Alguém teve esse problema ?

    Como está o espaço livre em seu HD ...

    Testa ai com o comando "df" ...

    Falow ...

  3. #3

    Padrão

    Conforme informado, possuo espaço disponível no HD de 3Gb.

    2 - Eu vou no diretorio informado e tem 3GB em disco disponível
    ainda

    No aguardo,

  4. #4

    Padrão

    Resolvido da seguinte forma:

    O diretório abaixo do qmailscan. A mensagem acusava falta de espaço em disco sendo que tinha ainda 3Gb de espaço.

    /var/spool/qmailscan/

    Verificando nessa pasta ela continha Logs de 4Gb e tal.
    Resolvi então renomear o Log maior ai dentro

    o svscan ficava para iniciar no /etc/inittab com a seguinte linha abaixo:

    SV:123456:respawn:/command/svscanboot

    Então eu fiz o que.
    # qmailctl stop
    # renomiei o Log maior
    # mv /var/spool/qmailscan/qms-events.log /var/spool/qmailscan/qms-events.log.old

    # editei o fstab comentando provisóriamente a linha do SV:123456 ......
    # qmailctl start (subi o qmail novamente)
    # ps axf | grep error
    2817 pts/2 S+ 0:00 | \_ grep error
    2190 ? S 0:00 \_ readproctitle service errors: ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


    # ps axf | grep /var/qmail/bin/qmail-smtpd | wc (checando quantos e-mails estão sendo enviados simultaneamente)

    # Normalizado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Resolvido da seguinte forma:

    O diretório abaixo do qmailscan. A mensagem acusava falta de espaço em disco sendo que tinha ainda 3Gb de espaço.

    /var/spool/qmailscan/

    Verificando nessa pasta ela continha Logs de 4Gb e tal.
    Resolvi então renomear o Log maior ai dentro

    o svscan ficava para iniciar no /etc/inittab com a seguinte linha abaixo:

    SV:123456:respawn:/command/svscanboot

    Então eu fiz o que.
    # qmailctl stop
    # renomiei o Log maior
    # mv /var/spool/qmailscan/qms-events.log /var/spool/qmailscan/qms-events.log.old

    # editei o fstab comentando provisóriamente a linha do SV:123456 ......
    # qmailctl start (subi o qmail novamente)
    # ps axf | grep error
    2817 pts/2 S+ 0:00 | \_ grep error
    2190 ? S 0:00 \_ readproctitle service errors: ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


    # ps axf | grep /var/qmail/bin/qmail-smtpd | wc (checando quantos e-mails estão sendo enviados simultaneamente)

    # Normalizado.

    Pois é ... era espaço .... não na no disco e sim na pasta ...

    Falow ...

  6. #6

    Padrão

    Acabou sendo isso mesmo, estranho eh que com 3Gb de espaço em HD num teria que afetar tanto.

    De qualquer forma, achei a solução e ta detalhado como sulucionar caso alguem precise.

    Abraço root.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Acabou sendo isso mesmo, estranho eh que com 3Gb de espaço em HD num teria que afetar tanto.

    De qualquer forma, achei a solução e ta detalhado como sulucionar caso alguem precise.

    Abraço root.
    O importante é isso, quando achamos uma solução e a citamos, ... outros colegas que tenham a mesma situação, entendem melhor ... e tiram suas respectivas dúvidas ...


    Abraços ...
    Última edição por rootmaster; 15-03-2007 às 21:44.