+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloqueando login de usuário por horário

    Aee galera. Estou com um problema aqui.

    Eu preciso de uma maneira de que se um determinado usuário tentar logar em determinado período de horário, o sistema não permita.

    Detalhes do sistema:
    Slackware 11.

    Achei uma forma de fazer mas utilizando autenticação PAM.

    O patrick (Criador e mantenedor do slack) citou o seguinte sobre o PAM
    "Caso encontre anúncios sobre problemas de segurança relativo ao PAM, agradeça por rodar Slackware. Um melhor nome para PAM seria SCAM, Swiss Cheese Authentication Modules (Módulos de Autenticação Queijo Suíço). Nunca senti que o pequeno número de benefícios trazidos por ele valesse a grande perda de segurança conseqüente.

    Nos livramos de meia dúzia de problemas de segurança por ano por não utilizar PAM, mas você sempre pode optar por instalá-lo, se você sentir que está perdendo a diversão."
    Dae fica complicado utilizar o "queijo suíço" neh?

    Idéias para solucionar meu problema?

  2. #2
    fmoreni
    Visitante

    Padrão

    tenta usar isso aqui

    #!/bin/sh

    #Atribuindo valores as variaveis
    hora=`date +%T | cut -d: -f1,2`
    hora_bloqueio="18:57" # Horario para Bloquear
    hora_libera="18:58" # Horario para Liberar
    usuario="teste" # usuario

    ##Se o horario bloqueio for o desejado, a linha que corresponde ao usuario
    #desejado sera comentada
    if [ $hora = $hora_bloqueio ] ; then
    echo "Horario de bloqueio"
    mudar_passwd=`sed s/$usuario/#$usuario/ /etc/passwd > /tmp/passwd.txt && mv -f /tmp/passwd.txt /etc/passwd`
    fi

    ##Se o horario de liberacao for o desejado, a linha que corresponde ao usuario
    #desejado sera descomentada
    if [ $hora = $hora_libera ] ; then
    echo "Horario de liberacao"
    mudar_passwd=`sed s/#$usuario/$usuario/ /etc/passwd > /tmp/passwd.txt && mv -f /tmp/passwd.txt /etc/passwd`
    fi

  3. #3

    Padrão

    Na boa? O Patrick encaixa-se em um não muito seleto grupo de pessoas cujo nome eu não posso falar em horário nobre.