+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fusion
    Visitante

    Padrão Dúvidas básicas, inicializando serviços

    Instalei a pouco tempo o OpenSUSE 10.2, e agora estou aprendendo um pouco dele e tentando fazer dele um servidorzinho secundario de rede.



    Como eu nunca usei suse antes, aqui vão as duvidas :

    1. Como eu inicio servicos logo depois do boot ? ( /etc/rc.d é recheado de arquivos)
    no caso eu quero iniciar o squid.

    2. e como eu executo comandos logo apos o boot ? no caso esse :
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE

    ou tem alguma maneira melhor de usar o suse como "roteador" ?

    muito obrigado!
    Soçarba!

  2. #2

    Padrão

    1. O yast tem o gerenciador de serviços. Fica em sistema, nível de execução.

    Manualmente você adiciona um link dentro das pastas /etc/init.d/rc*.d

    Trocando o * por 0,1,2,3,4,5,6 para cada runlevel. Logicamente que se você colocar no runlevel 2 não tem necessidade d colocar no 5 mas tem de ver se o serviço que vc deseja não tem dependencia que tenha que subir antes.

    2. Adicione o comando em /etc/init.d/boot.local

    Mas na questão do mascaramento no suse eu utilizaria o Yast, Segurança e usuários, Firewall.

    Alí vc atribue uma interface interna, uma externa (pode ser a mesma) e depois abilita o mascaramento.

    Nada complicado. Alguns cliques e seu mascaramento está pronto.

  3. #3
    Fusion
    Visitante

    Padrão

    Valeu, WhiteTiger!

    só tem um probleminha, no YAST não é assim tão simples o mascaramento, porque ele só aceita se eu preencher todos os campos, olha só :
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         yast.JPG
Visualizações:	99
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	401  

  4. #4

    Padrão

    O 10.2 tah chato mesmo. Antes tava mais simples.

    coloca no rc.local que não tem erro.

    Agora se estiver com paciência de uma olhada em /sbin/SuSEfirewall2

  5. #5

    Padrão

    Kra eu te aconselharia a fugir do yast, se vc quiser trabalhar profissionalmente com servidores....

    Eu já tive muitos problemas com o yast, eu colocava uma coisa la e no script ele colocava uma configuração das mais loca e em algumas vezes dava uns pau q pela forma com q ele configurava o script era um saco arruma...

    Para realizar as inicializações junto com o sistema faça o seguinte:

    vi /etc/init.d/boot.local

    no final do arquivo acrescente as seguintes linhas:

    #Inicia o squid
    /etc/init.d/squid start
    #Mascaramento
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE

    Valews!
    Meu conselho seria vc aprende a configurar os serviços direto no script, e isso tb é bom q vc depois não terá dificuldades em mexer com outra distro...