+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Maneiras simples de melhorar o sinal? omni18dbi

    Uma omni 18dbi de qualidade mediana, a 35mt de altura, com ap funcionando a 200mw. Tenho um cliente a uns 650mt que está com qualidade de conexão muito abaixo do esperado por mim, ele não consegue fazer upload de uma foto de 120kb nos emails. Me disseram que diminuindo a potência do ap poderia ajudar. Baixar a omni alguns metros tambem (o que seria meio trabalhoso, pois só posso subir na torre aos finais de semana, mas se for a melhor solução, farei sem pestanejar). Enfim, o que vocês me sugerem para melhorar a qualidade do sinal entre minha torre e os clientes? A média de distancia entre os clientes e a torre vai ser de 1km. poucos clientes vão estar a mais de 2km de minha torre, inicialmente. Vários com menos de 1km, varios com 1,5km.

    Grato pela ajuda pessoal.

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Uma omni 18dbi de qualidade mediana, a 35mt de altura, com ap funcionando a 200mw. Tenho um cliente a uns 650mt que está com qualidade de conexão muito abaixo do esperado por mim, ele não consegue fazer upload de uma foto de 120kb nos emails. Me disseram que diminuindo a potência do ap poderia ajudar. Baixar a omni alguns metros tambem (o que seria meio trabalhoso, pois só posso subir na torre aos finais de semana, mas se for a melhor solução, farei sem pestanejar). Enfim, o que vocês me sugerem para melhorar a qualidade do sinal entre minha torre e os clientes? A média de distancia entre os clientes e a torre vai ser de 1km. poucos clientes vão estar a mais de 2km de minha torre, inicialmente. Vários com menos de 1km, varios com 1,5km.

    Grato pela ajuda pessoal.
    Vou começar já pedindo desculpas, mas serei direto, JOGA FORA ESSA OMNI DE 18 DBI! esse tipo de antena não tem procedencia, esses 18 dbis não são reais.
    Uma omni da 8 dbi da Hyperlink da um show nessa sua omni e ficaria muito bom pra vc que tem clientes em uma curta distacia...

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Vou começar já pedindo desculpas, mas serei direto, JOGA FORA ESSA OMNI DE 18 DBI! esse tipo de antena não tem procedencia, esses 18 dbis não são reais.
    Uma omni da 8 dbi da Hyperlink da um show nessa sua omni e ficaria muito bom pra vc que tem clientes em uma curta distacia...
    Vou assinar embaixo!

  4. #4

    Padrão

    ^^ eu seim maldita época em que eu comprei essa omni, não tinha hyperlink pra comprar em lugar nenhum, tavam todas em falta. e agora teria que desembolsar aproximadamente 500 reais e ainda ficar com uma omni parada . eu realmente pretendo trocar a omni, mas queria fazer isso jpa com capital gerado pelo isp, e não fazer mais um investimento. Tem algo que eu possa fazer, SEM trocar a omni?

    grato pela ajuda pessoal

  5. #5

    Padrão Aquario

    Você encontra Omni da Aquario de 15dbi por volta de 120,00 de 12dbi por 100,00 e 8dbi por 80,00...não são boas como as Hyperlink mas quebra um galho...outro detalhe...elas nao sao homologadas...mas sao muito boas..cuidado com a "ANA"...

  6. #6

    Padrão

    amigão, se quiser qualidade em antena compre um hyperlink, melhorar a que você tem é impossivel, tem muita gente que acha que quando mais DBI tiver melhor e não é bem assim, cada aplicação deve ser estudada, entrã a recomendação e trocar por antenas de boas marcas sendo homologada ou não.

  7. #7

    Padrão

    Um AP de 200mw com uma antena de 18db num cliente nas caras é claro que nao vai funcionar bem... reduza a potencia do AP que vc vai ver o resultado mano.

  8. #8

    Padrão

    não é caso de ptencia de radio,coque uma omini de 18 e uma de 8 do lado e faça o teste, com radio de 32mw olha como fica o lolulo de radiação de uma antenas de 18 pra uma de 8.

  9. #9

    Padrão

    tb concordo com vc, mas nao seria o caso enquanto ele nao compra uma antena de melhor qualidade ele baixar essa potencia pois os clientes estao muito proximos e com essa potencia esta gerando muito ruido, ja que a antena e de baixa qualidade?

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    não é caso de ptencia de radio,coque uma omini de 18 e uma de 8 do lado e faça o teste, com radio de 32mw olha como fica o lolulo de radiação de uma antenas de 18 pra uma de 8.

  10. #10

    Padrão

    olha essa quetão de ruido é e bem simples, a antena ja não tem qualidade para irradiar o sinal bem sem ruido ai junta com um ap que não da tregua para a poluição de RF com seus 200...250...400mw ai como a potência é grande sobe a poluição tambem..

    fiz um trabalho um vez para um provedor que tinha problema tinha uma omini de 15dbi ligado em um senao com ampde 1w, ai de vez em quando um cliente não conectava pois o ap ja não suportar mais e ainda gerou outro problema os clientes muito proximo tinha que usar antenas de baixa qualidade como ARTSAT para poder funcionar, o que eu fiz, troquei o ap dele por um ap2000 e liguei a mesma omni hyerplink dele no cartão e pronto funcionou blz o ruido do lado acabou ai como ele via que a força de sinal na casa de alguns clientes caiu um pouco colocou novamente o amp e voltou a mesma coisa...então quando maior a potência colocada em um lugar que está cm ruido a potência do ruido sobe.

  11. #11

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Um AP de 200mw com uma antena de 18db num cliente nas caras é claro que nao vai funcionar bem... reduza a potencia do AP que vc vai ver o resultado mano.
    Aconselho trocar antena, pra vc entender melhor, imagine essa sua omni como sendo um faról com foco estreito que ilumina longe, e o seu cliente dos 650m mal pega uma luzinha, e se vc colocar a omni de 8 dbi o foco seria num ângulo bem aberto, não tão longe mas com boa luz no cliente de 650m. Mas essa sua antena sabe-se lá onde está mandando o sinal e com que intensidade. Pena que vc não leu os tópicos relacionados a ´´que antena usar``. Como vc quer uma solução simples sem ter que comprar uma nova antena, aconselho tbm a baixar o sinal, é a tentativa mais fácil e não custa nada. Em sistemas de 900Mhz tinhamos que usar atenuadores de sinal em clientes muito próximos, porque o sinal ficava saturado.