+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerenciamento de PPPoe no Mikrotik

    Nós temos 5 pops com MK e cadastramos os usuarios e senhas PPPoe no próprio MK. Isso porque elimina um serviodr radius (pois se concentrarmos todos os nossos clientes em um serviodr radius, e, se este der pau todos os pontos ficam com problemas de autenticaçao, além disso é muito simples realizar backup do MK). Entretanto é um saco achar um usuario e senha de um cliente (em PPP / secret) pois ele lista em ordem alfabética de usuário, e não por COMMENT . Existe alguma forma de pelo winbox localizarmo um cliente mais facilmente. O bom é se tivesse algum recuros tipo localizar....

    vlw

  2. #2
    voidmain
    Visitante

    Exclamation Uma idéia...

    Olha caro colega, aqui minha situação é parecida, porém tenho um colega que usa o Radius, mas é claro, o que vc falou chega a ser um problema, e se o servidor cair?!

    Por isso, ele usa um Radius primário e um secundário. O próprio servidor se encarrega de fazer a atualização do slave e se o master cair o outro assume suas tarefas. É meio complicado realizar tal configuração, porém vale à pena, assim que puder estarei fazendo o mesmo. Outra vantagem inegável é fato de podermos usar um web front para administrar os clientes e oferecer serviços do tipo:
    > extrato de horas
    > total de downloads e uploads
    > alteração de senha

    Dados financeiros como impressão de boleto, situação e etc. também podem ser implementados com o Radius se você optar por usar um MySQL como base. É claro, você vai precisar de um pouco de PHP também, mas isso é o de menos!

    Em fim, é trabalhoso mais vale o esforço, meu amigo teve muitos de seus problemas resolvidos com este esquema!

    Espero ter dado alguma idéia pra você!

    Abraço!

  3. #3

    Padrão

    Olá, e so uma opniao pessoal. Eu prefiro centralizar tudo. Tenho 3 servidores no meu datacenter e 2 com centralizador radius e posse te garantir que e bem mais seguro centralizar a autenticacão do que colocar no proprio mk. Agora me diga quem esta sujeito a dar problemas um mk que e montado numa caixa de distribuicao em cima de uma torre ou um servidor num datacenter com nobreak e toda estrutura que um datacenter tem. Outra vantagem e a manutencao.. pois o mk torna-se uma peca facilmente substibuivel sem nescessidade de backup etc e tal. Outra vantagem que podemos citar e vc ter um melhor gerenciamento dos clientes e integracao com o sistema de cobranca.. tudo roda igual a um relogio..... sem muita intervencao do administrador, e claro a vantagem de vc utilizar um front end para radius com interface "bunita" que qualquer user rwin e capas de adminsitrar.

  4. #4

    Padrão

    Eu entendo que é menos suscetivel ocorrer problemas em um server em um local com maior segurança e ambiente propício para ele. Estou querendo dizer apenas que se o Mk lá no alto da torre parar de nada vai valer ter um servidor radius funcionando no datacenter. Mas, com certeza os outros serviços são muito importantes.... Aproveitando..qual sistema financeiro vcs usam????? obrigado pela atenção de vcs
    vlw mesmo

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxtex Ver Post
    Eu entendo que é menos suscetivel ocorrer problemas em um server em um local com maior segurança e ambiente propício para ele. Estou querendo dizer apenas que se o Mk lá no alto da torre parar de nada vai valer ter um servidor radius funcionando no datacenter. Mas, com certeza os outros serviços são muito importantes.... Aproveitando..qual sistema financeiro vcs usam????? obrigado pela atenção de vcs
    vlw mesmo
    Bom se parar e for o hd e bem mais facil recuperar o sistema com ele utilizando o server radius do que os clientes cadastrados nele, que teria que recuperar o backup tambem. Quanto ao sistema e proprio feito em clipper fazemos a integracao atraves de processamento em lote.

  6. #6

    Padrão

    pessoal , muito bom esse sistema com o radius, será que alguem poderia montar um tutorial para nós, e assim irmos melhorando e adicionando. esse é meu sonho, fazer o cliente mesmo poder trocar sua senham ver seu extrato e coisa e tal,
    ja para adiantar que distro usar no servidor radius, dai ja coloco baixar.

  7. #7

    Padrão

    Uso um radius aqui mas não tem essa opção não....Já trabalhei com o Myauth..muito bom por sinal.........mas ele não tinha suporte pra PPPoe..não sei se já tem