+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proxy/Firewall com wireless interno

    Oi pessoal, tudo bem ??

    Comigo está bem, mas em breve eu terei que atualizar a estrutura de rede de uma empresa de um amigo, que no momento funciona todos com cabos:

    Modem ADSL == Firewall (Debian) == HUB == Rede Interna (rj45)


    E logo mais eles vão por todos os computadores em rede sem fio, e a minha dúvida seria se haverá diferença de alguma configuração comprando o Roteador Wifi pra rede interna entre o Firewall e a Rede Interna, ou se ele vai "pegar" o IP da 2a. placa de rede do firewall e vai retransmitir a "mesma" faixa de IPs da placa do firewall ???

    Caso alguém tenha isso implementado, gostaria de ajuda, pois sei que alguns modelos usam "outra" faixa de Ips..... e essa é a minha maior dúvida.


    Grato.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabinho Ver Post
    Oi pessoal, tudo bem ??

    Comigo está bem, mas em breve eu terei que atualizar a estrutura de rede de uma empresa de um amigo, que no momento funciona todos com cabos:

    Modem ADSL == Firewall (Debian) == HUB == Rede Interna (rj45)


    E logo mais eles vão por todos os computadores em rede sem fio, e a minha dúvida seria se haverá diferença de alguma configuração comprando o Roteador Wifi pra rede interna entre o Firewall e a Rede Interna, ou se ele vai "pegar" o IP da 2a. placa de rede do firewall e vai retransmitir a "mesma" faixa de IPs da placa do firewall ???

    Caso alguém tenha isso implementado, gostaria de ajuda, pois sei que alguns modelos usam "outra" faixa de Ips..... e essa é a minha maior dúvida.


    Grato.
    Opa ... blz,
    Você vai trocar o switch por uma bridge wll ???
    creio que não vai ter problama ...
    o gw será o mesmo, assim como dns e etc ...

    Falow ...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rootmaster Ver Post
    Opa ... blz,
    Você vai trocar o switch por uma bridge wll ???
    creio que não vai ter problama ...
    o gw será o mesmo, assim como dns e etc ...

    Falow ...

    Sim, no lugar do switch será colocado um router wifi da D-Link de 108mbps, a princípio, pelo que falam da marca.

    Então, basta configurar o router normalmente, que ele vai puxar a faixa de ips da Lan da 2a. placa normalmente?

    abraços.

  4. #4

    Padrão

    Olha... o quê justifica a troca da rede cabeada para wireless?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Olha... o quê justifica a troca da rede cabeada para wireless?
    A empresa está terminando de construir a sede oficial, pois o lugar que estão é alugado... e na loja própria deles, eles querem por tudo wi-fi, inclusive palms e notebooks.

  6. #6

    Padrão

    Dependendo do quê você for rodar em cima dessa rede, não é interessante. Botar internet em cima de um AP, tudo bem, ele vai que é uma beleza, mas se você jogar um SAMBA ou um NFS em cima, o negócio começa a ficar feio. Eu não vou dizer que não é escalável, mas o preço é meio salgado também. Se existe a necessidade de mobilidade dentro da empresa, jogue um AP no meio da rede cabeada. E se a preocupação é não quebrar paredes, utilize canaletas do tipo sistema X.

    Mas, é claro, só minha opinião.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Dependendo do quê você for rodar em cima dessa rede, não é interessante. Botar internet em cima de um AP, tudo bem, ele vai que é uma beleza, mas se você jogar um SAMBA ou um NFS em cima, o negócio começa a ficar feio. Eu não vou dizer que não é escalável, mas o preço é meio salgado também. Se existe a necessidade de mobilidade dentro da empresa, jogue um AP no meio da rede cabeada. E se a preocupação é não quebrar paredes, utilize canaletas do tipo sistema X.

    Mas, é claro, só minha opinião.
    Então, na verdade, a questão de rede, não haverá grande tráfego de arquivo como Samba por exemplo, pois o backup do servidor será feito em DVD direto no servidor, e eles utilizarão apenas um sistema deles, que vai acessar o servidor que rodará Firebird, e as estações são windows xp e o sistema feito em delphi.

    Mas eu pedi pro meu amigo conseguir a planta, pra analizar bem a rede, pois dependendo da estrutura, vou por cabos em alguns casos, e nos demais apenas por AP mesmo.

  8. #8