+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Causas de porta lan queimada

    Eu tive meu segundo rádio WLA5000 com porta lan queimada.
    Tenho ele ligado em um AP Plus direto e é o segundo que queima em 4 meses.

    Alguém saberia qual a princial causa desse problema?????


    Estou achando que esses rádio tem menor resistencia em sua porta lan.

    Alguém já teve esse tipo de problema com esses rádios???
    Sabe a fórmula para evitar???

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Procure utilizar um bom aterramento. Sempre que possível aterre a carcaça do equipamento. Poderia usar cabo UTP blindado e realizar o aterramento do mesmo.

  3. #3

    Padrão

    este rádio está em cima de uma caixa d´agua.
    é aconselhavel usar o mesmo aterramento do pára-raio????

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    este rádio está em cima de uma caixa d´agua.
    é aconselhavel usar o mesmo aterramento do pára-raio????
    Se o aterramento estiver correto, sim.

  5. #5

    Padrão ooooooooo loko

    oxente cabra, no mesmo aterramento fisico não pode, poder ate pode isso vai depender se vc vai querer um AP torrado e defumado!!!
    vc deve utilizar aterramento da mesma qualidade um aterramento bem feito

  6. #6

    Padrão Sugestão para áreas problemáticas com descargas...

    Usa cabo UTP blindado e aterre as duas pontas (em cima e embaixo), pois caso haja alguma descarga elétrica nas proximidades, o cabo comum pode absorver eletricidade do ar, e pelo que se vê, essa porta LAN é bem sensível...

    Instale o rádio numa caixa metálica, e aterre a mesma (terá que levar um fio terra até ela).

    Existe no mercado, protetores contra surto para cabos LAN, e ajudam bastante. Instale o mais próximo possível do rádio.

    Use um terra SEPARADO do pára-raios, e enterrado distante do terra do mesmo !!!

    Caso um raio atinja o pára-raios, a descarga será absorvida pelo terra do pára-raios e desviada ao terra deste, sem maiores prejuízos a seus equipamentos.

    Se utilizar o mesmo terra, com certeza haverá - digamos assim - um "retorno" de tensão aos seus equipamentos, ou seja, o ráio absorvido pelo pára-raios descarregará diretamente em seus equipamentos!

    Por fim, alimentar o rádio por um no-break também ajuda.
    -
    Última edição por w4rh4ck3r; 17-03-2007 às 09:09.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não vou discutir algo que definitivamente não é minha especialidade, só vou comentar algumas instalações. Em alto de edifícios, normalmente 10, 15 ou 20 andares, é tarefa complicada levar o aterramento do prédio até o topo, então instala-se os equipamentos de rádio com seus cabos coxiais e lan (blindados) em caixas hermeticas ou armários de montagem, todos aterrados ao único lugar de fácil disponibilidade: o cabo de aterramento do para raios. Estou em um prédio desses e em 5 anos nunca queimou nada de equipamentos do provedor que está instalado aqui, e olha que dos 3 para raios que tem instalado aqui todos estão até pretos de tanta descarga.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não vou discutir algo que definitivamente não é minha especialidade, só vou comentar algumas instalações. Em alto de edifícios, normalmente 10, 15 ou 20 andares, é tarefa complicada levar o aterramento do prédio até o topo, então instala-se os equipamentos de rádio com seus cabos coxiais e lan (blindados) em caixas hermeticas ou armários de montagem, todos aterrados ao único lugar de fácil disponibilidade: o cabo de aterramento do para raios. Estou em um prédio desses e em 5 anos nunca queimou nada de equipamentos do provedor que está instalado aqui, e olha que dos 3 para raios que tem instalado aqui todos estão até pretos de tanta descarga.
    tá mais que correto.. imagina descer 25 metros de cabo de aterramento que custa quase 11,00 o metro (de cobre) para cada coisa que tiver que ter aterramento..

    assino em baixo..

    Alam Dias

  9. #9

    Padrão

    Minha situação:

    Caixa d´agua de 35m ( equivalente prédio de 11 andares)

    Quase impossível de fazer um novo aterramento.... tanto por questão de espaço quanto $$$.

    A energia atualmente está no no-break.

    uso em torno de 30cm de cabo de rede, apenas para ligar um rádio ao outro.

    Vou procurar esses protetores para surto de cabo lan.

  10. #10

    Padrão

    vc se sobe enegia do nobreack use um cabo grosso pra chegar em cima e faça o terra da tomada do nobreck bem feito que vc não vai ter esse problema, acho que é energia o problema de quimar tanto essas porta lan.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    tá mais que correto.. imagina descer 25 metros de cabo de aterramento que custa quase 11,00 o metro (de cobre) para cada coisa que tiver que ter aterramento..

    assino em baixo..

    Alam Dias
    OK, mas não precisa ser esse cabo grosso, usado em pára-raios! Basta um fio terra padrão de pequena potência.

    Um fio flexível entre 1 a 2,5 mm, próprio para isso, que, por padrão, é usado nas cores verde listrado de amarelo (tipo aqueles que se vê em geladeira, máquinas de lavar, etc).

    Todo edifício já possui aterramento padronizado em sua instalação elétrica, que obrigatóriamente, já é isolado do terra do pára-raios. Basta puxar um fio fino (de preferência, verde e amarelo, para ficar padrão) do último andar até a caixa do rádio.

    É importante também aterrar TODOS os equipamentos que ficam embaixo, nesse aterramento do prédio.

    Não devemos negligenciar tais precauções, nem contar com a sorte, tipo "nunca usei e nunca aconteceu nada". Prevenindo, com certeza o risco é bem menor.

    Por exemplo, adiquirimos um par de rádios Alvarion 5.8 Ghz no ano passado, ao preço de R$ 23.000,00 e o fornecedor veio entregar em mãos e acompanhar a instalação. Todos equipamento que ele vende, ele exige o terra no rádio (acoplado à antena) e cabo LAN blindado, sob a pena de perda da garantia; e ele está totalmente certo!

    Errado é como vemos aquí no fórum mesmo, muitos instaladores compram e ótimos equipamentos de alto custo, como Terabean (desses acoplados a antena), e instalam por conta própria, como bem entendem, na ponta da torre, sem terra, sem nada. Qualquer descarga atmosférica atinge diretamente a antena, muitas vezes por estar mais elevada que a torre. O resultado são as constantes reclamações de avarias, perda de desempenho e nunca ninguém sabe porque, e imaginam que fizeram um serviço "bem feito".
    -----------------------------------------------------------------
    Já fiz várias experiências tipo, instalar uma antena ohmini (qualquer tipo, até de rádio amador) na ponta de uma torre alta (acima desta), e descer um cabo até o chão.

    Quando o tempo fica "carregado", com nuvens negras sobre a torre (mesmo antes de chover e relampear), podemos descarregar enormes faiscas de alta tensão na ponta do cabo, quando aproximamos o conector de um terra! Isso, todas as vezes que o tempo fecha!

    Trata-se de absorsão eletricidade estática pela antena, que nessa esperiência, é descarregada ao terra sob a forma de faiscas de alta tensão, similar faiscas de uma cerca elétrica.

    Só para se ter uma idéia, para a eletricidade romper a isolação do ar e saltar 1 cm, é necessário aproximadamente 10.000 volts. Façam essa experiência e verão a faísca saltar mais de 1 cm!

    Como os rádios ligados a antenas dessa forma se comportam? Suportam essa tensão sem nenhuma perda de desempenho ou deterioração?
    -----------------------------------------------------------------
    Leitura INDISPENSÁVEL para quem monta torres e quer um pouco mais de proteção aos equipamentos:

    -

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Minha situação:

    Caixa d´agua de 35m ( equivalente prédio de 11 andares)

    Quase impossível de fazer um novo aterramento.... tanto por questão de espaço quanto $$$.

    A energia atualmente está no no-break.

    uso em torno de 30cm de cabo de rede, apenas para ligar um rádio ao outro.

    Vou procurar esses protetores para surto de cabo lan.
    Se é apenas esse cabo de 30 cm entre os rádios que você usa, esquece os cabos blindados e protetor de surto. A causa do defeito na LAN é outra, com certeza.

    Cabo Blindado é para quando for descer externo, para não absorver interferência ou descarga atmosférica.

    A antena está pelo menos 1,5 ou 2 m abaixo do pára-raios? Senão, ela pode estar absorvendo descargas, como se fosse ela o pára-raios!

    Se os radios estiverem dentro de uma caixa metálica aterrada, já ajuda bastante.

    Uma medida mais drástica, que eu procuro utilizar em minhas instalações, é passar todos os cabos (inclusive os de energia), dentro de um conduíte metálico aterrado.

    Resumindo: tudo, como cabos, rádios, etc.; blindados por metal aterrado, impossibilitando qualquer absorsão de descargas atmosférica, estática, ruídos, interferências de RF, EMI e RFI - tornando toda a instalação virtualmente imune a esses fatores.

    Claro que por razões práticas, muitos irão descordar; mas esse seria, digamos assim, o "estado da arte" na instalação.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Se é apenas esse cabo de 30 cm entre os rádios que você usa, esquece os cabos blindados e protetor de surto. A causa do defeito na LAN é outra, com certeza.

    Cabo Blindado é para quando for descer externo, para não absorver interferência ou descarga atmosférica.

    A antena está pelo menos 1,5 ou 2 m abaixo do pára-raios? Senão, ela pode estar absorvendo descargas, como se fosse ela o pára-raios!

    Se os radios estiverem dentro de uma caixa metálica aterrada, já ajuda bastante.

    Uma medida mais drástica, que eu procuro utilizar em minhas instalações, é passar todos os cabos (inclusive os de energia), dentro de um conduíte metálico aterrado.

    Resumindo: tudo, como cabos, rádios, etc.; blindados por metal aterrado, impossibilitando qualquer absorsão de descargas atmosférica, estática, ruídos, interferências de RF, EMI e RFI - tornando toda a instalação virtualmente imune a esses fatores.

    Claro que por razões práticas, muitos irão descordar; mas esse seria, digamos assim, o "estado da arte" na instalação.


    É meu amigo, meu problema pelo visto está vindo da própria antena, apesar de a mesma estar a 2m de distância.
    Estarei comprando protetor de surto RF, aterrando minha caixa hermética, e no-break.

    Vou conversar com o engenheiro responsável pela caixa d´agua para ver o que ele sugere em relação ao aterramento ser junto com o pára-raio.

    Agradeço a todos que aqui postaram suas dicas.

    Creio que esse é um tópico fundamental para todos os envolvidos com instalações em provedores.

    No meu caso a negligência custou caro, não apenas o equipamento e mão de obra........ mas a imagem da empresa perante os clientes.

  14. #14

    Padrão

    cara eu uso a nobreack em baixo e a energia ja sobe estabilizada e bem aterra com aterramento independente do para raio e não fica cabo pois uso cabo 2 vias grosso sai a 2,70 metro, e em baixo outras caixa com nobreack, nunca tive problemas com queimar ap e nem travamento por causa de enrgia.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Minha situação:

    Caixa d´agua de 35m ( equivalente prédio de 11 andares)

    Quase impossível de fazer um novo aterramento.... tanto por questão de espaço quanto $$$.

    A energia atualmente está no no-break.

    uso em torno de 30cm de cabo de rede, apenas para ligar um rádio ao outro.

    Vou procurar esses protetores para surto de cabo lan.
    Procure aqui, explique a sua situação que os engenheiros deles responderão qual seria o equipamento adequado para fazer sua proteção.

  16. #16

    Padrão

    Tenho a mesma estrutura de no-break e nunca tive problemas de portas queimarem !! porem lugar onde não tinha colocando ainda as portas dos WLA e KOD queiman direto.

  17. #17

    Padrão

    Rpz, agora q lembrei q a torre onde esta meu terabeam cpe nao tem para-raio. E ele comecou a apresentar problemas (de 3 em 3 dias trava). Sera que tem alguma coisa haver??

    Se tiver para-raio é necessario usar o cabo de rede blindado? Pelo que fiquei sabendo so é necessario usa-lo quando o mesmo passa proximo a rede eletrica. Correto?

  18. #18

    Padrão

    Não acredito que seja por causa do para raios o travamento do seu radio. Mais facil ser fonte ou alimentação problematica.
    Nunca usei cabo UTP blindado não.
    Última edição por UltraFox; 19-03-2007 às 09:48.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    Rpz, agora q lembrei q a torre onde esta meu terabeam cpe nao tem para-raio. E ele comecou a apresentar problemas (de 3 em 3 dias trava). Sera que tem alguma coisa haver??

    Se tiver para-raio é necessario usar o cabo de rede blindado? Pelo que fiquei sabendo so é necessario usa-lo quando o mesmo passa proximo a rede eletrica. Correto?
    Cabo blindado próximo a rede elétrica imuniza a rede contra interferência por EMI (interferência eletro-magnética gerada pela rede elétrica), sendo altamente recomendado para um melhor funcionamento.

    Usar-lo em todas instalações externas, evita absorção de RFI, EMI, descargas atmosféricas (absorvidas da atmosfera pelo cabo); tratando-se de um capricho a mais.

    Não se esqueça de usar conectores blindados também, e soldar a malha do cabo UTP na carcaça do conector, além de levar um fio terra fino, e aterrar também o rádio. Dessa forma, as duas pontas do cabo blindado ficarão corretamente aterradas.

    Num equipamento desse preço, achamos que compensa caprichar ao máximo...