+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up VPN não ping em ambos os lados

    Galera, boa noite a todos ..... Estou passando por um problema que realmente nunca passei em termos de OpenVPN. Já instalei esse pacote várias vezes na empresa e agora estou acompanhando um colega na instalação do mesmo. O pacote foi instalado com sucesso. Utilizamos o Slackware 11. Quando carregamos o OpenVPN ele starta legal de ambos os lados. Cada um enxerga o IP do outro lado. Mas o estranho é que na interface tun0 não aparece o ip do outro lado. Isso faz com que não consigamos dar ping no outro lado da vpn. O OpenVPN está carregando perfeito, mas não pingo em qualquer um dos lados da rede. Já verifiquei firewall, já entrei no HOWTO do site OpenVPN.org e nada. Inclusive esse mesmo problema está relatado lá. Acompanhei passo o que diz o howto, mas até agora nada.
    Alguém já passou por isso e que possa me dar uma luz ???
    Obrigado galera ....

  2. #2

    Padrão

    Fala campeão!

    Já deu uma olhada nas rotas? O enlace ao menos ele fecha, quando você olha no log?


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Kra se não carrega na interface o IP, já tem alguma coisa errada. Reveja as configurações do OpenVPN. Uma a uma. Uma outra opção é configurar as opções de depuração no conf da VPN. Aumente o nivel de detalhamento que os logs vão te dizer alguma coisa!

    mtec

  4. #4

    Thumbs up

    Obrigado Xstefanox, obrigado Mtec. Eu fiquei essa noite até mais ou menos umas 3 da manhã revendo todo o Howto do site oficial do OpenVPN.
    Encontrei algumas coisas que vou tentar fazer.
    E o Xstefanox falou algo que pode ser sim. Dar uma olhada nas rotas.
    E vendo os logs, tanto no message, quanto no syslog, mostra a troca das chaves, dando ok no enlace, a mensagem final mostrando o ip de cada lado.
    Mas na interface tun0 de cada lado, não aparece o ip do outro lado. Aparece uma mensagem UNSPEC, ou seja NÂO ESPECIFICADO.
    Mas acho que o detalhe das rotas, pode ter a ver sim.
    Vou verificar. Mas de qualquer forma, valeu pessoal.
    Obrigado.

  5. #5

    Wink

    Citação Postado originalmente por mtec Ver Post
    Kra se não carrega na interface o IP, já tem alguma coisa errada. Reveja as configurações do OpenVPN. Uma a uma. Uma outra opção é configurar as opções de depuração no conf da VPN. Aumente o nivel de detalhamento que os logs vão te dizer alguma coisa!

    mtec
    Mtec, também fiz isso. Aumentei o parâmetro verbose para 9 e vi claramente que a conexão está OK. Aparece sempre no final a mensagem padrão dizendo que a conexão foi iniciada com o ip xxx.xxx.xxx.xxx, que corresponde ao ip do outro lado da VPN.
    Mas valeu pela resposta. Vou considerar sim, os detalhes que vc mencionou.
    Obrigado.
    Última edição por pssgyn; 18-03-2007 às 13:47.

  6. #6

    Arrow

    Citação Postado originalmente por pssgyn Ver Post
    Obrigado Xstefanox, obrigado Mtec. Eu fiquei essa noite até mais ou menos umas 3 da manhã revendo todo o Howto do site oficial do OpenVPN.
    Encontrei algumas coisas que vou tentar fazer.
    E o Xstefanox falou algo que pode ser sim. Dar uma olhada nas rotas.
    E vendo os logs, tanto no message, quanto no syslog, mostra a troca das chaves, dando ok no enlace, a mensagem final mostrando o ip de cada lado.
    Mas na interface tun0 de cada lado, não aparece o ip do outro lado. Aparece uma mensagem UNSPEC, ou seja NÂO ESPECIFICADO.
    Mas acho que o detalhe das rotas, pode ter a ver sim.
    Vou verificar. Mas de qualquer forma, valeu pessoal.
    Obrigado.
    Cara, todas as VPNs que eu já fiz com OpenVPn aparece UNSPEC ou Não Especificado:
    Código :
    tun0       Encapsulamento do Link: Não Especificado  Endereço de HW 00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00
              inet end.: 10.8.0.6  P-a-P:10.8.0.5  Masc:255.255.255.255
              UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
              RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
              TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
              colisões:0 txqueuelen:100
              RX bytes:0 (0.0 b)  TX bytes:0 (0.0 b)

    Contudo, sempre funcionou, alguns usuaŕios já testaram e nunca tiveram problemas. X forwarding, conexão com BDs, páginas internas, NFS e até NIS, hehe.

    Tô achando que pode ser firewall, sei que você já mexeu muito com OpenVpn, deve ser um detalhezinho que está passando despercebido.
    Além disso , eu não sei se pelo fato aparecer UNSPEC, quer dizer que a VPN não está funcionando corretamente.

    make sure that the TUN/TAP interface is not firewalled

    Ab, Duca

  7. #7

    Arrow

    Dei uma olhada na net e encontrei posts de outros usuários do OpenVpn, o tal UNSPEC aparecia, contudo a VPN deles também funcionava corretamente....

    Ab, Duca.