+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fechei um enlace de 24 Km com 2 WLL 150 da Zirok e 2 Senao, mas o trafego ta baixo

    Fechei um enlace de 24 Km com 2 antenas WLL 150 da Zirok(Aprox. 32 DBI) e 2 Senao 2611 de 200 mW, mas o trafego ta baixo, só 128 Kbits. As antenas ainda ta faltando uns apertos, mas não que depois de um alinhamento fino melhore tanta coisa, o que pode ser? O Senao que não presta mesmo para um enlance desses? ou essas antenas tem alguma frescura? em 2,4 teria algo que eu pudesse fazer para não perder tudo que investi nesses equipamentos? pois mudar tudo para 5,8 seria só prejuizo.

    Obs. Tenho um enlace de 21 Km com 2 Senao 2611 de 200 mW e 2 antenas PROELETRONIC de 24 DBI com polarização horizontal(Grade vertical e o alimentador na horizontal) que está trafegando pouco mais 3 Mbits medidos.

  2. #2

    Padrão

    Voce ja pendurou clientes na outra pont a do enlace? ja analisou com netstumbler o espectro?

  3. #3

    Padrão

    ibsol

    To com 02 senao 3220 de 400 mv e 02 zirok fechada de 24dbi que era pra tentar fazer um ptp de 14Km mas não tive visada, agora to pensando em fazer um ptp de 24Km que da visada. Teria como me da alguma orientação ja que vc conseguiu fechar um de 21km com senao de 200 mv? Ficaria bastante com qualquer ajuda que poder me dar.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhenis Ver Post
    ibsol

    To com 02 senao 3220 de 400 mv e 02 zirok fechada de 24dbi que era pra tentar fazer um ptp de 14Km mas não tive visada, agora to pensando em fazer um ptp de 24Km que da visada. Teria como me da alguma orientação ja que vc conseguiu fechar um de 21km com senao de 200 mv? Ficaria bastante com qualquer ajuda que poder me dar.
    não tem mto misterio p/ vc fazer um ptp desses. O ideal seria vc pegar as coordenados dos pontos e montar um projeto no radio mobile, p/ ficar 100% e não errar nos equipamentos. Vc deve prever antes, o trafego que vc pretende passar, p/ depois escolher os equipamentos. Eu montei um ptp aqui c/ zinwell g120, de 20,26 km (medido no gps) e ficou 100%. Ate 6, 7 clientes funcionava bem, dai em diante ficava apertado demais... Agora, mudei p/ 5,8 e ta joia...

  5. #5

    Padrão

    na minha opinião usar ptp em 2,4 com equipamentos bons até uns 15km com visada e usar equipamentos como antena solida e radios que passa bastante trafego como o swl, cartões orinoco no star-os por exemplo, ou coisas do tipo, passando de 15km o 2,4 fica com a banda muito pequena, principalmente com Senao que não é bom de trafego real, ele tem muita potência mais trafego passa pouco, tenho um ptp backup um 2,4 com 2 zinwell de 10km com visada direta e da 2,5mb acho que até ai é valido mais ja fiz um com Senao de 34km com visaa perfeita e ptx36 da pluton que só tava 300kbps ai num valia a pena, e outra as antenas zirok tem preço bom mais é o seguinte são OFFSET e quanto mais distântes mais complicado pra alinhamento, eu tenho aqui 2 wll-90 em 2,4 vendo por 230 cada quem quiser manda um mp ela é de 29dbi

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhenis Ver Post
    ibsol

    To com 02 senao 3220 de 400 mv e 02 zirok fechada de 24dbi que era pra tentar fazer um ptp de 14Km mas não tive visada, agora to pensando em fazer um ptp de 24Km que da visada. Teria como me da alguma orientação ja que vc conseguiu fechar um de 21km com senao de 200 mv? Ficaria bastante com qualquer ajuda que poder me dar.
    Ajudo sim, mas lembrando que utilizei no meu duas antenas de grade ProEletronic de 24 DBI e 2 Senao, tinha vizada limpa e etc. Como disse, utilizei as antenas com polarização horizontal, pois acho que o trafego fica melhor e p/ fugir de interferências.

  7. #7

    Padrão

    Quanto as antenas não tem problema tenho proeletronic, zirok e aquarius de grade que posso ta usando se for o caso. gostaria de alguns maceter para obter um melhor resultado nessa distancia.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhenis Ver Post
    Quanto as antenas não tem problema tenho proeletronic, zirok e aquarius de grade que posso ta usando se for o caso. gostaria de alguns maceter para obter um melhor resultado nessa distancia.
    Cara, se vc tiver visada direta(limpa) é só botar as antenas Proeletronic na polarização horizontal de preferência nos locais com os radios e começar a direcionar até achar o ponto onde a qualidade e força sejama maiores mesmo. Quando achar que já ta no melhor ponto meça o trafego.

    Obs. Não use cabo rgc, use só o PigTail ligando o radio na antena, em distânias grandes qualquer besterira importa.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ibsol Ver Post
    Fechei um enlace de 24 Km com 2 antenas WLL 150 da Zirok(Aprox. 32 DBI) e 2 Senao 2611 de 200 mW, mas o trafego ta baixo, só 128 Kbits. As antenas ainda ta faltando uns apertos, mas não que depois de um alinhamento fino melhore tanta coisa, o que pode ser? O Senao que não presta mesmo para um enlance desses? ou essas antenas tem alguma frescura? em 2,4 teria algo que eu pudesse fazer para não perder tudo que investi nesses equipamentos? pois mudar tudo para 5,8 seria só prejuizo.

    Obs. Tenho um enlace de 21 Km com 2 Senao 2611 de 200 mW e 2 antenas PROELETRONIC de 24 DBI com polarização horizontal(Grade vertical e o alimentador na horizontal) que está trafegando pouco mais 3 Mbits medidos.
    Amigos,

    Enlaces maiores que 15 Km, o ideal é fazer em 5,8 Ghz, pois em 2,4, em grandes distâncias não passa muito link.
    Utilize Ovislink WLA 5000 com antenas parabólicas da zirok de 45 ou 60 cm. O pessoal fala muito no alinhamento dessas antenas, mas é bem tranquilo, mesmo em grandes distâncias. As antenas da Zirok tem uma regua de ângulos. Quando monto os ptps, deixo sempre em 70º.
    Mas existe um truque muito bom pra alinhar essas atenas, é só instala-las de ao contrário, com o braço do refletor para cima e alinhar os braços refletores, é um truque muito bom que funciona.
    Abraços,