+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Particionamento automático

    Bom Dia Pessoal,

    Estou procurando alguma forma de particionar automaticamente um HD. Estou usando o systemrescue para clonar maquinas, tendo uma de 15G com ext3 e outra de 512M com swap. Gostaria de criar um script q limpasse a tabela de partições e criasse uma com estas duas partições! O Máximo q consegui ate agora foi abrir o qparted ou o fdisk p o usuário particionar manualmente. Existe alguma opção do fdisk p fazer isso??

    muito obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Se o seu problema é apenas CRIAR as partiçoes, não formatá-las, você pode utilizar o seguinte comando:

    Código :
    # dd if=/dev/hda of=/dev/hdb bs=512 count=1

    No exemplo acima, você estaria clonando somente a tabela de partições de um disco para outro, mas você pode salvar essas informações em um arquivo de maneira bem similar:

    Código :
    # dd if=/dev/hda of=particoes.img bs=512 count=1


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Dúvida

    Oi Xstefanox

    Valeu pela dica, vou testar!
    Tenho uma dúvida apenas com relação ao segundo comando, ele copia todas as partições ou so a MBR???
    # dd if=/dev/hda of=particoes.img bs=512 count=1

  4. #4

    Padrão

    Tanto um, quanto o outro.

    A MBR e a tabela de partições ocupam os primeiros 512 bytes do disco rígido. Se bem me lembro os 466 primeiros bytes ficam para a MBR, enquanto o resto fica para a MBR.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por grana_br Ver Post
    Oi Xstefanox

    Valeu pela dica, vou testar!
    Tenho uma dúvida apenas com relação ao segundo comando, ele copia todas as partições ou so a MBR???
    # dd if=/dev/hda of=particoes.img bs=512 count=1
    os dois comandos irão copiar somente a "tabela" de partições e não o conteúdo de cada uma delas...

    se vc quer copiar o conteúdo também vc precisará gerar a imagem do conteúdo...

    se vc tem HDs iguais e quer colocar os mesmos dados, o você gera uma imagem do HD todo, ou coloca os dois rodando na mesma máquina e clona, desta forma ele irá criar a tabela de partições também...

  6. #6

    Padrão Valeu

    Valeu pelas dicas, foram muito úteis!