+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Estou montando um provedor do zero

    Olá a todos os amigo e já agradeço de antemão a ajuda.

    Se puderem me ajudar no passo a passo eu ficaria super agradecido porque não tenho conhecimento do MKT.

    Vou descrever o que tenho e o que pretendo.

    Claro que tudo o que escrever aqui não pode levar em concideração porque não manjo de nada, o pouco que sei aprendi lendo o forum.

    O que espero fazer é montar 2 servidores, um na torre e outro no laboratório que fica á abaixo da torre.
    O da torre irá fazer o controle de banda e de clientes, e o do laboratório irá somente fazer o cache, esse é meu pensamento inicial.

    O PC da torre é um Pentium MMX 233 128 MB e HD de 4GB, cartão senao 2511 e uma Omnidirecional de 25 Db, esse PC está bom????

    O PC de Cache eu sei que precisa ter um HD de grande porte, mas o pc em sí pode ser um simples?

    Esse seria meus equipamentos

    Agora vamos as configs.


    No PC da torre quais das opções do MKT eu devo instar????

    No PC do laboratório que será usado pra cache quais as opções eu instalo do MKT????


    Agradeço amigos.

    Wavila

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Wavila Ver Post
    Olá a todos os amigo e já agradeço de antemão a ajuda.

    Se puderem me ajudar no passo a passo eu ficaria super agradecido porque não tenho conhecimento do MKT.

    Vou descrever o que tenho e o que pretendo.

    Claro que tudo o que escrever aqui não pode levar em concideração porque não manjo de nada, o pouco que sei aprendi lendo o forum.

    O que espero fazer é montar 2 servidores, um na torre e outro no laboratório que fica á abaixo da torre.
    O da torre irá fazer o controle de banda e de clientes, e o do laboratório irá somente fazer o cache, esse é meu pensamento inicial.

    O PC da torre é um Pentium MMX 233 128 MB e HD de 4GB, cartão senao 2511 e uma Omnidirecional de 25 Db, esse PC está bom????

    O PC de Cache eu sei que precisa ter um HD de grande porte, mas o pc em sí pode ser um simples?

    Esse seria meus equipamentos

    Agora vamos as configs.


    No PC da torre quais das opções do MKT eu devo instar????

    No PC do laboratório que será usado pra cache quais as opções eu instalo do MKT????


    Agradeço amigos.

    Wavila
    Olá amigo,

    A principio, troque de imediato esta omni de 25 db que deve ser porcaria. Procure usar uma antena de menor ganho e maior gualidade. Quanto ao teu servidor, teria que ver algumas coisas antes de te ajudar, tipo quantos clientes pretende atender, qual o teu link, que serviços vc quer disponibilizar. De início, um proc 1.8 e uns 512mb devem resover teus problemas. Quanto ao cache, é interessante que vc faca um estudo antes, pq um cache muito grande acaba deixando tua navegacao mais lenta, em especial se utilizar discos com interface ide.
    Pro mikrotik, acho que a tua maquina servira muito bem.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Cache grande não é sinonimo de lento e sim de cache mal configurado!!
    Quanto maior o cache + rapido será a navegação.

  4. #4

    Padrão

    Olá, concordo com nosso amigo antoni, essas omnis de 25dbi são a maior roubada, não prestão, só servem pra irradiar poluição. Até hoje a omni de maior dbi homologada é a de 15 dbi. Potência não quer dizer q é qualidade. Você tem q ver qual a distância q estarão seus clientes, se seus clientes estiverem todos proximos, use uma omni de 8 dbi da hyperlink q seu sinal vai ficar excelente e com qualidade, use o minimo de cabo possivel do seu AP até a omni e use fita de alta fusão nos conectores pra não entrar água.
    Agora sobre a montagem do AP e do servidor Mikrotik, esses dois tutoriais vão te ajudar bastante:

    https://under-linux.org/wiki/index.p...placa-pc-comum

    https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Cache grande não é sinonimo de lento e sim de cache mal configurado!!
    Quanto maior o cache + rapido será a navegação.
    Com certeza, mas pega um micro fraquinho e 256 mb de ram e coloca 20 gb de cache p/ ver? pode ser a melhor config do mundo que ñ vai prestar...
    Foi isso que quiz dizer, tem que conciliar o tamanho do cache c/ a config da maquina. E ajustar o cache de forma a utilizar todos os recursos da maquina sem sobrecarregar.

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Com certeza, mas pega um micro fraquinho e 256 mb de ram e coloca 20 gb de cache p/ ver? pode ser a melhor config do mundo que ñ vai prestar...
    Foi isso que quiz dizer, tem que conciliar o tamanho do cache c/ a config da maquina. E ajustar o cache de forma a utilizar todos os recursos da maquina sem sobrecarregar.
    Lógico, com uma configuração dessas vc não pode diser que faz cache para uma rede, é ridiculo, se usase toda memoria ram teria 17 gb de cache e não sobraria 1 mg pro sistema hehe.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Lógico, com uma configuração dessas vc não pode diser que faz cache para uma rede, é ridiculo, se usase toda memoria ram teria 17 gb de cache e não sobraria 1 mg pro sistema hehe.
    Exatamente, mas como o autor do topico não disse nada sobre a maquina, disse apenas que o pc poderia ser simples, achei interessante informar ele que o desempenho depende de muitos fatores e não apenas do tamanho do cache.

  8. #8

    Padrão

    Obrigado por todos responderem e quererem me ajudar

    Para Antoni.

    Vou trocar a antena sim como voce disse, tenho um conhecido que usa uma setorial muito boa criado pelo Sr Williams, essa antena ele usa em toda sua rede e nao tem problemas ela tem 26 Dbi.

    Onde colocarei a minha antena é em uma cidadezinha, ela é pequena e comprida tem uns 2,5 Km, e de largura 1 km.

    Não tenho idéia de quantos clientes teremos, por isso estou montando um simples pra depois ir melhorando os equipamentos conforme ir aumentando os clientes.

    Meu link vai ser ADSL de 1,5 MB e to pensando em disponibilizar 300KB pros clientes.

    Irei disponibilizar serviços padrões amigo, somente internet mesmo, vou tentar bloquear os P2P da vida.

    O PC pra Cache eu nao montei ainda, o que voces me disserem pra compra eu compro.

    Vou usar esse P 233 MMX pro Mikrotik pra receber os cartões, como voce disse serve.

    Para xseven

    Meus clientes a maioria ficaram pertos, os distantes são de fazendas visinhas.

    A Antena ficará perto da CPU, já montei uma caixa hermética com a cpu montada está tudo certinho, só estou esperando chegar os cartões pra subir a caixa pra torre.

    Tem medida o pigtail da antena pros cartões? ou pode ser a medida menor possível??

    Tambem já vi os links citados, fiz a caixa hermetica como está descrito no link, e o o utro link de como configurar o MKT já add nos favoritos, por enquanto estou na fase de escolher os equipos, pra depois começar a config. o mkt.

    Desde já agradeço a todos.
    Última edição por Wavila; 27-03-2007 às 15:41.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Wavila Ver Post
    Olá a todos os amigo e já agradeço de antemão a ajuda.

    Se puderem me ajudar no passo a passo eu ficaria super agradecido porque não tenho conhecimento do MKT.

    Vou descrever o que tenho e o que pretendo.

    Claro que tudo o que escrever aqui não pode levar em concideração porque não manjo de nada, o pouco que sei aprendi lendo o forum.

    O que espero fazer é montar 2 servidores, um na torre e outro no laboratório que fica á abaixo da torre.
    O da torre irá fazer o controle de banda e de clientes, e o do laboratório irá somente fazer o cache, esse é meu pensamento inicial.

    O PC da torre é um Pentium MMX 233 128 MB e HD de 4GB, cartão senao 2511 e uma Omnidirecional de 25 Db, esse PC está bom????

    O PC de Cache eu sei que precisa ter um HD de grande porte, mas o pc em sí pode ser um simples?

    Esse seria meus equipamentos

    Agora vamos as configs.


    No PC da torre quais das opções do MKT eu devo instar????

    No PC do laboratório que será usado pra cache quais as opções eu instalo do MKT????


    Agradeço amigos.

    Wavila
    Vamos lá!!

    Para um bom desempenho de cache, recomendo sempre a todos um computador razoável, destacando um processador acima de 1,5GHz, 512 RAM e HD de até 40Gb.... Pode-se utilizar uma placa mãe robusta, como uma ASUS, ABIT ou INTEL.... Esta configuração é perfeita para web-proxy... Recomendo que atualize seu hardware, para que tenha bom redimento do proxy, lembrando também que seu MK deve estar bem configurado para ter o desempenho desejado.... Sobre a antena Omni também aconselho troca-lá por uma de menor potência e de qualidade (hyperlink, aquarius e glink) e os pacotes do MK não fará muita diferença (espaço em disco), se instalar todos... Aconselho instalar todos, pois se precisar de algo, estará a mão...

  10. #10

    Padrão

    Me fala amigos, essa antena Omni de 8Dbi mais ou menos qual seria o alcance dela?

    pergunto isso porque estou pensando em alcançar umas fazendas visinhas.

    E o cartão Senao, até quantos clientes posso pendurar em cada???
    Última edição por Wavila; 28-03-2007 às 12:19.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Wavila Ver Post
    Me fala amigos, essa antena Omni de 8Dbi mais ou menos qual seria o alcance dela?

    pergunto isso porque estou pensando em alcançar umas fazendas visinhas.

    E o cartão Senao, até quantos clientes posso pendurar em cada???
    Antena omni 8Dbi vai ir mais longe ou perto dependendo da placa wireless que você utilizar, depende também do relevo do local, condições adversas, etc.... Para fazer link longes (cidade para outra), o recomendado é utilizar antenas direcionais...

  12. #12

    Thumbs up

    Pronto galera, já estou com tudo aqui, me ajudem a montar esse quebra cabeça e ligar os fiozinhos, rssssss porfavor claro.

    estou com 2 PCs.

    1º- Pentium 233, 128MB, 4GB.

    2º- Duron 1.5, 512MB, 40GB.

    1 Notebook celeron 1.5 256MB 40GB

    1 Omni 8 Dbi

    2 cartões Senao 2511

    2 adaptadores PCI

    2 PigTails

    4 Placas de rede

    1 HUB 16 portas

    1 Nobreak 1,3 KVA com bateria.

    fico no aguardo de uma alma boa e com muita vontade de ajudar.
    muito obrigado
    Última edição por Wavila; 30-03-2007 às 13:20.

  13. #13