+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quero montar um micro p/ ser servidor de internet, alimentendo com energia solar.

    Quero montar um micro p/ ser servidor de internet, quero rodar squid, bind, apache, fazer controle de banda e etc. Com qual hardware consigo rodar isso com um bom desempenho e o mínimo de consumo de energia possível? Vou espetar nele 1 a 2 placas de rede sem fio e 1 a 2 de rede comum e alimentar com energia solar.

  2. #2

    Padrão

    entao vc ta com os bolsos cheios... porque energia solar custa caro e pra alimentar um micro consumindo 60watts vc vai precisar de muitas baterias e uns bons paineis.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    entao vc ta com os bolsos cheios... porque energia solar custa caro e pra alimentar um micro consumindo 60watts vc vai precisar de muitas baterias e uns bons paineis.
    Mas não existe nada mesmo que torne esse ideia minha viavel? é que minha torre é no meio do mato mesmo, aí já viu né? nessa torre tenho 3 radios de 12 V x 1A cada e um switch de 9 V x 800 mA. Queria com esse micro subistituir 2 desses radios e tirar o switch, o resto continua no lugar.

  4. #4

    Padrão

    Outra coisa, não queria nada que precisasse de inversor. Uso por ex: meus radios são ligados direto nas baterias, só faço umas adaptações simples aqui.

  5. #5

    Padrão

    Rapaz, pra voce é mais viavel botar radios mais confiaveis com paineis solares simples... alem do mais tem a questao do roubo...

    Nos tinhamos esse esquema e de mes em mes os "socios" vinha e levava algo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapaz, pra voce é mais viavel botar radios mais confiaveis com paineis solares simples... alem do mais tem a questao do roubo...

    Nos tinhamos esse esquema e de mes em mes os "socios" vinha e levava algo.
    É vou estudar bastante isso antes de qualquer decisão, pois tem vários fatores, como os que citou acima.

  7. #7

    Padrão

    Primeiramente, como você está alimentando esses rádios que se encontram instalados? Você já tem célula solar neste local?

    Se você usar um micro convencional, fatalmente necessitará de um inversor - visto que as fontes convencionais trabalham em 110 volts AC...

    Já pensou em trabalhar com uma "Routerboard", tipo a WRAP ? Poderia instalar o Mikrotik, e ficaria um show!

    Trabalha com qualquer voltagem variável entre 7 e 20 volts, com consumo de 3 à 5 watts em 12 volts (400 a 500 mA) - fora o consumo das mini-PCI que você utilizar.

    A vantagem é que você pode usar um sistema solar 12 volts, com baterias seladas comuns 12 volts X 7 Ah (a mesma usada em no-breaks), e que funcionaria mesmo quando a voltagem da bateria caísse até 7 volts !

    Existe também a Routerboard mesmo, encontrada no site da Mikrotik, com opções de mais de 2 mini-PCI.

    Qualquer dúvida, posta aquí, para que a comunidade possa te ajudar...

  8. #8

    Padrão

    Alo, a routerboard e uma boa opcao para o MK, so que para cache nao e recomendada pela pouca memoria e o prosesador muito pequeno, mas porque vc nao deixa os radios como estao, e monta um MK so como router aonde estiver o seu link, e depois e so jogar ese sinal para esa torre.
    Quais radios vc ta usando agora nesa sua torre a bateria e como chega o link nele.